• Galeria: Foto 1 de 5
    Galeria: Foto 1 de 5
  • Galeria: Foto 2 de 5
    Galeria: Foto 2 de 5
  • Galeria: Foto 3 de 5
    Galeria: Foto 3 de 5
  • Galeria: Foto 4 de 5
    Galeria: Foto 4 de 5
  • Galeria: Foto 5 de 5
    Galeria: Foto 5 de 5

A F-150 é o veículo mais vendido nos Estados Unidos há 32 anos – são quase 800 mil unidades por ano. A importância do modelo é tamanha que a Ford demorou um ano para apresentar a versão definitiva da décima terceira geração. E isso finalmente ocorreu no Salão de Detroit, que acontece entre os dias 13 a 26 de janeiro. Foram mais de 16 milhões de quilômetros em testes nos laboratórios e campos de provas para chegar ao resultado final. A Ford aprimorou o chassi em formato de escada – umas das características do modelo. Ele traz uma enorme quantidade de aços de alta resistência, que também foram usados na carroceria. As ligas de alumínio, inclusive, são aplicadas na indústria aeroespacial. O resultado foi a eliminação de 320 kg no peso total.

Em relação ao design, a picape totalmente redesenhada tem forte influência do conceito Atlas, mostrado no motorshow norte-americano do ano passado. O aspecto robusto permanece juntamente com arcos de rodas salientes e a grade esculpida. Agora os faróis e lanternas traseiras são de led. A picape chega ainda este ano no mercado norte-americano em cinco versões: XL, XLT, Lariat, Platinum e King Ranch. Ainda há opção do pacote off-road denominado FX4, que traz bloqueio eletrônico do eixo traseiro, protetores e amortecedores para o uso fora de estrada.

Detalhe do Farol da nova F-150

Para encarar o trabalho pesado e ao mesmo tempo ser um carro de passeio, a Ford incorporou algumas comodidades na nova F-150. Caso das câmaras externas que dão uma imagem panorâmica da picape e ajudam o motorista a estacionar, manobrar em lugares apertados e rodar por estradas estreitas e trilhas. A picape ainda conta com abertura e travamento da tampa traseira da caçamba por controle remoto no chaveiro e auxílio no engate de reboque com câmara traseira para ajudar a alinhar a picape ao reboque sem a necessidade de ter de sair do veículo. Outro destaque são as tomadas de 400 W e a tela de 8 polegadas com sistema Sync. No quesito segurança, a F-150 traz bons recursos com cintos de segurança traseiros infláveis, piloto automático adaptativo, sistema de detecção de pontos cegos com alerta de tráfego cruzado e controle de mudança de faixa de rolamento. 

A Ford também seguiu a tendência do “downsizing” para a F-150. São quatro motores, dentre eles um inédito V6 2.7 litros EcoBoost. A potência ainda é mantida em sigilo, mas segundo a fabricante é “similar à de alguns V8”. Ele também visa a eficiência já que adota a tecnologia start/stop, onde o motor é desligado para economizar combustível quando o veículo está parado, a não ser que ele esteja com reboque ou tração nas quatro rodas acionada. O propulsor religa em milissegundos quando o freio é liberado. As outras opções são o V6 3.5 litros – naturalmente aspirado e EcoBoost –, além do V8 5.0.


Autor: Raphael Panaro (Auto Press)
Fotos: Divulgação