O Ministério Público Federal entrou com uma ação junto a justiça com o objetivo de solicitar uma grande ação de recall que visa reparar 1,2 milhão de veículos da Chevrolet. De acordo com as informações que foram divulgadas, todos os modelos são Onix fabricados pela montadora entre os anos de 2012 e 2018.

Ministério Público pede recall de milhões de carros da Chevrolet

O pedido que foi feito pelo MP se embasa em uma série de testes que teriam detectado insegurança após o modelo ter zerado em um teste de impacto lateral no ano de 2017. O resultado do teste foi obtido a partir de uma série promovida pelo Latin NCap, que é uma das entidades mais importantes quando o assunto é teste de segurança de veículos.

A origem desta ação pública foi movida em conjunto com o Ministério Público de Minas Gerais contra a General Motors e também contra o Denatran, que é o responsável por liberar a venda de veículos no mercado brasileiro.

Para o procurador da República Cléber Eustáquio Neves, "o modelo comercializado no Brasil não cumpre a regulação de proteção contra impacto lateral básica das Nações Unidas [UN95], sendo que o modelo equivalente da GM vendido na Europa e nos Estados Unidos tem resultados muito melhores de segurança do que o disponibilizado em nosso país".

Ministério Público pede recall de milhões de carros da Chevrolet

"O que se percebe é que, desde 2012, a GM do Brasil colocou no mercado brasileiro veículo impróprio e inadequado para uso, que contribuiu e ainda contribui para a ocorrência de inúmeros acidentes com consequências irreversíveis", diz o comunicado do MPF.

O pedido que está sendo feito para a montadora tem como objetivo principal melhorar a estrutura dos modelos do carro que já foram fabricados.

Em resposta, a GM informa que sempre atendeu todas as especificações legais de segurança veicular exigidas no Brasil e que obteve 3 estrelas quando foi lançado. A empresa ressalta ainda que o resultado de zero estrela só veio após uma mudança no protocolo do Latin NCap. A montadora fez uma série de alterações na estrutura do carro a partir de 2018.