Manter o topo do mercado automotivo nacional não tem sido difícil para o Chevrolet Onix. A General Motors, que controla a marca, não pode deixar passar nenhuma chance de fazer seu produto de maior sucesso no Brasil aparecer. Tanto que, no mês passado, lançou a linha 2018 do hatch trazendo de volta uma versão que ainda não tinha aparecido nessa fase de pós-facelift do carro: a Effect. Com visual esportivo, a variante fica posicionada entre a LT e a LTZ e parte de R$ 54.990.

Chevrolet Onix Effect

Externamente, a variante caracteriza-se pela aplicação de peças e detalhes exclusivos, como um kit aerodinâmico composto pelos spoilers frontal e traseiro e pelas saias laterais, que deixam a impressão de que o carro está mais próximo do solo. As rodas são de alumínio, aro 15, com acabamento exclusivo em cinza metálico. O teto é sempre preto brilhante, assim como a moldura da grade frontal, os adesivos da coluna central e as capas dos retrovisores externos. Já a carroceria traz apenas duas opções de cores: vermelha ou branca. Adesivos aplicados na grade frontal completam o design diferenciado da configuração.

Por dentro, detalhes em vermelho acetinado nas molduras das saídas de ar do painel e no contorno dos aros do volante se destacam. O volante é multifuncional, com desenho exclusivo que inclui parte central com textura lisa e base reta. O revestimento dos bancos traz tecido em alto relevo na região central e costuras na cor vermelha. Acabamentos cromados nos botões dos controles do ar-condicionado e da central multimídia, nas maçanetas das portas e na manopla do câmbio também aparecem. Para terminar, no painel de instrumentos, ao lado do velocímetro digital, o conta-giros traz grafismo customizado com padronagem que remete aos adesivos de fora.

Chevrolet Onix Effect

O motor é sempre o 1.4 flex de 106 cv de potência e 13,9 kgfm de torque. Para ressaltar a proposta de esportividade, a versão só existe nas cores branca e vermelha e vem sempre com transmissão manual de seis marchas. A velocidade máxima é de 180 km/h, enquanto a aceleração de zero a 100 km/h é feita em 10,5 segundos – números pouco esportivos. O Onix Effect não tem nenhuma oferta de opcionais, em compensação, a lista de itens de série é farta: faróis com led, lanterna traseira de neblina, direção elétrica progressiva, retrovisores externos com ajuste elétrico, computador de bordo, indicador de troca de marcha, sistema de monitoramento da pressão dos pneus e sensor de estacionamento traseiro estão no pacote. Há central multimídia MyLink com Android Auto e Apple Car Play e sistema OnStar. 

Ponto a ponto

Desempenho – É verdade que a esportividade do Onix Effect está mais atrelada aos seus adereços estéticos do que ao desempenho. Os 106 cv de potência e 13,9 kgfm de torque do motor 1.4 são suficientes apenas para entregar um desempenho honesto tanto para a cidade quanto para a estrada. O câmbio manual de seis velocidades tem engates precisos e é a única opção de transmissão para a configuração. Nota 7.

Estabilidade – O comportamento do hatch é equilibrado. A suspensão suporta bem o Onix e curvas são encaradas com eficiência em alta ou baixa velocidade. A direção elétrica poderia ganhar um pouco mais de peso quando se pisa mais fundo no acelerador. E não há controle eletrônico de estabilidade, logo é bom não acreditar muito no marketing esportivo do modelo. Nota 7.

Chevrolet Onix Effect

Interatividade – O sistema multimídia MyLink é simples de usar, a ergonomia é boa e a posição de dirigir é facilmente encontrada. Todos os comandos ficam ao alcance do condutor e o serviço OnStar facilita a vida dos passageiros na hora de buscar algum serviço ou estabelecimento comercial, como um estacionamento privado, por exemplo. Nota 8.

Consumo – O InMetro testou o Onix Effect e aferiu médias de 7,9/9,6 km/l na cidade/estrada com etanol e 11,5/13,6 km/l nas mesmas condições, com gasolina no tanque. O resultado foi de 1,75 MJ/km, com nota A na categoria e B no geral. Nota 8.

Chevrolet Onix Effect

Conforto – O espaço interno é bom em relação a outros compactos. Quatro ocupantes viajam sem problemas e um quinto até é aceitável, desde que em trajetos curtos. O isolamento acústico é razoável e a suspensão amortece bem as irregularidades do asfalto. Nota 7.

Tecnologia – O Onix é construído sobre a plataforma GSV, de Global Small Vehicles, a mesma dos sedãs Cobalt e Prisma e da minivan Spin, que é recente e consegue oferecer bom espaço interno. Já o motor 1.4 8V é antigo, mas passou por mudanças recentes que melhoraram seu desempenho e eficiência. O modelo tem o sistema multimídia MyLink e o OnStar, que são eficientes e práticos. Faltam, no entanto, itens de segurança que já começam a se tornar comuns entre os compactos no Brasil, como controle de estabilidade e outros airbags, além dos frontais obrigatórios. O Onix está precisando de uma atualização neste quesito. Nota 6.

