A prática de anunciar convocações de recalls por parte da maior parte das grandes montadoras é cada vez mais comum nos dias de hoje, com a clara intenção de se salvar muitas vidas com ela.

No entanto, essa prática, na mesma medida que se mostra preventiva e ajuda a diminuir a ocorrência de acidentes graves, com mortes e outras coisas, em contrapartida também apresenta uma grande capacidade de arranhar a imagem de uma empresa e de uma marca.

É o que provavelmente irá ocorrer com a Ford, que anunciou nessa semana um recall para mais de 1,4 milhão de veículos, apenas para o continente norte-americano. Vamos entender o que houve?

Ford anuncia recall de mais de 1 milhão de veículos

Segundo informações da própria Ford, os problemas encontrados nesses veículos convocados para o processo de recall foram os seguintes: problema no sensor da barra de direção e um problema nas conexões elétricas.

Os modelos envolvidos, ainda segundo o comunicado oficial feito pela Ford, são os seguintes: Escape, Mercury e Mariner, que são três dos modelos que mais são vendidos pela montadora atualmente nos Estados Unidos, por exemplo.

Ainda segundo a Ford, o problema na barra de direção poderá acarretar acidentes graves, já que cria imensa dificuldade para o motorista conseguir guiar o veículo.

A montadora informou que não houve qualquer acidente relacionado a qualquer dos dois problemas que sejam, no entanto, afirma e reitera que a medida é meramente preventiva.

O Ford Taurus é o modelo que está apresentando problemas em suas conexões elétricas, o que pode acarretar em pane elétrica, por exemplo.

Segundo a montadora, cerca de 196 mil unidades desse sedã serão afetadas pelo processo de recall de suas conexões elétricas.

A Ford também informou que o Fusion, o Mercury Milan, o Lincoln Zephyr e MKZ também irão passar por um processo de recall para realizar a troca dos tapetes que ficam do lado do motorista, já que eles podem ficar presos nos pedais do acelerador, o que poderá ocasionar acidentes.

Ford Taurua

Para uma marca tão consolidada e tradicional como a Ford, realizar processos de recall para reparar problemas de fabricação dos modelos pode significar uma perda considerável de credibilidade frente aos consumidores.

Portanto, esse processo de recall anunciado pela Ford irá lhe causar prejuízos à sua imagem, sem sombra de dúvidas, portanto, é só uma questão de aguardar para ver como serão as reações dos consumidores da América do Norte diante desse processo.