Segurança é um dos pontos que sempre acaba pesando bastante no momento que os consumidores estão pensando no que comprar em termos de carro novo. Especialmente aqueles que estão adquirindo um veículo que será utilizado para transportar uma família inteira para todos os cantos.

Cesvi coloca Ford Focus no topo de ranking de segurança

Mas uma dica interessante para aqueles que não estão querendo errar no quesito segurança na hora de comprar um carro novo é sempre ficar de olho nos estudos divulgados pelo Cesvi – Centro de Experimentação e Segurança Viária, que se tornou uma entidade especialistas em pesquisas de reparação e segurança automotiva para a indústria. A entidade também fornece informações valiosas para as companhias de seguro e os órgãos do governo.

De acordo com o ranking de segurança mais recente publicado pela instituição, o Ford Focus ficou na primeira posição, indicando que este seria o carro com maior índice de segurança encontrado a venda no Brasil nos dias de hoje.

Critérios

Desde o ano de 2008, os estudos que são realizados a partir do Cesvi adotaram critérios diferenciados e mais rígidos, todos eles completamente alinhados com as principais entidades de classificação de veículos do mundo. Para conseguir entender se um carro realmente pode ser considerado seguro para os clientes finais, o Cesvi leva em consideração um total de cinto itens. São eles:

  • Segurança ativa
  • Segurança passiva
  • Assistência à condução
  • Assistência à segurança
  • Proteção ao pedestre

O primeiro leva em consideração itens que precisam ser ativados pelo motorista e que fazem parte do conjunto de segurança do carro, tais com os sistemas e assistentes de freios utilizados para evitar acidentes. Já a segurança passiva abrange uma série de outros itens que também fazem parte do conjunto de segurança, mas que atuam de forma indireta.

  • Ford Focus Titanium Plus 2.0 - Foto 1
    Ford Focus Titanium Plus 2.0 - Foto 1
  • Ford Focus Titanium Plus 2.0 - Foto 2
    Ford Focus Titanium Plus 2.0 - Foto 2
  • Ford Focus Titanium Plus 2.0 - Foto 3
    Ford Focus Titanium Plus 2.0 - Foto 3
  • Ford Focus Titanium Plus 2.0 - Foto 4
    Ford Focus Titanium Plus 2.0 - Foto 4
  • Ford Focus Titanium Plus 2.0 - Foto 5
    Ford Focus Titanium Plus 2.0 - Foto 5
  • Ford Focus Titanium Plus 2.0 - Foto 6
    Ford Focus Titanium Plus 2.0 - Foto 6
  • Ford Focus Titanium Plus 2.0 - Foto 7
    Ford Focus Titanium Plus 2.0 - Foto 7
  • Ford Focus Titanium Plus 2.0 - Foto 8
    Ford Focus Titanium Plus 2.0 - Foto 8
  • Ford Focus Titanium Plus 2.0 - Foto 9
    Ford Focus Titanium Plus 2.0 - Foto 9

O grupo de assistência à condução pode ser considerada como um dos mais recentes incluídos na avaliação, e estão diretamente relacionados aos itens que ajudam no processo de direção como um todo, tais como os alertas sonoros ou visuais, desembaçadores, limitadores de velocidade, entre outros.

O quarto grupo também é novo, levando em consideração itens como o detector de fadiga dos motoristas. Na última categoria são avaliados todos os acessórios que foram instalados com o único objetivo de reduzir mas ferimentos que podem ser causados aos pedestres.

Levando em consideração os pontos citados acima, o modelo Focus Hatch Titanium Plus 2.0 AT foi o carro que conseguiu atingir a maior pontuação entre todos os avaliados. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo serviço, a avaliação completa contou com 58 veículos, sendo que o critério de escolha foi maior índice de emplacamento durante o ano de 2015.