A linha de elétricos Z.E., da Renault, estava prestes a receber seu quinto membro: O twingo. O mini-automóvel pretendia revolucionar o cenário, contando com cores divertidos e um espaço mais confortável e aconchegante, em destaque entre os veículos de sua classe.  

Com o anúncio da Fiat de que perdia dinheiro a cada elétrico 500e vendido, a Renault resolveu anunciar ao público que a variante movida a eletricidade do modelo Twingo seria adiada. Além da queda nas vendas de seus antecessores, há pouca procura pelo modelo, fazendo com que a lista de pedidos antecipados fique vazia.

Renault Twingo Elétrico tem lançamento adiado
Renault Twingo Elétrico tem lançamento adiado / Créditos: Reprodução

Apresentado no último salão de Genebra, em março, algumas especulações foram criadas com relação as vendas de um automóvel deste tipo. Dentro do grupo Renault-Nissan, o único carro elétrico com vendas satisfatórias é o Nissan Leaf, que atingiu a marca de 115 mil unidades vendidas por todo o mundo. O grupo tinha a meta de vender 1,5 milhão de carros elétricos por ano até 2016, mas o plano acabará passando por revisão, já que os modelos não chamaram a atenção estimada.

Com um design conceitual e prático, o Twingo tradicional criado pela Renault inova dentre os modelos compactos, baseando-se numa carroceria com longa distância entre eixos e com cabine elevada, contando com uma ampla área interna e melhor do aproveitamento do mesmo espaço. O sistema implantado no veículo permite adequar-se à conveniência do motorista e dos passageiros, com bancos inclináveis de distância regulada, ampliando o conforto dos ocupantes. O usuário do Twingo pode, ainda, deitar os bancos por completo, formando uma cama.

Renault Twingo Elétrico

Em termos de segurança ativa, o carro oferece faróis com regulagem elétrica, luz traseira para neblina, brake light, fechamento automático das portas e sistema de freios com duplo circuito em X e válvula limitadora de pressão, limitando a força da frenagem das rodas traseiras. O Twingo pode ser considerado um dos veículos mais seguros do segmento de veículos compactos.

Com relação ao elétrico, que deveria vir com as mesmas propriedades, o sucesso não foi o mesmo. A culpa pelo fracasso na publicidade do modelo é da própria Renault, cujos elétricos venderam somente 20 mil unidades até agora. Na Europa, os únicos modelos elétricos que têm alcançado suas metas de vendas são os carros da Nissan, Tesla e BMW, que têm obtido números expressivos com a venda de veículos do tipo.

A nova data de lançamento do Renault Twingo Elétrico não foi anunciada, mas aguardamos novidades.