A Hyundai e a Ford o Brasil receberam notícias ruins neste final vindas dos responsáveis pelos testes de colisão que são feitos pelo Latin NCAP, órgão independente que avalia a segurança que os carros oferecem para os seus passageiros e que são vendidos na América Latina e no Caribe. De acordo com os relatórios dos testes mais recentes, HB20 e Ka tiraram nota zero.

Hyundai HB20 e Ford Ka tiram zero no teste de segurança do Latin NCAP

No caso do HB20, é a segunda vez consecutiva que o carro acaba sendo rebaixado no teste de colisão, tanto a versão hatch quanto a versão sedan. De quatro estrelas que o modelo tinha anteriormente, o caro passou para um e depois para zero. Os resultados acabaram fazendo com que a montadora abrisse uma análise interna, mas que ainda não teve os seus resultados divulgados

De acordo com a Hyundai, "não houve qualquer mudança na especificação das peças ou de qualquer item que possa afetar a segurança do HB20 desde seu lançamento até hoje. E o resultado "é, de fato, a consequência dos novos parâmetros aplicados, que são muito diferentes dos testes anteriores".

Hyundai HB20 e Ford Ka tiram zero no teste de segurança do Latin NCAP

Já o Ford Ka teve os seus primeiros testes feitos no ano de 2017, quando o carro acabou tendo a nota zero. Depois disso, o modelo conseguiu aumentar o nível de segurança para três estrelas, e agora voltou a ter o seu desempenho questionado e a nota zerada.

De acordo com o relatório que foi divulgado pelo Latin NCAP, a "proteção oferecida para a cabeça e o pescoço do motorista e do passageiro dos dois carros foi boa. Porém a proteção de impacto frontal foi média, enquanto o impacto lateral apresentou proteção ruim para o tórax". E continua. “Já o teste de chicote cervical também mostrou desempenho ruim, e adicionado à ausência de controle eletrônico de estabilidade, como equipamento padrão, explica o resultado do modelo”, diz o comunicado, em uma avaliação de ambos os modelos.

Em nota para a imprensa, a Ford falou o seguinte: "O Ford Ka atende e excede os requisitos legais de segurança nos países onde é comercializado. No protocolo anterior do Latin NCAP, o mesmo veículo foi classificado com 3 estrelas. A Ford está trabalhando para adicionar equipamentos de segurança de série na linha Ka, como controle eletrônico de estabilidade e airbags laterais.”

Confira os vídeos dos testes: