A Fiat, principalmente na Europa, tem uma atenção especial com os veículos comerciais. Não à toa, a marca se propõe a atuar em segmentos distintos desde nicho, seja variando os tipos de carrocerias ou os tamanhos. Velho conhecido dos brasileiros, o Fiat Ducato foi renovado recentemente na Itália. Mas a marca italiana achou pouco e tratou de lançar uma opção para quem procura uma van ou furgão menor que o Ducato, mas maior que o Dobló. Para isso, ressuscitou o Talento, que foi construído entre 1981 e 1993, em sua primeira geração, e agora “renasce” de uma parceria entre a fabricante italiana e a aliança Renault-Nissan – a base é a mesma do Renault Trafic.

Fiat Talento

A marca promete um modelo indicado principalmente para as rotas dinâmicas urbanas, mas com boa oferta de espaço. A intenção é transmitir a ideia de que se trata de um comercial que pode se sair bem tanto no transporte de cargas quanto de passageiros. Daí se explica a escolha do nome: passar, simbolicamente, a ideia de valor e também de versatilidade, além de certa habilidade no desempenho.

Fiat Talento

Para garantir a funcionalidade e o conforto, a Fiat oferece uma ampla gama de equipamentos e soluções. É possível transportar objetos longos de até 3,75 metros na versão standard ou até 4,15 m na configuração com entre-eixos alongado. As portas traseiras abrem a 255° e o volume de carga varia entre 5,2 m³e 8,6 m³, dependendo da versão – nesse último caso, com entre-eixos alongado e teto alto. Para todas as especificações, são fornecidos de série os freios ABS com EBD, airbags frontais e controles eletrônicos de tração e estabilidade. Como opcionais, a segurança pode ser reforçada com airbags laterais, controle de estabilidade para reboque e câmara de ré no retrovisor interior. Há uma central multimídia com tela “touch” de sete polegadas, GPS, entrada USB e Aux, Bluetooth e viva-voz, além de rádio e CD player.

Fiat Talento

Para mover o Fiat Talento, há três opções de motores 1.6 diesel, todos nos padrões estipulados pelo Euro6. O de entrada é um Multijet turbo de 95 cv e 26,5 kgfm de torque. A motorização intermediária é um biturbo reajustado para render 120 cv e 30,6 kgfm. A mais forte utiliza também um biturbo, mas de 145 cv e 34,7 kgfm. Na Europa, os preços começam em 20.850 euros, cerca de R$ 71 mil, na versão standard furgão, e 22.850 euros, algo em torno de R$ 77.700, para van com seis lugares. (Com a colaboração de Márcio Maio/Auto Press)

Primeiras impressões

Conforto em evidência

Turim/Itália – Basta entrar no novo Fiat Talento para perceber que o conforto foi priorizado no projeto. Os bancos recebem bem todos os passageiros e o volante e todos os comandos necessários para o motorista são posicionados de modo a garantir uma condução tranquila e relaxante. Há ainda numerosos porta-objetos que, se somados, atingem uma capacidade total de 90 litros. Para quem valoriza o conceito de “escritório móvel”, é possível incluir um assento reclinável central, que se transforma em um compartimento para armazenar ou apoiar documentos, além de se tornar ainda uma mesa dobrável.

Fiat Talento

Basta deixar o estacionamento para se surpreender com a desenvoltura da van. A impressão é a de se dirigir um carro de passeio, pronto para as situações rotineiras do dia a dia. O quadro de informações é funcional. Na verdade, tudo é bem simples, mas objetivo. De fato, o Fiat Talento se torna um parceiro dos profissionais da estrada, artesãos e comerciantes, além de inúmeras outras atividades que podem ser atendidas pelo modelo. Encontrar defeitos é um desafio.

Fiat Talento

Autor: Sabrina Poli (Infomotori.com/Itália)
Fotos: Divulgação