Quando iniciou as vendas do Creta no Brasil, em meados de janeiro deste ano, a Hyundai sabia bem o que queria: abocanhar uma fatia do segmento da moda e incomodar os líderes. Sete meses depois disso, o SUV compacto global realizou em grande parte as pretensões da marca sul-coreana. O Creta hoje já é o quarto utilitário esportivo mais vendido do país e o terceiro quando se considera só os compactos – fica atrás do Honda HR-V e dos Jeep Compass e Renegade, este último por uma diferença de menos de 500 unidades no acumulado de janeiro a julho de 2017. Um dos principais trunfos do Creta é sua boa lista de equipamentos – principalmente na configuração de topo Prestige. 

A versão “top” do SUV produzido em Piracicaba impressiona pelos itens de conforto e tecnologia. Os retrovisores externos rebatem eletricamente, os faróis têm acendimento automático e o banco do motorista traz sistema de ventilação. Para economizar combustível, há o start/stop, com parada e acionamento automático do motor quando o carro está imóvel – e direção elétrica progressiva, que também facilita as manobras de estacionamento, junto com os sensores de estacionamento traseiro e a câmara de ré, transmitida a partir da nova central multimídia, batizada de BlueNav. A tela é touch de 7 polegadas, com GPS, Apple CarPlay, Google Android Auto, Bluetooth com streaming de áudio, MP3 player, reprodutor de fotos e vídeos, conexões USB e P1 e comandos no volante.

Hyundai Creta

Para a segurança dos ocupantes, o Creta Prestige já chega com seis airbags – além dos obrigatórios frontais, tem dois laterais de tórax e dois de cabeça. Há também controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, controle de estabilidade, sinalização de frenagem de emergência e farol direcional – que amplia a visibilidade em curvas à noite, com uma lâmpada exclusiva para iluminação lateral que foca na direção em que se gira o volante. Monitoramento de pressão dos pneus, trava de segurança para crianças nas portas traseiras e sistema de fixação de cadeirinhas infantis Isofix são outros itens de série.

O Creta traz nesta variante mais cara revestimentos internos que misturam tons. Os bancos têm couro marrom, acabamento das portas e apoio de braços lateral e central ganham couro preto, costuras na cor marrom, painel de textura exclusiva com detalhes na cor marrom e volante revestido em couro preto. O ar-condicionado é automático e digital e tem saídas para os passageiros de trás, a chave é presencial, com partida do motor a partir de um botão.

Hyundai Creta

O motor 2.0 litros do Creta Prestige tem sistema de partida a frio, bloco e cabeçote de alumínio e duplo comando variável de válvulas para admissão e escape, coletor de admissão variável e duplo comando no cabeçote. Ele rende 166 cv de potência com etanol e 156 cv com gasolina, sempre em 6.200 rpm. O torque é de 20,5 kgfm e 19,1 kgfm, nas mesmas condições, aos 4.700 giros. O câmbio é automático de seis velocidades, com trocas sequenciais. A suspensão é do tipo McPherson na frente e com eixo de torção na traseira. 

Mas a marca sul-coreana tem outros motivos para comemorar, além do bom desempenho de vendas do Creta. A Hyundai passou, desde janeiro deste ano, do sexto lugar em participação de mercado para a quarta posição, subindo dos 8,56% registrados no fim do primeiro mês de 2017 para os atuais 9,44%. Ao se falar apenas de carros de passeio, sem  comerciais leves, assume o terceiro lugar entre as marcas no acumulado até julho de 2017, com 10,84% do mercado. Resultados diretamente ligados à chegada do Creta no mercado brasileiro.

Ponto a ponto

Desempenho – O 2.0 litros flex do Creta Prestige é o mesmo do Hyundai ix35. Se no SUV maior o propulsor já dá conta do recado, no Creta proporciona um desempenho bastante vigoroso, com seus 166/156 cv de potência e 20,5/19,1 kgfm de torque com etanol/gasolina. Apesar de o torque máximo só aparecer aos 4.700 giros, o carro se mostra ágil bem antes disso e interpreta rapidamente as pisadas no acelerador. Nota 8.

