O Trailblazer vive um inusitado dilema. Em maio, o veículo topo de linha dos modelos Chevrolet fabricados no Brasil incorporou a nova identidade visual da marca, ganhou um interior renovado e inspirado no modelo norte-americano, além de agregar diversos dispositivos tecnológicos que visam facilitar a vida do condutor. Nada disso foi suficiente para aumentar as vendas do SUV da Chevrolet no mercado nacional. O preço de R$ 190 mil da versão topo de linha equipada com motor 2.8 turbodiesel de 200 cv e 51 kgfm de torque é elevado, mas não chega a ser fora de escala em relação aos concorrentes. O fato é que, após ser repaginado, há três meses, o modelo vendeu módicas 165 unidades. Para efeito de comparação, no mesmo período, a Toyota SW4 – sua maior concorrente e que quando equipada similarmente custa R$ 238 mil – obteve mais de 3 mil emplacamentos. De porte similar, mas custando a partir de R$ 419 mil, o Land Rover Range Rover vendeu 214 unidades. Ou seja, o preço alto não é o que inibe as vendas do Trailblazer.

Fabricado na cidade paulista de São José dos Campos, o SUV da Chevrolet é o modelo mais completo fabricado no Brasil. Seu visual se caracteriza pelos novos faróis, grade, capô, rodas e para-choque redesenhados, tudo de acordo com a atual identidade visual da marca norte-americana. Na parte frontal, o conjunto com o atual desenho ficou mais moderno e incorporou luz diurnas em leds. No perfil e na traseira, as alterações estéticas foram discretas, mudando somente o desenho das rodas de 18 polegadas e o layout de luzes da lanterna traseira. O interior recebeu cuidado especial para tentar passar mais requinte aos ocupantes. O revestimento interno em couro marrom na versão topo de linha aumenta essa impressão. Os outros revestimentos também foram aperfeiçoados e apresentam maior área com toque macio. A direção elétrica e o bom isolamento acústico da cabine garantem mais conforto.

Chevrolet Trailblazer LTZ 2.8 Turbodiesel

O recheio da versão LTZ é farto e bastante tecnológico. Além do  Onstar – que oferece ao motorista mais de 20 serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e conectividade  –, o modelo é equipado com sistema multimídia MyLink de segunda geração com tela de alta definição, GPS, alertas de colisão, de saída de faixa e de ponto cego, câmara de ré com alerta de movimentação traseira, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, controles eletrônicos de tração e de estabilidade, assistentes de partida em rampas e de descida. Há ainda um sistema de partida do motor por controle remoto e a função “Eco” no computador de bordo.

Chevrolet Trailblazer LTZ 2.8 Turbodiesel

Em suma, a versão LTZ se esforça para cativar seus potenciais consumidores nos detalhes e nos mimos ao motorista. Mas contraditoriamente, apesar do aspecto grande e vistoso, o Trailblazer padece de falta de visibilidade – poucos consumidores do segmento se lembram de incluir o modelo entre suas opções de escolha. Um “pecado” grave, mas que pode ser redimido com a ajuda do marketing da Chevrolet, responsável por colocar os modelos da marca no imaginário do público brasileiro.

Ponto a ponto

Desempenho – O motor 2.8 turbodiesel de 200 cv e 51 kgfm “sobra” e não se esforça para colocar os 2.161 kg do Trailblazer em movimento. Os 51 kgfm de torque, disponíveis a 2 mil rpm, proporcionam saídas vigorosas em qualquer tipo de situação. O casamento entre motor e o câmbio automático de seis velocidades resulta em uma boa dirigibilidade em qualquer faixa de giros. Nota 9.

Estabilidade – Como se espera de um carro desse porte, o SUV da Chevrolet é bastante estável em ciclo urbano. Seu comportamento em curvas transmite segurança na condução, mas há alguma inclinação e rolagem da carroceria, normais em um modelo de tal estatura. No entanto, o controle eletrônico de estabilidade ajuda a manter as coisas em ordem caso ocorra algum imprevisto. Nota 8.

