A Ford anunciou recentemente que terá que fazer uma grande operação de recall nos Estados Unidos. De acordo com as informações que estão sendo divulgadas pela empresa, o chamado é direcionado para o modelo Explorer. Ao todo, cerca de 238 mil unidades deverão ser encaminhadas para as concessionárias para a troca de um parafuso.

Ford anuncia recall para mais de 238 mil Explorers nos Estados Unidos

O recall ocorre depois que os reguladores de segurança dos EUA abriram uma investigação sobre o problema, após receberem duas reclamações de que os reparos não funcionaram em dois recalls anteriores neste ano e em 2022. Foram encontrados problemas justamente nos modelos que foram lançados entre os anos de 2020 e 2022.

Segundo um documento emitido pela Administração Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário dos Estados Unidos, o problema está localizado em um parafuso do eixo traseiro, que pode acabar quebrando e fazendo com que o eixo da transmissão se desconecte, aumentando os riscos de acidentes envolvendo os veículos.

Ford anuncia recall para mais de 238 mil Explorers nos Estados Unidos

A montadora indicou que teve conhecimento, de forma oficial, de apenas 396 relatos de falhas nos parafusos do eixo traseiro, e menos de 5% causaram perda de potência ou deixaram os veículos rolarem enquanto estavam estacionados. A empresa afirma não ter conhecimento de nenhum acidente ou ferimento.

Durante o procedimento de reparo, será substituída uma bucha e também o parafuso do eixo traseiro. Também será feita uma inspeção do eixo traseiro quanto a danos próximos ao orifício do parafuso e substituirão a tampa se forem encontrados danos.

Os proprietários começarão a ser notificados oficialmente a partir do dia 6 de novembro. Não existe informação de unidades atingidas pelo problema em outros países.