A Nissan pretende competir no mercado de compactos dentro do Brasil, e pretende fazer isso lançando um rival para o Honda Fit, que praticamente tem reinado de modo solitário no mercado brasileiro. Ao que tudo indica, esse carro será o Nissan Note, que foi fotografado no pátio da montadora na Argentina, o que seria forte indicio de que o veículo seria lançado no mercado brasileiro em breve.

O veículo é desenvolvido na mesma plataforma V já utilizada em outros modelos da marca, como o Nissan March e o Nissan Versa. O motor do Nissan Note provavelmente será o 1.6 litro de 16 válvulas que proporciona 107 cavalos de potência. Esses números são respeitáveis para um veículo de seu segmento.

Nissan Note

A ideia da Nissan é lançar o Note para que ele rivalize com o Honda Fit e o Fiat Idea, em uma faixa de preço em torno de R$ 50 mil, que é basicamente o mesmo valor que era praticado pelo extinto Tiida, seu antecessor. Pode-se considerar que o Nissan Note chegará ao mercado brasileiro para substituir também o Nissan Livina.

Visualmente, o carro é muito semelhante ao seu rival Honda Fit, com linhas parecidas, mas com um caráter próprio que o torna único.

O porta-malas do Note perde em comparação ao seu rival, já que possui apenas 272 litros de capacidade, o que corresponde menos 100 litros em relação à capacidade do Fit. Vale ressaltar que essa capacidade é considerada por muitos como sendo baixa para os padrões de veículos de seu segmento. Isso pode ser considerado um ponto fraco para o Nissan Note.

Nissan Note 2014

A Nissan indica que pretende lança-lo tendo como publico alvo, os jovens. Porém, pelo que se vê o carro será mais bem recebido pelo publico feminino, especialmente composto por mulheres casadas e com filhos. Vale ressaltar que esse é o público mais interessado em carros desse segmento no Brasil.

Inicialmente, dentro da estratégia da Nissan para os próximos anos, o Note será importado (ainda não se sabe se da Argentina ou se do México). Mas como a fábrica da marca localizada em Resende, no estado do Rio de Janeiro começará a produzir os modelos March e Versa a partir do ano que vem, é provável que o Nissan Note possa vir a ser produzido por aqui, nessa mesma fábrica em alguns anos.

A Nissan promete aumentar sua linha de produção no Brasil dentro dos próximos anos, consolidando-se por aqui em 2016.