Chevrolet Trailblazer LTZ 2.8 Turbodiesel

Interatividade – O novo interior caiu bem no Trailblazer. Os comandos ficam em locais de fácil acesso e a central multimídia MyLink de segunda geração possui tela sensível ao toque. O painel de instrumentos e o display central têm belo design inspirado na picape norte-americana Colorado, assim como o da S10. O volante traz controle de som, para atender chamadas de celular, controlar a velocidade de cruzeiro e o alerta de colisão. Nota 8.

Consumo – No Programa de Etiquetagem do InMetro, o Chevrolet Trailblazer equipado com motor 2.8 turbo diesel teve médias de 7,8 / 9,1 km/l com na cidade/estrada. O resultado lhe rendeu nota C na categoria e nota E no geral, por conta da alta emissão de poluentes do combustível. Nota 5.

Chevrolet Trailblazer LTZ 2.8 Turbodiesel

Conforto – O  espaço interno é bom. Motorista e passageiros das primeiras fileiras de bancos viajam com conforto e comodidades, como a saída de ar-condicionado traseira. A terceira fileira é ideal para crianças, visto o pequeno espaço para as pernas. Os bancos têm boa densidade e o motorista conta até com apoio lombar. O bom isolamento acústico torna o carro silencioso, mesmo na versão a diesel. Nota 8.

Tecnologia – O veículo é bem recheado de tecnologia, principalmente nessa versão. Traz a segunda geração da central multimídia MyLink, que ganhou tela de alta resolução e novas funções, entre elas o Android Auto e o Apple CarPlay, GPS, alertas de colisão, de saída de faixa e de ponto cego, câmara de ré com alerta de movimentação traseira, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, controles eletrônicos de tração e de estabilidade e assistentes de partida em rampas e de descida. Nota 9.

Chevrolet Trailblazer LTZ 2.8 Turbodiesel

Habitabilidade – Há diversos porta-trecos para guardar celular, chave, carteira e outros objetos no interior do veículo. O carro leva sete pessoas, mas o acesso à terceira fileira de bancos não é dos mais fáceis, mesmo com o sistema de recolhimento da segunda fileira. O porta-malas varia de 205 a 1.830 litros e mostra a versatilidade do modelo. Nota 7.

Acabamento – Foi uma das partes que mais melhoraram na Trailblazer. O “upgrade” fica evidente nos acabamentos macios ao toque, no painel em couro e no revestimento de couro marrom e perfurado. Os encaixes são bons e não há rebarbas. Na versão LTZ, os apliques de aço escovado aumentam a sensação de requinte. Nota 9.

Chevrolet Trailblazer LTZ 2.8 Turbodiesel

Design – O estilo ressalta a robustez. A nova identidade da marca trouxe ao visual dianteiro da Trailblazer mais imponência. As luzes diurnas de leds são incorporadas ao farol e deixam o carro com visual agressivo. A traseira não recebeu mudanças, apenas uma revisão no layout de luzes. O desenho das rodas de 18 polegadas completa o pacote de novidades. Nota 8.

Custo/benefício – O Chevrolet Trailblazer LTZ 2.8 turbodiesel custa R$ 189.990 com câmbio automático de seis velocidades. É um veículo bem caro, mas completo e sem opcionais. São R$ 48 mil a menos que o Toyota SW4, seu principal concorrente, e é tão ou mais equipado. Seu conjunto entrega ótimo desempenho e bons equipamentos de série. Nota 6.

Total – A Chevrolet Trailblazer LTZ 2.8 turbodiesel somou 77 pontos em 100 possíveis.

Impressões ao dirigir

Apesar do porte um tanto abrutalhado, a versão LTZ 2.8 Turbodiesel da Trailblazer é surpreendentemente afetuosa com quem está ao volante. A direção elétrica e os diversos sensores facilitam o trabalho de manobrar os 4,88 metros de comprimento e nem mesmo as apertadas vagas de shoppings ou garagens assustam. Em perímetro urbano, o acerto da suspensão é justo. O típico balanço da carroceria é sentido, mas nada que prejudique o conforto a bordo. Em curvas, a inclinação e rolagem da carroceria são perceptíveis, mas não comprometem a estabilidade.

