Conhecido pelo codinome B8, o novo Passat já apareceu através de sketches e desenhos de projeto do modelo, mas só terá sua primeira aparição em público em Setembro, por ocasião do Salão de Paris. A nova geração do Volkswagen Passat fica sobre a plataforma modular MQB, estreada na atual geração do Audi A3, permitindo que o automóvel tenha seu peso reduzido em até 100kg.

Além das especulações pelo visual ousado e dinâmico exposto pelos desenhos divulgados, o novo modelo deve seguir a proposta de coupé de quatro portas, sabendo que ele terá um painel de instrumentos com um visor de 12,3 polegadas e um sistema multimídia compatível com diversos dispositivos móveis.

Novo Passat ganha informações quentes da Volkswagen

Na parte mecânica, sabe-se que o modelo ganhará cinco opções de motores da nova família EA 211, que têm bloco e cabeçote de liga leve de metais. São eles: De 1,4 litros com 125 cv, 1,4 litros de 150 cv, 1,8 litros de 179 cv, 2.0 litros de 220 cv e 2.0 litros de 280 cv. O primeiro contará com tecnologia de desativação de dois dos quatro cilindros em baixas rotações, reduzindo o consumo e consequentemente as emissões de CO2.

As dimensões do carro também vão mudar, melhorando a dirigibilidade e agilidade do automóvel nos trajetos percorridos. O sedã terá 4.767 milímetros de comprimento (dois a menos que seu antecessor), além de 1.456 milímetros de altura (14mm mais baixo). Os motores serão inclinados para trás em doze graus, diminuindo a linha do capô e direcionando seu eixo dianteiro mais à frente. A Volkswagen anunciou ainda que a parede corta fogo, responsável por dividir o motor da cabine, está 40 milímetros mais à frente, dando mais espaço e mobilidade na cabine.

Novo Passat B8

Mais leve e espaçoso, o sedã ficará mais leve e terá uma melhora significativa em sua performance. Com uma redução de 83 quilos, haverá maior contribuição vindo do conjunto motor e câmbio, que estará 40kg mais leve. Com as seções de caixa redesenhadas, o peso da carroceria diminuiu em 21kg, pesando agora menos de 280kg no total. Os painéis de alumínio e aços de alta resistência usados na produção das peças, feitas com tecnologia de laminação a quente, também colaboram na mobilidade do veículo.

A nova geração do Passat será lançada ainda este ano e começará a ser vendida na Europa no começo de 2015, sem previsão de venda no Brasil, por enquanto. Ficamos na espera de mais novidades com o lançamento do modelo.