O Chevrolet Onix alcançou, pelo segundo ano consecutivo, o topo da lista de carros mais vendidos no país. Com 153.372 unidades emplacadas – média de 12.781/mês –, o hatch também ajudou a Chevrolet a conquistar a dobradinha e se tornar a marca que mais vendeu carros no país, no ultimo ano.

Para manter o Onix na liderança nacional, a Chevrolet aplicou diversas mudanças no modelo em 2016. Uma delas foi tornar a versão LTZ – antes a topo de linha – em intermediária. Além disso, a estética mudou e o carro ganhou mais qualidade no acabamento. Na frente, o Onix traz vincos esculpidos sobre capô, faróis de máscara negra com filetes de leds e grade bipartida. As rodas são exclusivas, com acabamento diamantado na face superior e 15 polegadas, calçadas com pneus 185/65 R15. Na traseira, as mudanças foram quase imperceptíveis. O layout de luzes das lanternas mudou, assim como o desenho que para-choque, ficou um pouco mais esportivo.

Chevrolet Onix LTZ Automático

Por dentro, permanece o tom sóbrio, mas com acabamento um pouco melhor e diferenciado, como dos bancos revestidos parcialmente em couro. O painel continua sendo meio digital e meio analógico. A direção é elétrica e a configuração LTZ já sai da fábrica com sistema multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay e sistema OnStar, capaz de ajudar a encontrar outros pontos de interesse. A lista de itens de série é completa e inclui sensores de chuva e estacionamento traseiros, ajuste elétrico dos retrovisores e travas e vidros com acionamento remoto pela chave, entre outros. 

Na parte dinâmica, o Onix mantém a linha de que onde se está ganhando, não se mexe. Ou, no máximo, se aprimora. O motor é o velho conhecido 1.4 que desenvolve até 106 cv de potência a 6 mil rpm e 13,9 kgfm de torque a 4.800 rpm quando abastecido com etanol e 98 cv e 13 kgfm nos mesmos giros com gasolina no tanque. De acordo com a marca, em busca de melhorar a eficiência energética e aumentar a autonomia do hatch, o motor passou por atualizações nos pistões e bielas, que foram substituídos, no tipo de óleo lubrificante e módulo eletrônico trocados, além de novo sistema de arrefecimento e de gerenciamento de cargas elétricas. O câmbio automático de seis marchas também passou por uma reprogramação para executar trocas mais suaves.

Chevrolet Onix LTZ Automático

Com preços a partir de R$ 55.690, o Onix LTZ tem apenas um pacote de opcionais, que acrescenta controlador de velocidade de cruzeiro e transmissão automática de seis velocidades com opção de troca manual de marchas na alavanca. Esse pacote encarece o preço final do modelo em R$ 5.200, totalizando os R$ 60.890 cobrados pela versão avaliada.

Ponto a ponto

Desempenho – Os 106 cv e 13,9 kgfm de torque do motor 1.4 que equipa o Onix LTZ empurram o hatch com competência, mas sem sobras. É apenas o necessário para locomover o modelo. Em ultrapassagens e retomadas emergenciais, não há milagre. O motor parece que se esgoela, para empurrar o hatch. O câmbio automático responde bem às solicitações, mas as trocas continuam sendo através de um incômodo botão na lateral da alavanca. As trocas, no entanto, são suaves e quase imperceptíveis. Nota 7.

Estabilidade – O comportamento do hatch é adequado, sólido e sem sustos. A suspensão apoia bem o Onix e curvas são encaradas com eficiência em alta ou baixa velocidade. A direção elétrica não tem funcionamento muito direto, mas nada que atrapalhe. É notável a melhora o peso do volante em manobras de estacionamento. Nota 8.

Chevrolet Onix LTZ Automático

Interatividade – O sistema multimídia MyLink é simples de usar e tem comandos simples e intuitivos. A ergonomia é boa e a posição de dirigir é facilmente encontrada e levemente mais alta. A área envidraçada proporciona boa visibilidade. Nota 8.

Consumo – O InMetro testou o Onix LTZ, equipado com câmbio automático e aferiu médias de 6.9/8,5 km/l na cidade/estrada com etanol e 9,9/12,2 km/l nas mesmas condições, com gasolina no tanque. O resultado foi de 2,02 MJ/km, com nota D na categoria e C no geral. Nada animador em comparação a projetos mais recentes. Nota 5.

Chevrolet Onix LTZ Automático

Conforto – O espaço interno é bom em relação a outros compactos. Quatro ocupantes viajam sem problemas e um quinto até é aceitável, desde que em trajetos curtos. O isolamento acústico é bom e a suspensão amortece bem as irregularidades do asfalto. Nota 8.

Tecnologia – O Onix é construído sobre a plataforma GSV, a mesma dos sedãs Cobalt e Prisma e da minivan Spin. Ela é moderna e prioriza o espaço interno. O modelo teve ainda participação importante na popularização dos sistemas multimídias, a partir da disponibilidade do MyLink, um dos primeiros dispositivos desse tipo. A transmissão é moderna, com seis marchas, mas os motores começam a ficar defasados em relação aos concorrentes, que já usam motores mais modernos e que proporcionam maior economia de combustível. Nota 7.

Chevrolet Onix LTZ Automático

Habitabilidade – Há diversos nichos para guardar os objetos do motorista. As quatro portas têm bons ângulos de abertura e o entre-eixos de 2,53 metros, embora não seja o melhor da categoria, garante bom espaço no habitáculo. O porta-malas transporta 280 litros e está na média para o segmento de hatches compactos. Nota 7.

