A montadora indiana Tata Motors foi fundada em 1945 para ser uma empresa importante dentro do mercado interno indiano, o que ela rapidamente conseguiu consolidar.

No entanto, os anos se passaram e a montadora indiana viu cada vez mais seu desejo de buscar novos horizontes e internacionalizar a sua marca, para crescer exponencialmente.

Com o crescimento econômico indiano dos últimos anos, a montadora também cresceu ainda mais, comprando outras montadoras no decorrer dos anos, como a Daewoo, a Jaguar e a Land Rover.

Com tudo isso, a Tata Motors decidiu que é chegada a hora de internacionalizar de vez o nome da marca, seguindo uma tendência muito vista em sua vizinha China, que tem colocado suas principais montadoras em praticamente todos os principais mercados importantes do mundo nos últimos anos.

Tata Zest

Com isso, na edição desse ano do famoso Salão de Nova Déli, na Índia, a montadora decidiu mostrar ao mundo dois frutos de seus esforços mais recentes em busca da internacionalização da marca: o sedã Tata Zest e o hatch Tata Bolt.

O Tata Zest é um sedã de porte médio que traz um design mais moderno, tanto externamente quanto internamente, bem como uma motorização mais interessante do que a tradicionalmente vista nos modelos da montadora indana até aqui.

O motor do Tata Zest é um 1.2 litro turbinado movido à gasolina que proporciona ao sedã uma potência de 85 cavalos e um torque de 14,3 kgfm.

Há também uma outra versão de motor que equipará o sedã que será um 1.3 litro a diesel que proporciona uma potência de 75 cavalos e um torque de 19,4 kgfm.

Esse segundo motor é fruto de uma recente parceria firmada com a montadora italiana Fiat, que produziu esse propulsor especialmente para o Tata Zest e também para o Tata Bolt.

2014 Tata Zest

A Fiat tem demonstrado especial interesse no mercado indiano nos últimos anos, isso porque suas vendas têm crescido bem nesse país e a tendência é que só cresçam nos próximos anos.

Voltando a falar do Tata Zest, o sedã, internamente falando, possui um bom espaço para os ocupantes, tanto ao motorista e ao passageiro nos bancos dianteiros quanto aos ocupantes do banco traseiro.

O acabamento é simples, mas com toques de modernidade exclusivamente feitos com a implantação do novo conceito da montadora indiana chamado de Design Next. Com isso, se vê um painel de instrumentos relativamente completo com itens importantes e bem dispostos para o motorista e para o passageiro.