Depois de mais de uma década de ausência dentro do cenário automobilístico nacional, o motor 1.0 turbo voltará a fazer parte do portfólio das montadoras brasileiras em 2015.

Segundo notícia divulgada no importante site especializado em indústria automobilística chamado de Automotive Business, três montadoras passarão a equipar alguns de seus veículos com motor 1.0 turbo a partir do ano que vem. São elas a Fiat, a Ford e a Volkswagen.

Montadoras voltarão a utilizar motor 1.0 turbo em 2015

Segundo a notícia desse importante site especializado, a Fiat já trabalha no desenvolvimento de um motor com três cilindros 1.0 que poderá ter um turbo.

A montadora, que já reclamou publicamente do anúncio de aumento do IPI feito pelo governo federal, deverá focar no motor 1.0 turbo por causa da alíquota do IPI para motores 1.0, que é quase a metade da que é aplicada em veículos com motor 1.6 ou 1.8.

Isso já seria suficiente para a montadora italiana reviver o motor 1.0 turbo no mercado brasileiro.

Também seguindo a linha da Fiat, a Ford já iniciou os trabalhos, segundo o site especializado citado anteriormente, e o desenvolvimento de um motor 1.0 EcoBoost turbo já está em fase adiantada.

Segundo rumores, esse motor 1.0 EcoBoost da Ford será turbo e terá a capacidade de entregar uma potência respeitável, de até 130 cavalos, e provavelmente equipará a EcoSport.

Montadoras voltarão a utilizar motor 1.0 turbo em 2015

A montadora alemã também está preparando um motor 1.0 turbo, que seria o 1.0 TSI, que teria como base o atual 1.0 EA211. A capacidade de potência que esse motor conseguirá entregar será de 120 cavalos.

Ainda não se sabe ao certo quais serão os modelos que poderão ser equipados com esse motor, mas o fato é que muito provavelmente, o Gol, o Voyage, a Saveiro, o Fox e o novo Golf poderão ter esse motor debaixo de seu capô.

O subcompacto Up não será beneficiado pelo novo motor 1.0 turbo, já que ele já possui preço de produção relativamente baixo. Mas a intenção da montadora alemã é equipar os modelos que possuem motores mais caros, seguindo a mesma lógica da Fiat, já que o IPI é mais barato para modelos com motor 1.0.

Como já dito, as novidades em relação ao motor 1.0 turbo e seu retorno ao mercado brasileiro deverão surgir somente em 2015, mas a maior parte delas deverá vir mesmo é somente em 2016. Pelo menos é o que indica o prazo para divulgação de resultados de economia.