A Ford sempre gosta de inovar no desenvolvimento de seus carros. Pois o seu mais novo projeto envolve um veículo que anda sem necessitar do motorista, emprestando tecnologia da natureza, mais especificamente falando dos morcegos. Esse carro é o Ford Automated Fusion Hybrid Research Vehicle, que utiliza como base a plataforma do tradicional Fusion hibrido, foi desenvolvido em parceria com a Universidade de Michigan e a companhia de seguros State Farm.
O carro autônomo consegue se direcionar graças a um sensor de movimentos 360° conhecido como LIDAR. Esse super sensor escanea todo o ambiente com seus lasers infravermelhos a uma velocidade impressionante: 2,5 milhões de vezes por segundo.
A Ford explica que o sistema de sensor infravermelho utiliza um mecanismo muito parecido com o utilizado por animais como os morcegos ou os golfinhos, só que ao invés de utilizar ondas sonoras como esses animais para refletir os objetos, o carro envia luz infravermelha que reflete em tudo que estiver a 60 metros de distância, gerando um mapa em 3D do ambiente.
Dessa forma, o sensor consegue identificar diversos objetos com densidade suficiente para serem captados por ele: postes, árvores, pedestres e outros carros. O sensor envia as informações para o computador de bordo que guia o veículo, fazendo com que ele manobre de acordo com os obstáculos ao seu redor.
De acordo com os responsáveis pelo projeto, o sensor é tão sensível que “é possível diferenciar um saco de papel de um pequeno animal à distância de um campo de futebol”.
A iniciativa da Ford visa seguir uma tendência de avanços tecnológicos e inovações que outras montadoras têm implantado e a sua divulgação tem como intenção enviar um recado às concorrentes e ao mercado de que a montadora americana está com os olhos no futuro.
E esse futuro, segundo a própria montadora, não está tão próximo quanto alguns podem julgar. A Ford pretende lançar veículos de série com direção autônoma até o fim de 2025, ou seja, daqui a mais de 10 anos.
Mas a verdade é que outras montadoras também já estão trabalhando em projetos semelhantes a esse. A Nissan, por exemplo, tem um projeto de direção autônoma que deve chegar às ruas em 2020. A Toyota é a montadora que está mais avançada neste tipo de tecnologia: seu projeto pretende colocar nas ruas um veículo que pode ser guiado sem motorista em 2015! Ou seja, 10 anos antes da Ford. É ver para crer.
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