Poderia ser apenas mais uma remodelação automotiva típica: mudanças nos faróis, grade e paralamas dianteiros, novas rodas e alguns cromados a mais. Mas a Chevrolet resolveu ir um pouco além no lançamento da picape S10 linha 2017. Além do novo visual, que acompanha a atual identidade global da marca, introduziu uma importante novidade mecânica – a direção hidráulica deu lugar a uma direção eletricamente assistida. Também na lista de equipamentos, a picape média trouxe inovações: alerta de colisão e de saída involuntária de faixa, faróis com leds, acionamento do motor por controle remoto, OnStar – um sistema de telemática que oferece serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e conectividade – e multimídia com Android Auto e Apple CarPlay.

As alterações visuais ficaram mais concentradas na parte frontal: novos faróis, grade, capô, rodas e para-choque redesenhados. O capô recebe agora uma cavidade esculpida na parte posterior. A grade está mais alongada e vai até os faróis, que foram redesenhados e incorporam luz de condução diurna em leds. O para-choque traz apêndices aerodinâmicos nas extremidades emoldurando as luzes auxiliares e uma espécie de peito de aço logo abaixo da moldura da placa. Na lateral, os retrovisores ganharam repetidores de pisca. Na traseira, a discreta e solitária novidade aparece na tampa da caçamba das versões "top": uma câmara de ré embutida na maçaneta.

Chevrolet S10 2017

Por dentro, os revestimentos foram aprimorados e algumas partes emborrachadas foram acrescidas. O painel de instrumentos foi remodelado para acomodar maior quantidade de itens. Entre eles está um computador de bordo de última geração com informações como velocímetro digital, a pressão dos pneus e parâmetros de manutenção do veículo, incluindo a vida útil do óleo. Possui a interessante função “ECO”, que auxilia o motorista a conduzir o veículo de uma maneira a privilegiar o menor consumo de combustível. Nas versões mais caras, o centro do painel ficou mais imponente com as saídas de ar maiores e com o multimídia MyLink de segunda geração com GPS. O sistema passa a agregar tela de alta resolução e novas funções, entre elas o Android Auto e o Apple CarPlay. Entre os novos equipamentos disponíveis na S10 estão o acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, retrovisor central eletrocrômico, câmara de ré com gráficos para auxílio em manobras, sensor de estacionamento dianteiro e acionamento remoto da ignição.

Chevrolet S10 2017

Em termos mecânicos, continuam os motores 2.8 TurboDiesel, de 200 cv, ou 2.5 Flex, de 206 cv. Já o veterano motor 2.4 FlexPower foi descontinuado. Além da introdução da direção elétrica, a parte estrutural do modelo também foi retrabalhada. Os conjuntos de suspensão e de freio são novos e os sistemas de controle de vibrações e de ruídos receberam aperfeiçoamentos. Segundo a Chevrolet, a nova S10 está até 5% mais econômica, em virtude da utilização de materiais mais leves, de novos componentes mecânicos e soluções aerodinâmicas. Outros destaques do conjunto são os controles eletrônicos de tração (TC) e de estabilidade (EPS) e os assistentes de partida em rampas (HSA) e o de descida (HDC). Os freios ABS contam com EBD de última geração e a picape incorpora ainda novas tecnologias, como o alerta de desvio de faixa e o alerta de colisão frontal, comuns apenas a carros de passeio de categorias superiores.

Chevrolet S10 2017

A S10 modelo 2017 oferece um total de treze variações de configurações. São quatro versões de acabamento – LS, LT, LTZ e High Country –, três opções de cabine –simples, dupla e chassis cab –, duas de motorização – 2.8 TurboDiesel e 2.5 SIDI Flex –, dois tipos de transmissão – manual e automática, ambas de seis velocidades – , além de dois tipos de tração – 4X2 e 4X4 com reduzida. Com cabine simples, a única opção é LS 2.8 Diesel 4X2, de R$ 105.290 – não há mais a versão flex. Na versão cabine dupla, os preços partem de R$ 97.890 na LT 2.5 Flex manual – a antiga versão Advantage da S10, equipada com motor 2.4 FlexPower, deixou de existir – e vão até os R$ 167.490 da LTZ High Country 4X4 2.8 diesel automática.

