A famosa multinacional japonesa Toyota é mundialmente conhecida pelos carros que produz. Toda vez que um lançamento da montadora japonesa é anunciado, muita expectativa se cria em torno dele. Isso se deve especialmente à fama que marca Toyota conquistou ao longo de sua trajetória.

Pois com o Toyota FT-1 não foi diferente. O coupé, que foi especialmente desenvolvido pelo estúdio de design da montadora, o Calty, foi apresentado ao mundo durante a atual edição do famoso Salão de Detroit, nos Estados Unidos, e fez muito sucesso entre os presentes.

O modelo apresenta um design baseado no 2000GT, um clássico modelo que a Toyota desenvolveu em parceria com a Yamaha na década de 1960. O carro conceito da Toyota traz linhas levemente retro, mas com uma mistura altamente moderna, que lhe confere um visual único e equilibrado.

Toyota FT-1

Ele se assemelha ao 2000GT especialmente devido à sua estrutura, que traz um desenho repleto de curvas. Outra característica que remete ao clássico carro da década de 1960 reside no posicionamento dos vidros laterais.

Segundo especialistas, o FT-1 pode vir a ser o sucessor do já considerado lendário Supra, que foi produzido pela montadora até 2002.

O veículo apresenta uma configuração que posiciona o motor na parte dianteira e traz a tração na parte traseira. Isso, segundo a montadora japonesa, foi feito pensando em tornar possível a colocação do cockpit do carro mais próximo da traseira do FT-1. Isso o tornaria mais aerodinâmico e lhe daria uma melhor distribuição de seu peso.

Uma das características mais marcantes e que mais chamaram a atenção de quem estava presente no estande da Toyota em Detroit foram as suas entradas de ar: elas são gigantescas e atravessam a carroceria do veículo, lhe dando um visual ainda mais agressivo.  Tudo visando melhorar a sua capacidade aerodinâmica.

2014 Toyota FT-1

A motorização não foi divulgada, especialmente porque o FT-1 ainda é um carro conceito, mas tudo indica que ele virá equipado com um potente motor, que lhe dará um desempenho de respeito, digno da tradição herdada do Supra e do clássico 2000GT.

O Supra, quando foi aposentado pela Toyota, tinha um motor 3.0 litros que lhe dava uma potência de 324 cavalos. Isso há mais de 10 anos atrás. Portanto, é correto acreditar que o motor colocado no FT-1 muito provavelmente venha a ser o mais potente já criado pela Toyota em todos os tempos.

Ainda não há previsão de quando o FT-1 será lançado comercialmente e muito menos de quanto será o seu preço. Vale aguardar.