Foram divulgados os mais recentes testes de segurança realizados pela Latin NCap, feitos com os carros que são vendidos tanto no Brasil quanto também em outros países da América Latina. O grande destaque para os brasileiros ficou para o Onix, que no ano passado teve uma péssima notícia ao receber zero estrelas de um total de cinco possíveis. No teste mais recente, o carro conseguiu um total de 3 estrelas.

No relatório que foi divulgado junto com o resultado a Latin NCap afirma que foram feitas diversas mudanças estruturais no carro que acabaram contribuindo significativamente para que ele se tornasse mais seguro. As melhorias foram realizadas a partir de 15 de janeiro deste ano.

O presidente da GM Mercosul, Carlos Zarlenga, já havia antecipado para a imprensa que o carro que se consolidou como o mais vendido do mercado brasileiro teria uma série de mudanças em relação à segurança.

Onix e Prisma mudam e melhoram em teste de colisão; Virtus recebe nota máxima

Tanto o Onix quanto o Prisma, de acordo com as informações que foram divulgadas pela Latin NCap, receberam reforços estruturais na lateral do carro, bem como elementos de absorção de energia nas portas. Os modelos mais recentes também contam com o sistema de ancoragens Isofix e um novo cinto de segurança para o motorista.

Mesmo com o aumento considerável na pontuação, a instituição responsável pelos testes ainda critica o fato do carro não ter cinto de segurança de três pontos no assento central do banco traseiro.

Destaque positivo

O destaque positivo foi para o Virtus, que recebeu a quantidade máxima de estrelas possível concedida pela entidade em seus testes de segurança. Além disso, o modelo também recebeu o selo Latin NCap Advanced Award, dado a modelos que reduzem os riscos de morte em atropelamentos.

O sedan foi testado apenas nos impactos traseiros e laterais, assim como o controle de estabilidade. Como a parte da frente do carro é idêntica ao do Polo, que já havia recebido as cinco estrelas, a entidade optou por não fazer o teste e conceder a mesma nota automaticamente para o modelo.