Seis meses após o lançamento nacional da segunda geração do sedã Cruze no Brasil, chega às concessionárias nacionais esse mês o hatch Cruze Sport6. No sedã, o efeito da chegada da nova geração foi palpável. O Cruze saiu da sexta para a terceira posição no ranking dos sedãs médios – deixou para trás Volkswagen Jetta, Ford Focus e Nissan Sentra e perde apenas para os “eternos líderes” Toyota Corolla e Honda Civic. No caso dos hatches médios, que no Brasil vendem bem menos que os sedãs do mesmo porte, a Chevrolet tem menos adversários pela frente. Lançado em 2012, o Sport6 da primeira geração perdeu, em novembro, apenas para Volkswagen Golf, Ford Focus e Hyundai i30. Por isso, a marca norte-americana tem esperanças de que a segunda geração possa até brigar pela liderança do segmento.

Chevrolet Cruze Sport6

Para embalar o novo Cruze Sport6, a Chevrolet resolveu reforçar ainda mais o apelo esportivo do hatch – que já era explícito até no nome. A segunda geração está 114 quilos mais leve e ganhou um motor 1.4 turbo com injeção direta de combustível de 153 cavalos e 24,5 kgfm de torque, que funciona acoplado a uma transmissão automática de seis marchas – o mesmo powertrain adotado no Cruze sedã. Para otimizar a o consumo sem prejudicar a performance, foi incorporado ao hatch o sistema Stop/Start, que desliga temporariamente a ignição durante paradas. A direção é progressiva, com assistência elétrica. E um acerto exclusivo de suspensão e direção foi providenciado, para permitir uma performance ainda mais instigante. 

Em termos estéticos, o hatch ficou ligeiramente menor, porém com maior distância entre eixos, o que altera as proporções e confere um aspecto mais agressivo ao design, desenvolvido por engenheiros da Alemanha e dos Estados Unidos. Além das inovações estilísticas frontais já apresentadas no Cruze sedã, o Sport6 também tem novidades próprias. O teto arqueado segue uma linha fluida que vai do para-brisa até os pilares posteriores. A traseira, 21,7 cm mais curta que a do sedã, é alta e ostenta lanternas que evocam as do Camaro, pela disposição das lâmpadas e pela assinatura luminosa que criam à noite. Reforçam o aspecto de leveza da carroceria, arrematada pelos para-choques inspirados nos da versão “RS” norte-americana – traz defletores nas extremidades, moldura fosca e saída de escape alargada. Na parte superior da tampa do porta-malas, um aerofólio que integra a terceira luz de freio.

Chevrolet Cruze Sport6

Por dentro, a ampliação do entre eixos permite um melhor aproveitamento do espaço da cabine. São duas configurações de acabamento: LT e LTZ. O novo painel recebeu mais materiais “soft touch” e cromados. Na versão LT, a cor predominante é o preto, e na LTZ, o cinza. O redesenho dos painéis de instrumentos e das portas permitiu a redistribuição dos porta-objetos. O conceito “dual-cockpit”, que separa bem a área do painel destinada ao motorista e ao carona, foi preservado, mas com um design novo. O volante multifuncional agora agrupa teclas na parte dianteira e traseira. O computador de bordo possui a função ECO, que auxilia o motorista a dirigir de maneira a privilegiar o menor consumo de combustível. Na versão LTZ, o painel conta com tela colorida de 4,2 polegadas que informa pressão dos pneus e vida útil do óleo, informações do sistema de áudio, informações do sistema de telefonia, informações sobre o sistema de navegação e um menu configurável – que permite, por exemplo, exibir a velocidade de maneira digital. O multimídia MyLink traz Android Auto e Apple CarPlay, tela de alta definição capacitiva, navegador e comando de voz. Um guia de LED azul emoldura os comandos do multimídia e do ar-condicionado digital.

