Criado em 1993, o Renault Twingo sempre foi considerado um grande sucesso da montadora francesa, não apenas para o mercado europeu, mas para o mercado mundial como um todo.

Pois a nova geração do modelo, que faz tanto sucesso, será mostrada pela montadora francesa durante o Salão de Genebra, na Suíça, que teve suas portas abertas ao grande público no último dia 6 de março.

E a Renault promete uma série de novidades, sendo a principal o fato de que o novo Renault Twingo passará a ter um propulsor traseiro, exatamente como era visto em um de seus antepassados mais famosos, o Renault 4cv, que nos anos 1940 também apresentava um motor traseiro.

Renault Twingo

Mas os tempos são outros, e essa nova versão do Twingo trará inovações em todos os aspectos, e por este motivo, para tristeza do público brasileiro, as chances de o modelo chegar ao mercado daqui são mínimas.

Na verdade, já na abertura do Salão de Genebra, a alta cúpula da Renault já tinha demonstrado que não tinha interesse de trazê-lo para cá. O motivo, segundo o diretor de comunicações da montadora francesa para as Américas, Stéphane Guilbaud, é o gosto do público brasileiro, que prefere modelos mais robustos ao novo Renault Twingo.

2014 Renault Twingo

A intenção da Renault é trazer para o Brasil um modelo mais adequado às preferências nacionais, que a própria montadora tem se referido como sendo o “carro ideal”.

Voltando a falar do novo Renault Twingo, mecanicamente, esse novo propulsor traseiro proporciona uma potência de 90 cavalos. Esse motor é o 0.9 turbo que foi trazido para equipar o novo Twingo com a clara intenção de torná-lo capaz de competir com rivais importantes, como o Volkswagen Up.

Há também uma outra opção, menor potente, que atinge uma potência de 70 cavalos. Ela usa o motor 0.9, porém sem o turbo, o que justifica a menor potência.

Renault Twingo 2014

Apesar do sucesso que o veículo fez no Brasil, onde foi comercializado entre 1994 e 2003, o Twingo não chegará ao mercado brasileiro. Pelo menos de acordo com as intenções da montadora francesa.

Uma pena, pois o que se viu foi um modelo muito bonito, com design totalmente renovado e com boas inovações tecnológicas.

A intenção da Renault é lançar essa nova versão apenas no mercado europeu, ao menos inicialmente, onde o Twingo é um sucesso há mais de 20 anos, desde o seu lançamento. O preço ainda não foi revelado.