Estabilidade – A altura mais elevada do SUV compacto é bem compensada pelo acerto de suspensão. O utilitário tem bom controle da carroceria e as rolagens são praticamente imperceptíveis, mesmo em trechos sinuosos. O controle eletrônico de estabilidade dificilmente entra em ação. Nota 8.

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Interatividade – Há muitos comandos, mas bastam alguns instantes no carro para se acostumar com eles. De maneira geral, está tudo à mão do condutor e o volante multifuncional da versão Prestige auxilia bastante a comunicação entre motorista e veículo. A tela da central multimídia é sensível ao toque e bem fácil de interagir e a chave presencial torna o carro bem amistoso. A visibilidade traseira é ajudada pelos bons espelhos externos. A direção é leve para realizar manobras em vagas e ganha firmeza em velocidades mais elevadas. Os faróis têm acendimento automático e, para os dias de calor, o banco do motorista conta com sistema de ventilação. Nota 9.

Consumo – De acordo com o programa de etiquetagem veicular do InMetro, o Hyundai Creta Prestige apresentou médias de 6,9 e 8,2 km/litro em trechos urbano e rodoviário quando abastecido com etanol. Com gasolina no tanque, registrou 10,0 e 11,4 km/l na cidade e estrada, respectivamente. Mesmo dispondo de muita potência, obteve notas A na categoria e C no geral. Nota 8.

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Tecnologia – Apesar de compartilhar a mesma linha de montagem em Piracicaba, o Hyundai Creta apresenta, entretanto, plataforma diferente da usada pelo HB20. Enquanto o hatch brasileiro deriva do compacto i20, vendido na Europa, o SUV é baseado na estrutura do sedã médio Elantra. A versão Prestige tem os recursos tecnológicos típicos nos modelos top do segmento, como ar digital, seis airbags, controles dinâmicos, tela “touch”, luzes diurnas em led e chave presencial. De inédito, há o banco refrigerado. Nota 8.

Conforto – Os bancos em couro têm boa densidade e tanto passageiros da frente quanto de trás dispõem de amplo espaço para pernas, joelho e cabeça. Nem mesmo um terceiro elemento atrás incomoda tanto, se o trajeto não for longo. A suspensão é macia e filtra bem as imperfeições do piso. O isolamento acústico se mostra eficiente e o som do motor só aparece em tocadas mais esportivas. Nota 9.

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Habitabilidade – As portas são largas e possuem bom ângulo de abertura para entrar e sair do veículo. Os porta-trecos não são numerosos, mas há bom espaço para objetos nas laterais das portas. Saídas de ar para os ocupantes traseiros ajudam a democratizar o ar-condicionado e o porta-malas comporta bons 431 litros. Nota 8.

Acabamento – O interior do Hyundai Creta Prestige não chega a impressionar diante do valor cobrado pelo modelo. Mas está entre os melhores dos SUVs compactos de marcas generalistas. Há plásticos rígidos, mas com encaixes perfeitos e revestimentos que melhoram bastante a primeira impressão. O acabamento em couro marrom nos bancos cria uma mistura interessante com o tom preto que predomina nas laterais e em boa parte do painel. Nota 8.

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Design – Muitos dos novos SUVs compactos parecem ter bebido na mesma fonte de estilo. Mas o Creta traz linhas mais retas e marcadas que dão um toque de modernidade, robustez e sofisticação. Além disso, como é construído a partir de uma plataforma para modelos médios, o porte do Creta o faz parecer maior do que realmente é. Tamanho é um valor importante no segmento. Nota 8.

Custo/benefício – A Hyundai pede R$ 100.990 pela versão topo de linha do Creta, que traz seis airbags, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, gerenciamento de estabilidade, central multimídia completa com tela touch de 7 polegadas, navegação GPS e comandos no volante. O motor 2.0 também é o mais potente da categoria e o espaço interno é bastante generoso. O Creta Prestige não é a opção mais barata do segmento, mas justifica seu preço pelo desempenho e pela tecnologia embarcada. Nota 7.

Total – O Hyundai Creta Prestige somou 80 pontos em 100 possíveis.

Impressões ao dirigir

A primeira impressão que se tem diante do Creta é a de que se trata de um modelo maior do que ele de fato é. Além do desenho que valoriza as linhas retas, o modelo é mais imponente e robusto que seus concorrentes diretos. E, na versão Prestige, que traz tudo que um Creta pode oferecer, chama atenção o seu alto nível de equipamentos. 