Tecnologicamente, o modelo 2017 do hatch veio cheio de novidades. Assistente de partida em rampas, o sistema de monitoramento da pressão dos pneus, a câmera de ré, o sensor de estacionamento traseiro, o sistema de áudio de alta definição e o multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay passam a ser equipamentos de série. A versão LTZ acrescenta teto solar  – que não é oferecido na versão sedã –, airbags de cortina, faróis com regulagem de altura, luz de condução diurna em leds, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva, sensor crepuscular, abertura das portas por sensor de aproximação na chave, partida por botão no painel, acionamento da ignição por controle remoto, retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento, retrovisor interno eletrocrômico, multimídia MyLink com tela de 8” com GPS integrado e mapas 3D, acabamento da grade e das maçanetas externas em cromo, além das rodas com acabamento escurecido.

Chevrolet Cruze Sport6

Opcionalmente, o Sport6 passa a oferecer algumas evoluções apresentadas no novo Cruze sedã: sistema semiautomático de auxílio à condução em manobras de estacionamento, alerta de saída involuntária de faixa –, que é capaz de identificar uma saída involuntária da pista e realizar pequenas correções na trajetória do veículo –, alertas de colisão e de ponto cego e monitoramento da distância do veículo à frente. O novo Sport6 marca ainda a estreia do sistema de diagnóstico avançado no Onstar – o sistema de telemática da Chevrolet que oferece ao motorista serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e conectividade. Agora, o aplicativo também informa se há condições irregulares nos sistemas de motor e transmissão, airbags, controles de tração, freios ABS, emissões e pressão dos pneus. Em breve, a novidade será estendida aos outros veículos da linha. Os preços partem dos R$ 89.990 na versão LT, vão até R$ 101.990 na LTZ e atingem R$ 110.990 na LTZ2 – que incorpora alerta de colisão frontal, detector de ponto cego, auxiliar de permanência em faixa, carregador de celular sem fio e banco do motorista com ajustes elétricos.

Ponto a ponto

Desempenho – O novo motor 1.4 turbo de 153 cv move com agilidade e sem esforços o hatch médio da Chevrolet. Com injeção direta, o propulsor entrega 24,5 kgfm de torque máximo em 2 mil rpm e faz o Sport6 ganhar velocidade rapidamente. A transmissão automática de seis velocidades se entende bem com o motor. Nota 8

Estabilidade – O novo Cruze Sport6 é bastante estável e aderna pouco nas curvas. O novo ajuste suspensivo representa uma notável evolução. Quando ocorrem exageros, dá para notar os controles de estabilidade e tração em ação. Nota 8.

Interatividade – O volante multifuncional, além de oferecer boa empunhadura, incorpora comandos de áudio, de assistente de faixa e controle de distância do carro à frente. O sistema OnStar é bastante efetivo e o sistema multimídia é funcional e de uso bem intuitivo. Nota 9.

Chevrolet Cruze Sport6

Consumo – Nota “A” no selo de eficiência energética, o novo Cruze Sport6 percorre, de acordo com dados do Inmetro, com gasolina, 11,3 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada; com etanol, 7,6 km/l e 9,3 km/respectivamente. Na média, é cerca de 30% mais econômico que o modelo de geração anterior. É cerca de 30% mais econômico que o modelo de geração anterior – o sistema start/stop, adotado na atual geração, ajuda bastante no resultado. Nota 9.

Conforto – A ampliação do entre eixos em 1,5 cm ampliou o espaço interno. Quatro ocupantes viajam com conforto. A suspensão consegue um bom equilíbrio entre a esportividade e o conforto e o isolamento acústico também evoluiu bem. Nota 7.

Tecnologia – O Sport6 vai bem nesse aspecto. A plataforma e o motor da nova geração são modernos. O uso do turbo segue a tendência de downsizing – redução do tamanho dos propulsores com ganho de potência. A oferta de tecnologias de conforto e segurança é bem generosa. E o sistema OnStar um diferencial do hatch da Chevrolet em relação à concorrência. Nota 9.

Chevrolet Cruze Sport6

Habitabilidade – A curvatura do teto faz com que o vão das portas fique um tanto baixo. Uma vez a bordo, os bancos são confortáveis e há bons nichos e porta-objetos. O porta-malas não é dos maiores – carrega 300 litros, 140 litros a menos que o sedã. Nota 7.