Primeiras impressões

Ribeirão Preto/SP - A apresentação da S10 compreendeu um passeio de mais de 350 quilômetros pelas estradas da periferia de Ribeirão Preto, no interior paulista. Além disso, foi montado em uma fazenda da região um divertido circuito off-road, especificamente para colocar à prova os atributos lameiros da linha 2017 de picape média da Chevrolet. A versão avaliada foi a “top” LTZ High Country 4X4 2.8 diesel automática, de R$ 167.490. Aquela que traz tudo que uma S10 pode oferecer em termos de diversão e conforto.

Chevrolet S10 2017

Já nas primeiras manobras, já é possível perceber a atuação de um dos mais bem-vindos reforços da linha 2017 de S10 – a nova direção elétrica, que substitui a antiga hidraulicamente assistida. Desde a hora de sair do estacionamento, a novidade mostra sua efetividade e confere à picape média uma manobrabilidade surpreendente, similar à dos carros de passeio. No trânsito urbano, a direção elétrica, aliada ao bem equilibrado conjunto suspensivo, deixa o robusto utilitário diesel um comportamento bastante neutro e cordial. Quando chegam as rodovias, o motor 2.8 diesel mostra harmonia com a caixa automática de seis velocidades, com opção de acionamento manual das marchas. O conjunto viabiliza retomadas consistentes e ultrapassagens seguras, transmitindo uma percepção de que sobra força para atender às exigências do motorista. Nas curvas, apesar da caçamba vazia, o comportamento foi bastante sóbrio e equilibrado.

Chevrolet S10 2017

Mas é no circuito off-road que a S10 LTZ High Country 4X4 2.8 diesel automática deixa aflorar a sua faceta mais lúdica. Ao atravessar riachos, buraqueiras, lamaçais e valões de todos os tipos, a picape média da Chevrolet prova que suas capacidades lameiras são efetivas. Dá para encarar muita coisa em termos de "fora de estrada" sem medo e sem que o veículo apresente sinais de fadiga ou vacilação. E também sem comprometer demais o conforto a bordo, já que a nova suspensão realiza um trabalho muito bom de filtragem das irregularidades do piso. Não que alguém imagine meter um veículo de R$ 167.490 numa buraqueira sinistra – mas, se for necessário, a S10 topo de linha não faz feio.

Chevrolet S10 2017

Ficha técnica

Chevrolet S10 2017

Motor Dieseldianteiro, longitudinal, 2.776 cm³, turbo, com intercooler, com quatro cilindros em linha e 16 válvulas. Injeção direta e acelerador eletrônico
TransmissãoCâmbio manual ou automático de seis marchas à frente e uma a ré. Tração traseira com 4X4. Controle eletrônico de tração
Potência máxima200 cv a 3.600 rpm
Aceleração 0-100 km/h10,3 s
Velocidade máxima180 km/h
Torque máximo44,9 kgfm (manual) ou 51 kgfm (automática) a 2 mil rpm
Diâmetro e curso94,0 mm X 100,0 mm
Taxa de compressão16,5:1
Motor FlexGasolina e etanol, dianteiro, longitudinal, 2.457 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, duplo comando variável de válvulas no cabeçote. Injeção direta de combustível
TransmissãoCâmbio manual de seis marchas à frente e uma a ré. Tração traseira com 4X4. Controle eletrônico de tração. 
Potência máxima197 cv a 6.300 rpm com gasolina e 206 cv a 6 mil rpm com etanol
Torque26,3 kgfm com gasolina e 27,3 kgfm com etanol a 4.400 rpm
Aceleração 0-100 km/h9,5 s com gasolina e 9,1 s com etanol
Velocidade máxima163 km/h
Diâmetro e curso88 mm X 101 mm
Taxa de compressão11,2:1
SuspensãoDianteira independente com braços articulados, molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados. Traseira com feixe de molas semielípticas de dois estágios e amortecedores hidráulicos e pressurizados. Oferece controle de estabilidade
Pneus245/70 R16 (Freeride) e 265/60 R18 (High Country)
FreiosDianteiros por discos ventilados e traseiros a tambor. ABS com EBD de série
CarroceriaPicape montada sobre longarinas com quatro portas e cinco lugares. Entre 5,36  5,41 metros de comprimento, 1,87 m de largura, entre 1,78 m e 1,84 m, e 3,10 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais de série
PesoDe 1.772 kg a 2.042 kg
Capacidade de cargaEntre 817 kg e 1378 kg
Tanque de combustível76 litros
ProduçãoSão José dos Campos, Brasil
Lançamento da geração no Brasil2012