Acabamento – Os materiais melhoraram na atualização e passam maior sensação de qualidade. O revestimento parcial dos bancos em couro é bonito e tem visual diferenciado. Não há rebarbas aparentes e os encaixes passam impressão de solidez. Nota 8.

Chevrolet Onix LTZ Automático

Design – A reestilização caiu bem no Onix, que já estava ficando com o visual cansado em relação aos seus concorrentes diretos. A versão LTZ traz a sobriedade que falta ao visual descolado da Activ, que agora ocupa o topo da gama. Os faróis com filete de leds como luzes diurnas dão um visual requintado a dianteira. A nova grade bipartida aumenta a sensação de esportividade. As rodas de 15 polegadas e acabamento diamantado são bonitas e chamam atenção. Nota 8.

Custo/benefício – Com câmbio automático, o Onix LTZ custa R$ 60.890. A Hyundai cobra R$63.630 pelo HB20 automático equipado à altura, mas seu motor 1.6 é mais potente, rende 128 cv. Já a Toyota pede R$ 61.350 por um Etios XLS automático 1.5. O Gol Highline, com 1.6 e câmbio automatizado custa R$ 59.406. O hatch da Chevrolet é um pouco mais caro que o Gol, mas compensa pelo câmbio automático de verdade e pela tecnologia do seu projeto. Nota 8.

Total – O Chevrolet Onix LTZ automático somou 74 pontos em 100 possíveis.

Primeiras impressões

No conjunto da obra

Não é atoa que o Chevrolet Onix foi o carro mais vendido no país novamente. O visual do hatch da Chevrolet causa uma boa impressão e os leds nos faróis aumentam a sensação de requinte. Por dentro, o bom acabamento, a central multimídia MyLink proporciona um uso muito simples e fácil. Além disso, o novo desenho dos bancos, revestidos parcialmente em couro é diferenciado. 

Seu ponto mais fraco talvez seja o motor 1.4, que não faz feio, mas também não se destaca. E começa a ficar defasado em um segmento onde quase todos os representantes já migraram para os motores mais modernos e energeticamente mais eficientes. É no consumo – com nota D na categoria e C no geral no InMetro – que a idade avançada do motor mais se revela. As arrancadas, retomadas e ultrapassagens são feitas de forma honesta, mas sem qualquer excesso. O motor se esgoela, mas dá conta de executar as tarefas. A transmissão automática de seis velocidades proporciona trocas suaves e quase imperceptíveis. Se o motor deixa a desejar, o câmbio é o melhor do segmento.

Chevrolet Onix LTZ Automático

A ergonomia do Onix continua boa. A posição mais alta de dirigir aumenta visibilidade e a sensação de segurança para os motoristas mais inseguros. A direção elétrica facilita o trabalho de estacionar o hatch e tem boa progressividade, ficando mais pesada em velocidades mais altas. Poderia ser um pouco mais direta, mas não é nada que atrapalhe. 

Em movimento o Onix se mostra muito bem acertado. A suspensão é confortável e filtra bem as irregularidades do asfalto, mas não compromete no comportamento em curvas. A carroceria rola bem pouco e o hatch não é o tipo de carro que assusta caso uma curva seja feita com a velocidade um pouco acima da média. O Onix caminha em passos largos para continuar reinando no topo da lista de mais vendidos. Para isso, basta apenas uma necessária modernização do seu trem de força.

Chevrolet Onix LTZ Automático

Ficha técnica

Chevrolet Onix LTZ AT

Potência máxima106 e 98 cv a 6 mil rpm com etanol e gasolina
Torque máximo13,9 e 13 kgfm a 4.800 rpm com etanol e gasolina
Diâmetro e curso77,6 mm X 73,4 mm
Taxa de compressão12,4:1
Pneus185/65 R15
Peso1.062 kg MT / 1.092 kg AT 
TransmissãoCâmbio automático de seis marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não oferece controle eletrônico de tração. 
SuspensãoDianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais com carga lateral, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora. Traseira semi-independente com eixo de torção, molas helicoidais e amortecedores telescópicos. Não oferece controle eletrônico de estabilidade. 
FreiosDiscos ventilados na frente e tambor atrás. ABS de série
CarroceriaOnix: Hatch em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 3,95 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1,48 m de altura e 2,53 m de distância entre-eixos. Oferece airbag duplo de série. 
Capacidade do porta-malas280 litros
Tanque de combustível54 litros
ProduçãoGravataí, Rio Grande do Sul
Itens de sérieServiço OnStar, ar-condicionado, direção elétrica, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos tipo um toque, painel com velocímetro digital, bússola e alerta de mudança de marcha, multimídia MyLink, chave tipo canivete com controle remoto das travas e vidros elétricos, faróis com máscara negra, banco do motorista e cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, porta-revista no dorso do assento do carona, limpador e desembaçador traseiro, espelho nas sombreiras, sistemas antifurto, aviso sonoro para uso do cinto de segurança, freios ABS com EBD, airbag duplo, coluna de direção com regulagem de altura e sensor de estacionamento traseiro com auxílio gráfico, vidros traseiros elétricos com a função um toque, computador de bordo, bancos com revestimento premium e tecido de alto relevo, retrovisores externos com ajuste elétrico, farol com superfície interna cromada e led, faróis de neblina, rodas de alumínio de 15 polegadas com pneus 185/65
OpcionalTransmissão automática de seis velocidades e controle de velocidade (R$ 5.200). 
Preço da unidade avaliadaR$ 60.890

Chevrolet Onix LTZ Automático

Autor: Fabio Perrotta Junior (Auto Press)
Fotos: Isabel Almeida/CZN