Foi divulgado essa semana o resultado dos testes de colisão que foram feitos com o Nissan Kicks pela Latin NCap. De acordo com as informações que constam no relatório, o veículo conseguiu a nota média geral de quatro estrelas, sendo que o máximo que os veículos conseguem são cinco estrelas.

Nissan Kicks consegue 4 estrelas em teste de colisão do Latin NCap

O modelo de SUV que está sendo fabricado no Brasil e que acabou conseguiu obter a boa pontuação tanto no quesito de proteção para adultos quanto também para a proteção de crianças. Outro modelo da Nissan de SUV, o Murano (que não é vendido atualmente no mercado brasileiro) conseguiu obter cinco estrelas nos testes de colisão.

Confira o relatório completo do Nissan Kicks.

Com este resultado, que deve ser o último divulgado pela Latin NCap este ano, apenas 3 de 9 carros testados que são fabricados no Brasil conseguiram a nota máxima, com cinco estrelas douradas: Toyota Corolla, Volkswagen Golf e Volkswagen Polo.

Os resultados finais que constam no relatório afirmam que o modelo citado conta com uma proteção contra impactos laterais “de adequada para boa, sendo aceitável em termos globais”. Vale lembrar que, este ano, os testes de colisão laterais acabaram fazendo com que modelos populares no Brasil tirassem nota zero, como o Onix e também o Ka.

Nissan Kicks consegue 4 estrelas em teste de colisão do Latin NCap

Além de conseguir um excelente desempenho em relação ao teste global de colisão, o Kicks também conseguiu destaque no quesito de controle de estabilidade, cumprindo todos os requisitos da instituição em relação ao rendimento e também a disponibilidade.

Mas este é um recurso que deve ser adquirido como um opcional nas versões mais baratas do carro. O controle de estabilidade começará a ser obrigatório em todos os carros novos vendidos no Brasil a partir do ano de 2022.

O relatório também acabou apontando alguns pontos fracos que o modelo apresentou durante os testes, especialmente no quesito que acaba avaliando especialmente a proteção para o peito dos ocupantes. Neste caso, o carro apresentou um "um desempenho apenas instável na estrutura e na área dos pés no teste de batida frontal", de acordo com o Latin NCap.

Em relação aos sistemas utilizados para manter a integridade das crianças, a única coisa que impediu o carro de ganhar as cinco estrelas foi a falta de botão de desativação do airbag do passageiro da frente.