Chevrolet Trailblazer LTZ 2.8 Turbodiesel

O trem de força é formado por um bom conjunto. O motor 2.8 turbodiesel acoplado com a caixa automática de seis marchas, com opção de trocas manuais na alavanca, dá ao utilitário um ótimo desempenho. Os 200 cv e 51 kgfm entregam a força necessária para tirar o Trailblazer da inércia e o amplo torque logo a 2 mil rpm impressiona em saídas mais rápidas.

Chevrolet Trailblazer LTZ 2.8 Turbodiesel

Para justificar os R$ 189.990 que cobra aos que querem tê-lo na garagem, o Chevrolet Trailblazer LTZ 2.8 Turbodiesel traz modernos itens de segurança, como o aviso de colisão, que possui três níveis diferentes de distância, e o alerta de mudança de faixa. No entanto, os sistemas só servem como alertas e não tomam qualquer atitude caso o motorista não mude o comportamento. Além deles, no quesito segurança ainda oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série. Como custa quase R$ 50 mil a menos que seu principal concorrente e é bem equipado, o Trailblazer LTZ 2.8 Turbodiesel só sente falta mesmo é de ser lembrado por quem poderia comprá-lo.

Ficha técnica

Chevrolet Trailblazer

MotorDiesel, dianteiro, longitudinal, 2.776 cm³, turbo com intercooler, com quatro cilindros em linha e 16 válvulas. Injeção direta eletrônica
Potência máxima200 cv a 3.600 rpm
Aceleração 0-100 km/h10,3 segundos
Torque máximo51 kgfm a 2 mil rpm
Diâmetro e curso94,0 mm X 100,0 mm
Taxa de compressão16,5:1
TransmissãoCâmbio automático de seis marchas à frente e uma a ré. Possui controle de tração. Tração integral com reduzida controlada por seletor eletrônico rotatório
Velocidade máxima180 km/h
SuspensãoDianteira independente com braços articulados, molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados. Traseira do tipo 5-Link, com molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados. Oferece controle eletrônico de estabilidade de série
Pneus265/60 R18
FreiosDiscos ventilados na frente e atrás. Oferece ABS com EBD
CarroceriaUtilitário esportivo montado em longarinas, com quatro portas e sete lugares. Com 4,89 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,84 m de altura e 2,85 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série
Peso2.161 kg, em ordem de marcha
Capacidade do porta-malasde 205 a 1.830 litros
Tanque de combustível76 litros
ProduçãoSão José dos Campos, São Paulo
Lançamento2012
Itens de sérieSistema MyLink com comandos de voz, GPS, Android Auto e Apple CarPlay, serviço OnStar grátis por 12 meses, alertas de colisão, de saída de faixa e de ponto cego, câmara de ré com alerta de movimentação traseira, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, sistema de partida do motor por controle remoto, luzes diurnas em leds, faróis de neblina, rodas de alumínio de aro 18, computador de bordo, velocímetro digital, informações no painel sobre manutenção do veículo, direção elétrica, pneus “verdes” de uso misto, sensor crepuscular e de chuva, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de estacionamento, vidros laterais com abertura e fechamento por meio da chave, sistema de áudio premium, ar-condicionado digital com oito velocidades, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, banco do motorista com ajustes elétricos, controles eletrônicos de tração e de estabilidade, assistentes de partida em rampas e de descida, freios ABS com EBD, airbags frontais, laterais e de cortina e sistema isofix para fixação de cadeirinhas infantis. 
PreçoR$ 189.990

Chevrolet Trailblazer LTZ 2.8 Turbodiesel

Autor: Fabio Perrota Junior (Auto Press)
Fotos: Isabel Almeida/Carta Z Notícias