Chevrolet S10 2017

Itens de série e Preços

Cabine Dupla 2.5 Flex LT Manualduplo airbag, freios ABS com EBD, faróis de neblina, desembaçador do vidro traseiro, nova roda de alumínio de 16 polegadas, capota marítima, ar-condicionado, piloto automático, direção elétrica, ajuste de altura do volante, travas elétricas, vidros elétricos, retrovisores elétricos com setas integradas, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, sensor de estacionamento traseiro e MyLink2 com tela de 7 polegadas
PreçoR$ 97.890 (4X2) e R$ 106.590 (4X4). 
Cabine Dupla 2.5 Flex LTZ Manualtodos da versão LT mais controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em aclive, lanterna de neblina, sensor crepuscular, sensor de chuva, alerta de saída de faixa, alerta de colisão frontal, rack de teto, nova roda de alumínio de 18 polegadas, painel com acabamento soft touch, ar-condicionado automático, volante multifuncional, retrovisor interno eletrocrômico, câmara de ré, sensor de estacionamento frontal, retrovisores externos com rebatimento elétrico, luzes de condução diurna (DRL) em LED, MyLink2 com tela de 8 polegadas e GPS integrado e sistema OnStar
PreçoR$ 113.690 (4X2) e R$ 120.790 (4X4)
Cabine Simples 2.8 Diesel 4×2 LS manualduplo airbag, freios ABS com EBD, rodas de aço com aro de 16 polegadas, ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos, travas elétricas, rápido com Bluetooth e conexão USB, direção elétrica, sistema de monitoramento da pressão dos pneus
PreçoR$ 105.590
Cabine Dupla 2.8 Diesel LT manualtodos da LS mais faróis de neblina, desembaçador do vidro traseiro, rodas de alumínio com aro de 16 polegadas, capota marítima, piloto automático, ajuste de altura do volante, retrovisores com ajuste elétrico e setas integradas, MyLink2 com tela de 7 polegadas e sensor de estacionamento traseiro
PreçoR$ 127.290 (4X2) e R$ 139.290 (4X4). 
Cabine Dupla 2.8 Diesel 4×4 LTZ automáticatodos da LT mais transmissão automática, controle eletrônico de estabilidade, acionamento remoto da ignição, assistente de partida em aclive, lanterna de neblina, sensor crepuscular, sensor de chuva, alerta de saída de faixa, alerta de colisão frontal, rack de teto, nova roda de alumínio de 18 polegadas, painel com acabamento soft touch, ar-condicionado automático, volante multifuncional, retrovisor interno eletrocrômico, camera de ré, sensor de estacionamento frontal, retrovisores externos com rebatimento elétrico, luzes de condução diurna (DRL) em LED, MyLink2 com tela de 8 polegadas e GPS integrado e sistema OnStar
PreçoR$ 150.190. 
Cabine Dupla 2.8 Diesel 4X4 High Country automáticatodos da LTZ mais lanternas em leds, rack de teto com barras transversais, santantônio exclusivo da versão, banco do motorista com regulagem elétrica de altura, distância e inclinação, bancos com acabamento em material premium perfurado, roda de alumínio de 18 polegadas com desenho exclusivo
PreçoR$ 167.490

Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira (Auto Press)
Fotos: Divulgação