Na mais recente bateria de testes divulgados pela Latin NCap, um modelo produzido no Brasil aparece com destaque. A picape Fiat Toro recebeu 4 estrelas como resultado dos testes de colisão que foram realizados pela entidade independente.

O relatório completo aponta que a mesma pontuação foi obtida tanto para a proteção de adultos quanto para a proteção destinada as crianças. Vale lembrar que a nota máxima atribuída pela entidade é 4 estrelas.

De acordo com as informações que foram divulgadas pela entidade, a picape nacional apresenta uma boa proteção para as cabeças dos adultos quando ele se envolve em um acidente. Em relação à proteção do peito, na colisão frontal o veículo foi classificado como "adequado", enquanto a nota para a colisão lateral neste quesito foi "marginal".

Foram levados em consideração também outros itens de segurança que podem ser encontrados no carro, tais como a presença de 2 airbags e também de um sistema de controle de estabilidade.

Fiat Toro consegue 4 estrelas em teste de colisão da Latin NCap

“O poder do consumidor está se tornando mais forte na região da América Latina e do Caribe, fazendo que os fabricantes de carros reajam e ofereçam modelos de segurança cada vez melhores. A mudança é real, mas ainda há muito mais para fazer. Os consumidores necessitam o compromisso de todos os fabricantes e, também, dos governos para poderem salvar mais vidas na região”, disse Ricardo Morales Rubio, Presidente da Comissão Diretiva do Latin NCAP.

Já na sua avaliação relacionada a proteção para as crianças, o relatório da Latin NCap aponta, de forma positiva, a presença do sistema Isofix, destinado a fixação da cadeirinha infantil. Outro elemento importante foi a máxima pontuação no quesito de instalação do Sistema de Retenção Infantil (SRI).

Vale lembrar que, em testes mais recentes feitos pela mesma entidade, carros nacionais não estão conseguindo se sair bem. O Chevrolet Onix acabou tirando nota zero no ano passado, mas subiu pontuação para 3 estrelas depois de reforços na estrutura. Outros modelos que foram reprovados foram o Ford Ka, que zerou a avaliação, e o Fiat Mobi, com 1 estrela.