Muito se falou no ano passado sobre o novo carro que estaria sendo desenvolvido pela Volkswagen para ser lançado aqui no Brasil, o Up! Além de ser lançado por aqui, o novo compacto da VW também seria fabricado aqui no Brasil, o que aumentaria o catálogo de veículos com fabricação nacional da montadora. Apesar dos mistérios que rondam este novo veículo, pouco de oficial foi divulgado.

Up pode estar mais próximo do Brasil

Apesar de não temos ainda uma data confirmada para o lançamento do veículo, tudo aponta que ele deverá ser lançado em breve. O ritmo de testes que estão sendo feitos com o Up! É intenso, sendo que ele já foi flagrado diversas vezes por motoristas nos últimos dois meses. Fontes internas não divulgadas vazaram a informação para alguns veículos de imprensa dizendo que a montadora precisaria lançar o carro ainda neste primeiro semestre, o que realmente justificaria este ritmo de testes acelerado.

Tudo indica que o modelo, que foi desenvolvido na Europa, mas que deverá passar por algumas modificações e adaptações para o mercado nacional, será produzido na unidade da montadora em Taubaté, no interior do estado de São Paulo. Mas muitas unidades do veículo já foram vistas nas proximidade da planta localizada na cidade de São Bernardo do Campo.

Alguns flagras que foram feitos do carro rodando em São Paulo foram feitos com o carro com a camuflagem padrão que é utilizada para esconder os detalhes do veículo, mas também já foram feitos alguns flagras do carro circulando sem a proteção. Em Janeiro algumas fotos foram parar na internet de um modelo do Up que estava rodando por São Paulo. O modelo tinha quatro portas e era possível notar também que tinha rodas de aço.

De acordo com as imagens que foram feitas, podemos perceber que na parte da frente o Up que está circulando no Brasil não muda quase nada em relação ao seu modelo feito na Europa. O visual com a frente mais “achatada”, a posição dos faróis, o emblema da Volks na frente, parece tudo estar na mesma posição do carro feito no velho continente.

Recentemente o movimento de carros do mesmo modelo também começou a aumentar gradativamente nas proximidades da planta de São Bernardo do Campo. Mas a montadora, que não quer entregar o ouro assim tão fácil, está caprichando no disfarce dos carros, de acordo com o depoimento de alguns motoristas que trafegam com frequência na região. Isso porque eles estão utilizando disfarces que lembram outros modelos de carros, inclusive de outras marcas, o que torna a tarefa de identificar os carros mais complicada.

Mudanças

O que se sabe em relação ao Up que será fabricado no Brasil é que ele será um pouco maior, mais largo e mais longo, com um aumento considerável também no espaço interno. O objetivo é oferecer um compacto que realmente possa acomodar cinco pessoas com um relativo conforto. Uma outra mudança que foi percebida em relação ao carro que roda na Europa é na parte de trás, já que a tampa do porta-malas que era de vidro no modelo original foi trocada por uma peça mais convencional.

Saiba mais

O Up poderá ser a grande jogada da Volkswagen neste ano de 2013 para conseguir garantir ainda mais espaço no segmento de compactos. As informações originais davam conta que o carro seria lançado apenas em 2014 no Brasil, mas os últimos rumores apontam para um lançamento ainda este ano.

O modelo está sendo baseado no Up que circula pela Europa, mas o projeto brasileiro terá algumas modificações. Por lá, o Up pode ser encontrado tanto com duas quanto com quatro portas. Alguns diferenciais muito interessantes para um modelo que é considerado de entrada devem chamar atenção dos motoristas mais exigentes, como um design mais moderno e a possibilidade de alguns modelos virem com teto solar.

Especula-se também que a montadora vai lançar, juntamente com o carro, uma nova linha de motores com três cilindros. Os novos propulsores poderia ser encontrados com pelo menos duas configurações diferentes em termos de potência, uma de 60cv e outra de 75 cv.

Leia mais na nossa prévia do Up!

Galeria

  • Volkswagen Up! - Foto 1
    Volkswagen Up! - Foto 1
  • Volkswagen Up! - Foto 2
    Volkswagen Up! - Foto 2
  • Volkswagen Up! - Foto 3
    Volkswagen Up! - Foto 3
  • Volkswagen Up! - Foto 4
    Volkswagen Up! - Foto 4
  • Volkswagen Up! - Foto 5
    Volkswagen Up! - Foto 5
  • Volkswagen Up! - Foto 6
    Volkswagen Up! - Foto 6
  • Volkswagen Up! - Foto 7
    Volkswagen Up! - Foto 7
  • Volkswagen Up! - Foto 8
    Volkswagen Up! - Foto 8