Por mais que este seja um assunto batido e muito falado na imprensa e pelas autoridades, muitos motoristas ainda utilizam o celular enquanto estão dirigindo. E neste grupo podem ser enquadrados desde as pessoas que apenas atendem, de vez em quando, o telefone até aquelas pessoas que realmente passam muito tempo no telefone e no volante ao mesmo tempo.

Distrações são as principais causas de acidentes

Uma pesquisa recente que foi feita nos Estados Unidos revela que, no país, pelo menos 80% dos acidentes de trânsito são provocados por causa de distrações como o simples fato de ler uma mensagem de SMS ou atender o telefone. Mas o celular não é o única distração que está na lista dos causadores de acidente, apesar de que realmente este é o maior motivo.

Dentre os outros motivos que levam a distração que pode ser fatal está o ato de procurar um endereço, seja ele em um mapa ou seja ele em um GPS, sintonizar o rádio ou trocar de música no rádio acoplado ao carro ou ainda buscar objetos dentro do porta-luvas enquanto o motorista está conduzindo.

Já no Brasil, uma outra pesquisa teve um resultado bastante interessante em relação aos motivos que levam aos acidentes de carro no País. De acordo com as informações de levantamento, pelo menos 98% do acidentes são provocados por erros humanos, isentando as falhas mecânicas na grande maioria dos casos. Além disso, dentro destes 98%, pelo menos 72% dos acidentes acabam sendo causados por falta de atenção.

Tecnologias que atrapalham

Um dos motivos que pode levar o motorista a perder sua atenção no ato de dirigir é a grande quantidade de dispositivos tecnológicos que estão disponíveis para quem está dirigindo. Hoje em dia os sistemas multimídia dos veículos estão cada vez mais completos, até mesmo com acesso à internet e todas suas possibilidades. Os especialistas atestam que este tipo de recurso muitas vezes drena a atenção que o motorista deveria estar depositando no ato de dirigir.

Celular é o vilão

Distrações FataisTanto as pesquisas que são feitas nos Estados Unidos quanto as que foram feitas aqui no Brasil comprovam que o celular realmente é o grande vilão dos motoristas. E também geralmente são os desvios de atenção mais fatais. De acordo com algumas pesquisas, o ato de mandar uma mensagem de texto pode aumentar em 23 vezes a chance do motorista se envolver em um determinado acidente. Já uma ligação diminui em 37% a atenção do cérebro no ato de dirigir, o que também acaba aumentando consideravelmente os acidentes.