Uma péssima notícia não apenas para a Ford como também para os consumidores que compram ou que pretendem comprar os modelos mais recentes do Ka. Os últimos testes feitos pela Latin NCap em relação ao desempenho de segurança do modelo acabou rendendo uma nota zero no chamado teste de colisão.

O principal fator que fez com que a nota não alcançasse nem uma estrela foi o teste de impacto que é feito na lateral do veículo. O principal objetivo deste teste é saber como a carroceria e os sistemas de segurança quando o modelo acaba passando por uma batida no lado do veículo.

Ford Ka recebe nota zero em teste de colisão promovido pela Latin NCap

De acordo com as informações que foram divulgadas no relatório sobre os testes feitos no Ka, o modelo apresentou um “desempenho pobre no teste de impacto lateral, mostrando níveis altos de lesões no peito do ocupante adulto, penetração profunda do pilar B no habitáculo e abertura da porta".

Já no quesito de avaliação referente a proteção que o modelo oferece para as crianças, a nota final foi de 3 estrelas. Mas a entidade responsável pelos testes lembra que este modelo não oferece cintos de três pontos em todas as oposições. Além disso, o carro também teria sinalizações deficientes de ancoragens Isofix e não conta com a possibilidade de desligar o airbag do passageiro.

Confira o relatório completo com os resultados dos testes do Ford Ka

No ano de 2015, último em que o Ka passou por um teste de colisão feito pela Latin NCap, a nota final foi de 4 estrelas, considerado como um bom desempenho para este tipo de modelo. Mas tudo mudou depois que a entidade alterou os parâmetros de pesquisa, levando em consideração especialmente o impacto na lateral do carro.

Ford Ka recebe nota zero em teste de colisão promovido pela Latin NCap

No teste feito na Europa com o Ka, o modelo conseguiu nota final de 3 estrelas. Mas vale lembrar que o carro que é vendido por lá não é o mesmo modelo que acaba sendo vendido por aqui. Os modelos europeus contam com mais itens de segurança, tais como barras laterais, seis airbags e controle de tração e estabilidade de série.

Sobre o assunto, a Ford limitou-se a dizer que o Ka está disponível no mercado brasileiro desde o ano de 1997 e que o modelo “cumpre integralmente com a respectiva legislação brasileira”.