Chevrolet Onix Effect

Habitabilidade – Há diversos nichos para guardar os objetos do motorista. As quatro portas têm bons ângulos de abertura e o entre-eixos de 2,53 metros, embora não seja o melhor da categoria, garante bom espaço no habitáculo. O porta-malas transporta 280 litros e está na média para o segmento de hatches compactos. Nota 7.

Acabamento – Os materiais já tinham melhorado na atualização promovida na linha 2017 do modelo. Agora, no Onix Effect, detalhes em vermelho acetinado adicionam algum charme ao habitáculo nas molduras das saídas de ar do painel e no contorno dos aros do volante. A direção também tem a base reta, uma característica bastante utilizada em superesportivos. Nota 8.

Chevrolet Onix Effect

Design – A reestilização fez bem ao Onix. Além disso, a variante Effect traz elementos gráficos alusivos ao automobilismo, na forma de adesivos aplicados na grade frontal, nas laterais e na tampa do bagageiro. O teto é preto brilhante e o emblema da versão é em alto relevo e com acabamento cromado, posicionado logo abaixo do vinco da porta dianteira. Conjunto óptico com máscara negra e luz de posição em leds, faróis auxiliares com moldura preta, lanternas com lente vermelho rubi e luz de neblina na parte inferior do para-choque traseiro ajudam a dar uma cara mais jovial ao modelo, além das rodas de liga leve na cor grafite. Nota 8.

Custo/benefício – O Onix Effect custa R$ 54.990. É cerca de 10% mais barato que um HB20 R spec, mas seu preço regula com o do Fiat Uno Sporting, com motor 1.3 mais eficiente, com duas notas “A” no programa de etiquetagem, é mais potente, com 109 cv, e tem uma suspensão mais esportiva, além de contar com controles eletrônicos de estabilidade e tração. Pela tecnologia inserida, o hatch da Fiat se dá melhor nesse aspecto. Nota 6.

Total – O Chevrolet Onix Effect somou 72 pontos em 100 possíveis.

Impressões ao dirigir

A escolha de um automóvel muitas vezes passa longe da racionalidade. Por isso, muitos fabricantes apostam em versões com visual incrementado para seus modelos de volume, numa tentativa de ampliar o número de vendas e atrair consumidores que não querem passar despercebidos. O Onix Effect é um bom exemplo: teto preto brilhante, saias laterais e adesivos na carroceria fazem com que o hatch chame, de fato, atenção pelas ruas.

Chevrolet Onix Effect

A cabine é espaçosa o suficiente para que quatro passageiros de estatura normal viajem sem aperto. Os bancos têm boa ergonomia e é muito fácil se acostumar com todos os comandos do carro. A central multimídia não é tão moderna, mas tem as principais funções esperadas no segmento de hatches compactos. 

O interior com detalhes em vermelho até cria uma sensação de esportividade, aliada ao formato do volante, com a base reta. Mas para por aí. Em movimento, o Onix Effect tem o mesmo desempenho de qualquer outro com motor 1.4 de 106 cv e trocas manuais de marchas. Não dá para dizer que falte força, mas está bem longe de apresentar qualquer sobra. Não há um vigor que chame atenção e arrancadas, ultrapassagens e retomadas são realizadas sem grandes surpresas, positivas ou negativas.

Chevrolet Onix Effect

A suspensão também não foi mexida e não ganhou sequer um pneu mais encorpado – ficou com um 185/65. Também faltam recursos eletrônicos nesse sentido, como controle eletrônico de estabilidade. De qualquer forma, não se trata de um carro que instigue o motorista a levá-lo ao limite. A esportividade do Onix Effect é apenas para brasileiro ver. 

Ficha técnica

Chevrolet Onix Effect

MotorEtanol e gasolina, dianteiro, transversal, 1.389 cm³, quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro e comando simples no cabeçote. Injeção multiponto sequencial e acelerador eletrônico
Potência máxima106 e 98 cv a 6 mil rpm com etanol e gasolina
Torque máximo13,9 e 13 kgfm a 4.800 rpm com etanol e gasolina
Diâmetro e curso77,6 mm X 73,4 mm
Taxa de compressão12,4:1
Velocidade máxima180 km/h. 
Aceleração de zero a 100 km/h10,5 segundos. 
Pneus185/65 R15
Peso1.062 kg
TransmissãoCâmbio manual de seis marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não oferece controle eletrônico de tração
SuspensãoDianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais com carga lateral, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora. Traseira semi-independente com eixo de torção, molas helicoidais e amortecedores telescópicos. Não oferece controle eletrônico de estabilidade
FreiosDiscos ventilados na frente e tambor atrás. ABS de série
CarroceriaOnix: Hatch em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 3,95 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1,48 m de altura e 2,53 m de distância entre-eixos. Oferece airbag duplo de série
Capacidade do porta-malas280 litros
Tanque de combustível54 litros
ProduçãoGravataí, Rio Grande do Sul
Itens de sérieFaróis com led, lanterna traseira de neblina, direção elétrica progressiva, retrovisores externos elétricos, computador de bordo, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, sensor de estacionamento traseiro, central multimídia com tela touch de sete polegadas e Android Auto e Apple Car Play, sistema OnStar, ar-condicionado, travas e vidros elétricos com controle remoto, volante multifuncional e banco do motorista e coluna de direção com regulagem de altura
PreçoR$ 54.990

Chevrolet Onix Effect

Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Isabel Almeida/CZN