Segundo o informativo britânico Autocar, a Ford já confirmou e vai produzir uma versão RS do Focus em 2015. De acordo com a notícia, o modelo possuirá um motor 2.3 quatro cilindros turbo, ajustado já de fábrica justamente para gerar incríveis 330 cavalos de potência.
Ainda segundo o informativo, o carro possuirá o mesmo sistema de escape do modelo ST, que pode emitir mais ou menos ruídos, dependendo da situação e irá receber a mesma suspensão Revoknuckle, que foi aplicada anteriormente na dianteira do hatch média da geração RS.
Esse novo Focus também receberá um novo sistema de freios, condizente com o rendimento elevado do carro e um novo diferencial, o escorregamento limitado que irá manter a boa dirigibilidade do veículo.
Essa versão do Novo Focus chegará ao mercado somente em 2015 e provavelmente o lançamento acontecerá primeiro nos EUA, depois na Europa e em seguida no Brasil. Caso você tenha se interessado pelo carro, prepare seu bolso, pois a nova versão do Focus RS não sairá de fabrica custando pouco não.
Shelby Focus
Falando em Ford Focus, a montadora americana fez uma parceria com a Shelby e juntas elas lançaram a versão nervosa do Novo Ford Focus. O lançamento ocorreu no Salão de Detroid e gerou bons comentários entre a critica especializada e o público que visitou o evento.
Chamado de Shelby Focus, o carro foi baseado na versão ST do hatch de tamanho médio da Ford, que será lançado no Brasil ainda no primeiro semestre desse ano. Essa versão nervosa do Focus será lançada somente nos EUA e serão produzidas apenas 500 unidades do veículo.
A “grande boca” no para – choque dianteiro já estava apresenta na versão ST do Ford Focus, mas na sua versão Shelby, ele ganhou nova grade e novo capô, feito totalmente em fibra de carbono, que é geralmente usada em carros de competição ou em modelos superesportivos.
O Shelby Focus recebeu também alguns adesivos que tomam conta da lateral do carro, além de ter ganho também novos para – choques traseiros, saia e aerofólio traseiro. A suspensão do carro foi rebaixada e novos amortecedores e molas foram incorporadas ao veículo. O modelo de faróis escurecidos são heranças do Ford Focus ST, mas que se encaixaram perfeitamente com a versão nervosa criada da parceria da Ford com a Shelby, além de possuir teto – solar de série.
O Shelby Focus possui um potente motor 2.0 turbo que também é uma herança do Ford Focus ST capaz de produzir 255 cavalos de potência e 37,2 kgfm de torque. O preço da versão nervosa do Focus não foi divulgado, mas especula-se que o preço do carro deve ficar entre os US$ 100 mil e US$ 150 mil.
Linha 2013 no Brasil
Mudando para o Ford Focus atual, a linha 2013 que foi lançada ano passado está fazendo sucesso no Brasil e sem possuir grandes novidades, os modelos oferecidos pela Ford no Brasil são oferecidos com carroceria Hatch e Sedam nas versões GL e GLX.
Entre os motores, a versão Hatch possui o motor 1.6 16V, com a capacidade de gerar 116 cavalos de potência e a versão Sedam possui um motor 2.0 com 148 e 143 cavalos de potência. O câmbio é manual, com cinco velocidades, sendo que comente o modelo 2.0 possui câmbio automático.
O Ford Focus 2013 já sai da fábrica com itens de série como air bag duplo, faróis com ajuste de altura, computador de bordo, CD Player com sistema MP3, trio elétrico, entre outros itens.
A linha 2013 da Ford Focus varia muito de preço que vai desde R$ 49.400,00 até R$ 70.210,00. Confira a tabela de preços completa do Ford Focus 2013.
GL 1.6, modelo hatch - R$49.400
GLX 1.6 modelo hatch - R$51.210
GLX 2.0 – R$55.400
Titanium 2.0 modelo hatch manual -R$64,740
Titanium 2.0 modelo hatch automático -R$68.720
GL 1.6 modelo sedan - R$51.670
GLX 1.6 modelo sedan -R$53.480
GLX 2.0 modelo sedan -R$56.670
Titanium 2.0 modelo sedan automático - R$70.210
A linha Ford Focus foi criada e lançada em 1998 na Europa, com a missão de suceder o Escort e principalmente para competir, na época, com modelos como o Fiat Bravo, o Chevrolet Astra e o Golf moderno da Volkswagen. Devido a isso, o Ford Focus logo que foi lançado já possuía a missão de fazer o mesmo sucesso, ou maior, da linha Escort.
Lançado o carro, o sucesso foi quase que instantâneo e fez do Ford Focus um grande sucesso de vendas na Europa, principalmente e depois de seu lançamento no mercado europeu e com a exportação, o carro também veio a fazer sucesso em países como EUA, Argentina, Chile, Brasil, Canadá e Equador.
O Focus desembarcou no Brasil no ano 2000 com carrocerias hatch de cinco portas e sedã de quatro portas, as opções satation wagon e a de três portas nunca foram lançadas no Brasil.
De certa forma, a chegada do Focus e o sucesso que o modelo fez, acabou impulsionando modelos como Ford Fusion, EcoSport, e Ford Fiesta. Todos, principalmente o Fiesta de grande sucesso no Brasil.
O Ford Focus é um dos queridinhos do Brasil e possui grande fama de qualidade e de potência no mercado brasileiro, que faz com que o Focus esteja sempre na lista dos carros mais vendidos do país.