Design – O Sport6 finalmente adere à nova assinatura visual da Chevrolet e ganhou mais traços de esportividade. A frente é agressiva e o aspecto dinâmico é reforçado pela curvatura do teto. A traseira é bem resolvida e coerente com o conjunto – além de ser mais criativa que a do sedã. Nota 8.

Acabamento – Na versão LTZ avaliada, o Sport6 apresenta uma evolução expressiva em relação à primeira geração. Mas pelos valores cobrados pelo modelo, bastante próximos dos sedãs médios, não seria demais esperar um nível de acabamento ainda melhor. Nota 7.

Chevrolet Cruze Sport6

Custo/Benefício – O Chevrolet Cruze Sport6 pretende disputar com Volkswagen Golf, Ford Focus e Hyundai i30 a liderança do mercado brasileiro de hatches médios. Os preços de R$ 89.990 na versão LT, R$ 101.990 na LTZ e R$ 110.990 na LTZ2 são puxados, mas o Sport6 é bem equipado e os concorrentes também não são baratos. Nota 6.

Total – O Chevrolet Cruze Sport6 LTZ somou 78 pontos em 100 possíveis.

Primeiras impressões

Dinâmico ou estático

São Paulo/SP – A segunda geração do Cruze Sport6 chega para reforçar a percepção de esportividade da marca Chevrolet do mercado brasileiro. E o modelo produzido na Argentina tem atributos estéticos e dinâmicos para desempenhar bem tal papel. Com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, turbocompressor, injeção direta e controle eletrônico de aceleração, o motor flex 1.4 turbo produz 153 cv e 24,5 kgfm, potência e torque que dão e sobram para mover os 1.300 kg de hatch com desenvoltura, em qualquer faixa de giros. O bom entendimento do propulsor com o câmbio automático de seis velocidades rentabiliza ainda mais os números do motor.

Chevrolet Cruze Sport6

Além do trem de força eficiente, o bom ajuste da suspensão possibilita ao motorista do Sport6 desfrutá-lo de forma instigante e segura. Nas estradas da periferia da capital paulistana, o hatch se mostra bom de curvas e estável nas retas, mesmo em velocidades elevadas. Na hora em que foi necessário frear bruscamente, o Sport6 o fez de forma elegante e serena, sem desequilíbrios ou vacilações. E, quando deixou as pistas e começou a circular no tedioso "anda e para" do trânsito paulistano, o Sport6 revelou bons níveis de conforto. Em relação ao modelo anterior, evoluiu consideravelmente. Suspensão e bancos ajudam a tornar os engarrafamentos menos penosos para quem está a bordo. Nessas – longas – horas de trânsito intenso, a boa qualidade do equipamento de som também ajuda.

Ficha técnica

Chevrolet Cruze Sport6 2017

MotorEtanol e gasolina, dianteiro, transversal, 1.399 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, turbocompressor, injeção direta e controle eletrônico de aceleração
TransmissãoCâmbio automático de seis marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Possui controle eletrônico de tração
Potência máxima153 cv/150 cv a 5.200/5.600 rpm com etanol/gasolina.Torque máximo: 24,5/24 kgfm a 2 mil/2.100 rpm com etanol/gasolina
Taxa de compressão10,01:1
SuspensãoDianteira independente do tipo McPherson, com barra estabilizadora ligada a hastes tensoras e molas helicoidais com carga lateral. Traseira do tipo eixo de torção, semi-independente e molas helicoidais - constante elástica linear
Pneus215/50 R17
FreiosDiscos ventilados na frente e sólidos atrás. Oferece ABS com EBD
CarroceriaHatch em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,45 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,48 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. Airbags frontais, laterais e de cortina
Peso1310 kg (LT) 1331 kg (LTZ) e 1336 kg (LTZ2)
Capacidade do porta-malas300 litros
Tanque de combustível52 litros
ProduçãoRosário, Argentina
Lançamento mundial2008
Lançamento no Brasil2011
Segunda geração2016

Chevrolet Cruze Sport6

Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira (Auto Press)
Fotos: Luiz Humberto Monteiro Pereira/CZN