Além dos equipamentos tradicionais, entram na lista o sistema start/stop, direção elétrica progressiva, chave presencial, bancos com refrigeração, monitoramento de pressão dos pneus, central multimídia completa, seis airbags, além dos controles dinâmicos de estabilidade e tração. São elementos que não apenas facilitam o uso diário do modelo como também proporcionam mais segurança aos motoristas e, de quebra, vocacionam o Creta Prestige ainda mais como um veículo familiar.

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O motor 2.0 da configuração é uma espécie de tapa na concorrência direta do segmento, com seus 166 cv máximos. Ele move os 1.300 kg do SUV com extrema facilidade e é bem difícil sentir falta de força em qualquer situação. O câmbio automático responde prontamente às pisadas no acelerador, reduzindo ou estendendo as marchas quando se invoca desempenho e aliviando o gasto de combustível e de força ao se carregar com menos força o pedal direito. 

A desenvoltura diante de caminhos em curva é nítida, mesmo quando se está em velocidade elevada. É claro que convém não abusar tanto, visto que nem se trata de um modelo com uma proposta esportiva. Mas, convém frisar, é possível arrancar alguma diversão ao volante do Creta Prestige, que só é vendida com essa motorização – outras versões podem ter propulsor 1.6.

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O interior é amplo e oferece espaço suficiente para transportar confortavelmente até mesmo cinco adultos. O porta-malas de 431 litros comporta boas compras de supermercado ou a bagagem para uma viagem em família, além de poder ser ampliado até 1.425 litros, com o rebatimento dos assentos traseiros. Para esses momentos, a nova central multimídia criada especialmente para a configuração também é uma vantagem. O equipamento mescla a comodidade de um GPS embarcado com bons trunfos de conectividade – com a compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto. 

Ficha técnica

Hyundai Creta Prestige

MotorGasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.999 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, duplo comando no cabeçote, duplo comando variável de válvulas, injeção eletrônica multiponto e acelerador eletrônico
TransmissãoCâmbio automático de seis marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira
Potência166 cv com etanol e 156 cv com gasolina a 6.200 rpm
Torque máximo20,5 kgfm com etanol e 19,1 kgfm com gasolina a 4.700 rpm
Diâmetro e curso82,0 mm X 93,5 mm
Taxa de compressão12,1:1
SuspensãoDianteira independente tipo McPherson. Traseira com eixo de torção. Controle eletrônico de estabilidade
Pneus215/60 R17
FreiosDiscos ventilados na frente e tambores atrás. Oferece ABS com EBD
CarroceriaUtilitário esportivo com quatro portas e cinco lugares. Com 4,27 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,63 m de altura e 2,59 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série. 
Peso1.399 kg em ordem de marcha
Capacidade do porta-malas431litros. 
Tanque de combustível55 litros
ProduçãoPiracicaba, São Paulo
Itens de sérieBarras de teto longitudinais na cor prata, monitoramento de pressão dos pneus, travamento automático das portas e do porta-malas a 20 km/h, trava de segurança para crianças nas portas traseiras, limpador e desembaçador do vidro traseiro, fixação Isofix para cadeirinha de bebê, destravamento automático das portas em caso de acidente, estrutura com deformação programada, barras de proteção lateral, alarme periférico, direção elétrica progressiva, travas elétricas nas portas e porta-malas, retrovisores externos com ajuste elétrico e rebatíveis, sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor, volante com regulagem de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste de altura e ventilação, banco traseiro rebatível e bipartido 60/40, duas tomadas 12V no console central, rodas de liga leve de 17 polegadas, ar-condicionado digital e automático com saídas traseiras, vidros elétricos, chave presencial para acesso ao veículo e partida do motor, computador de bordo, faróis de neblina dianteiros, sinalização de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro, faróis direcionais com luz diurna de led, controle de velocidade de cruzeiro, painel com acabamento na cor marrom, volante revestido em couro, apoios de braço nas portas e no console central em couro, bancos de couro marrom e revestimento de porta em couro preto, câmera de ré, acendimento automático dos faróis, central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas, GPS e Bluetooth. 
PreçoR$ 100.990

Hyundai Creta

Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Isabel Almeida/CZN