Criado pela Nissan em 2004, o compacto Note é um veículo que utiliza a mesma plataforma usada pelo Renault Clio, por causa de uma parceria entre essas duas montadoras.

Desde o seu lançamento, o Nissan Note se mostrou um grande sucesso, especialmente nos mercados onde ele compete diretamente com outros compactos de peso, como o Honda Fit, por exemplo.

Pois a montadora japonesa anunciou que pretende usar o famoso Salão de Genebra, na Suíça, que ocorrerá entre os dias 6 e 16 de março, para apresentar ao mundo uma nova versão do Nissan Note, agora equipada com um motor DIG-S.

Nissan Note

O DIG-S nada mais é do que um motor 1.2 com três cilindros sobrealimentado. Esse motor entregará, segundo dados da própria Nissan, uma potência de 97 cavalos e um torque de 15 kgfm.

Isso significa que a versão do Nissan Note equipada com o novo motor DIG-S proporcionará uma potência 18 cavalos maior do que a proporcionada pelo motor que tradicionalmente equipa o compacto.

Outra vantagem desse motor é que o Nissan Note passa a ter maior equilíbrio entre desempenho e economia, já que passa a rodar até 23,2 km/litro.

O sistema de transmissão que irá controlar a potência proporcionada pelo novo motor DIG-S será manual com cinco velocidades. Haverá também a opção de transmissão automática XTronic CVT para equipar o novo Nissan Note com motor DIG-S.

Outro diferencial que será apresentado em Genebra fica por conta do novo sistema de suspensão, que tem como principal objetivo proporcionar ao motorista que conduz o novo Nissan Note uma posição mais elevada e uma melhor capacidade de dirigibilidade.

DIG-S

O novo Nissan Note com motor DIG-S terá como item de série, segundo informações da montadora japonesa, rodas de liga-leve com 16 polegadas, que conferem ao modelo um aspecto mais esportivo.

Ainda não há previsão para chegada do compacto para o mercado brasileiro, mas como modelos similares, inclusive de montadoras rivais, como o Honda Fit e o Hyundai HB20, têm feito muito sucesso, pode ser que a Nissan aproveite o momento para trazê-lo para cá.

Isso seria formidável, já que o Nissan Note é considerado um dos melhores compactos do mundo, e é sempre muito bem avaliado pelos consumidores dos países onde ele é comercializado.

Mas enquanto isso não ocorre, só nos resta aguardar para ver se a Nissan resolve olhar para o segmento de compactos brasileiros com desejo de se tornar parte dele.