Muitos consumidores não tinham total noção de que a picape Xenon, da indiana Tata, já vem sendo comercializada mundialmente, por algum tempo. Certamente tal fato deve ser atribuído ao cenário de que essa picape foi eclipsada por lançamentos de maior vulto da concorrência, como a Toyota Hilux e o modelo da Nissan. Para mudar isso, a fabricante deveria voltar a investor em seu Tuff Truck Concept. Segundo especialistas, essa opção devolveria à Tata uma posição privilegiada no Mercado automotivo.

A montadora parece ter ouvido essas opiniões abalizadas e começou a promover a picape Xenon dentro do mercado da Austrália, em uma união com uma forte distribuidora local – Australian Distributor Fusion Automotive –, seu Tuff Truck Concept, com características perfeitas para circulação dos mais diversos tipos de ambiente e de piso, como, por exemplo, o servagem deserto australiano.

Tata Tuff Truck

Essa novíssima aposta da Tata foi apresentada ao público, na Austrália em um grande evento – como o grande Salão de Melbourne não foi realizado neste ano, a opção foi o Australia’s National 4×4 and Outdoors Show and Fishing and Boating Expo, realizado há algumas semanas.

A concepção desse modelo incrível foi feita com uma “mãozinha” da concorrência, porque a Tata se valeu da expertise do chefe de design da outra preparadora de veículos, a HSV, chamado Julian Quincey. O desenvolvimento do projeto dessa picape foi baseado no modelo de produção da própria marca – a Holden Special Vehicles, que se trata de um braço de performance da empresa Holden, que, por sua vez, é uma montadora que faz parte do conglomerado General Motors.

Características do Tuff Truck Concept

Tuff Truck Concept

Uma das principais características desse conjuntos é a sua agressividade, em termos de design, além de seus itens numerosos para fora de estrada – off-road – como, por exemplo seu para-choque frontal, já preparado com ganchos que servem para rebocar o veículo, seus faróis para neblina, que têm longo alcance, além de uma grade, também frontal, que apresenta um desenho único, luzes de LED, rodas, de 20’’, de liga leve, pneus off-road snorkel – que servem, inclusive, à facilitação de travessia de um piso alagado, entre outros elementos.

Embora dados sobre a mecânica desse carro não tenham obtido confirmação oficial, por parte dos fabricantes,  suas versões para circulação em rua terão motor de 2.2 turbodiesel com potência de 150 cavalos, sob seu capô. Tudo isso ainda será associado a um câmbio, de operação manual, com 5 marchas. Sua tração é 4 x 4, com seletor eletrônico.

A fabricante Tata ainda não tem nenhum plano de lançamento de versões de série para o Xenon Tuff Truck Concept. Segundo seu comunicado oficial, nesse primeiro momento será medida a aceitação do modelo junto ao público, para que uma decisão mais específica possa ser tomada a esse respeito.