A empresa sueca Volvo Cars, mais uma vez, se mostra arrojada e na linha de frente do desenvolvimento tecnológico do mercado automotivo. Sua mais recente novidade é um “remake” do conceito da tradicional cadeirinha infantil que deve ficar no banco traseiro do veículo, acessório obrigatório, segundo a lei brasileira de trânsito.

Na criação da Volvo, temos um assento infantil inflável, muito leve, que é montado com sua face voltada para a parte traseira do carro. É seguro e prático pelo fato de apresentar uma estrutura inflável. Assim, o transporte de crianças é muito facilitado e a própria cadeirinha pode ser armazenada em qualquer lugar do carro, sem transtornos, afinal, não ocupa muito espaço.

Como foi concebida a cadeirinha da Volvo?

Cadeirinha Volvo

Um dos experts da Volvo, responsável pela criação da cadeirinha inflável garante que tinha em mente a segurança das crianças em primeiro lugar, ao projetar o modelo. Então, pelo fato de as cadeirinhas tradicionais serem pouco práticas e pesadas – sobretudo para quem tem mais de uma criança – essa seria a solução ideal, para quem precisa levar crianças em curtas distâncias, ou mesmo em viagens mais longas de automóvel.

Quais são as características da cadeirinha?

Para começar, a tecnologia de bombeamento do ar que preenche a cadeirinha é bastante silenciosa e com grande eficiência. Bastam 40 minutos, que o modelo fica perfeito. Há uma segunda bomba que ajuda a desinflá-la facilmente.

Esse conjunto tem o peso total inferior a 5 kg, ou seja, é metade do que pesam as cadeirinhas tradicionais do mercado. Conta, inclusive, com Blutooth, para que possa ser inflada remotamente.

É totalmente constituída de um tecido especial e resistente, chamado drop-stitch, capaz de ser submetido, com total segurança, a alta pressão interna. Para se ter ideia é a mesma tecnologia que se aplica em barcos e afins, tendo sido criada, em princípio para uso em ações militares.

Cadeirinha Veicular Volvo

Quais outros diferenciais apresenta a cadeirinha Volvo?

O conceito dessa cadeirinha infantil tecnológica é colocar a criança virada para trás, que seria a maneira mais segura de transportá-la- haja vista, que as colisões costumam ser frontais.

Inclusive, a criança ainda tem suas articulações em formação, não podendo suportar o tipo de carga que um adulto consegue. Por isso, em qualquer situação de impacto, quando a criança está com a face voltada para a frente, o pescoço é muito exigido, podendo causar a morte da mesma.

Essa é a razão pela qual as legislações não permitem que criança viaje em qualquer lugar do veículo, sem estar utilizando seus equipamentos de segurança. Com a nova cadeirinha da Volvo, toda a família poderá ficar mais tranquila, vendo seus pequenos protegidos.