Muito se fala sobre as tecnologias que devem transformar os carros em veículos que poderão funcionar de uma forma autônoma. Mas o que muitos motoristas acabam não prestando atenção, às vezes, é o fato de que existem diversas tecnologias autônomas que podem aumentar consideravelmente a segurança dos motoristas, dos passageiros e também dos pedestres.

Ford conta com cinco tecnologias semiautônomos diferentes em seus veículos

A Ford é uma das montadoras que demonstra grande preocupação com a segurança de todas as pessoas que estão, de uma forma ou de outra, envolvidas no ecossistema dos trânsitos de qualquer local. Também existem diversas iniciativas dentro da companhia que pretende viabilizar os carros autônomos. A previsão é que a empresa lance seu carro autônomo até o ano de 2021.

Mas a montadora já lançou diversos recursos e tecnologias que permitem com que as pessoas tenham mais segurança dentro dos seus carros, mas com recursos que, com certeza, estarão no primeiro veículo que poderá ser considerado como o primeiro carro autônomo da Ford. São os chamados recursos de assistência.

Atualmente, existem cinco tecnologias desta categoria que são utilizadas pela Ford e que permitem com que as pessoas tenham mais segurança e com acesso aos recursos autônomos. Algumas dessas tecnologias também podem ser encontradas em veículos de outras marcas, uma vez que são produzidas por outras empresas.

Recursos autônomos

Um destes recursos é o alerta de fadiga, que consegue monitorar o comportamento dos motoristas para tentar entender se ele está distraído ou apresentando qualquer tipo de sinal de cansaço que possa comprometer a capacidade de direção. O recurso se utiliza de diversas tecnologias, tais como câmeras e a movimentação do carro.

Para evitar que existam colisões, certos veículos contam com alerta de colisão e detector de pedestres, que se utiliza de uma combinação de radar e câmeras, que pode até mesmo acionar os freios para evitar os acidentes. O sistema Stop and Go também é utilizado para manter uma distância segura dos carros da frente.

Para saber se o carro segue andando por uma mesma faixa, um sistema acaba monitorando para saber quando o veículo acaba saindo para o outro lado da pista. E ainda existe o sistema de controle eletrônico de estabilidade, que atua em conjunto com os freios ABS.