A Volkswagen Multivan T6, que chegou no final do ano passado ao mercado europeu, é herdeira de um símbolo não só da indústria automotiva, mas de toda uma geração. Trata-se da sexta geração da T1, que em alguns mercados, como o Brasil – onde foi fabricada ininterruptamente por 56 anos –, tornou-se conhecida como Kombi. A van colocada em produção em 1950 na Alemanha ultrapassou fronteiras e tornou-se, nas décadas seguintes, um ícone contracultura hippie nos Estados Unidos, depois de transportar boa parte da plateia de Woodstock e dos protestos contra a Guerra do Vietnã. Era o veículo que muitos jovens queriam comprar depois de terminar o ensino médio, para uma longa turnê “on the road” com amigos. E esse veículo tão cheio de história chega agora à sua sexta geração – completamente atualizado, mas sem esquecer as experiências passadas.

Volkswagen Multivan T6

A grande revolução estilística veio com o T3, em 1979, quando o simpático estilo “pão de forma” dos primórdios deu lugar a formas mais quadradonas e robustas. De lá para cá, design evoluiu bastante até a Multivan atual, que ostenta um aspecto exterior bastante limpo, típico dos utilitários contemporâneos. A frente é marcada pelo conjunto ótico de leds que forma a máscara frontal. Em ambas as laterais, se destacam as amplas portas de correr, que permitem acessar a segunda e terceira fila. As rodas são de 17 polegadas. Na traseira, a porta avantajada abre verticalmente, para acomodar até 4,3 metros cúbicos de carga.

Volkswagen Multivan T6

Se do lado de fora é tudo muito comum às vans atuais, o interior oferece um espetáculo ao qual é difícil ficar indiferente. Os sete lugares da versão avaliada são bem espaçados e definidos. As duas primeiras fileiras têm apenas um par de assentos, o que permite que os espaços a bordo se tornem arejados e aconchegantes. Os assentos traseiros podem deslizar para frente e para trás e até mesmo ser girados, de modo a permitir que os passageiros formem um círculo para interagir melhor durante as viagens mais longas. Tanto a segunda quanto a terceira fileira de bancos têm saídas de ar condicionado dedicadas. Vidros com películas protetoras e cortinas cuidam de aumentar o conforto e a privacidade.

Volkswagen Multivan T6

Painel de instrumentos e console central seguem o padrão clássico da Volkswagen, com o sistema de infoentretenimento com touchscreen no centro, acima dos controles de ar-condicionado. Os mostradores do velocímetro e tacômetro são separados por um pequeno display TFT. O acabamento meticuloso é onipresente, além de ser fácil observar pequenos confortos, tais como apoios de braços para a frente de duas das fileiras dos assentos, barras de apoio onde quer que podem vir a calhar e um espaço muito generoso a bordo. Um curioso sistema de intercomunicação permite amplificar a voz daqueles que se sentam na frente, para serem ouvido por aqueles que estão por trás – algo que pode ser oportuno quando se viaja com uma família grande e barulhenta. Mas a verdade é que a Multivan se dá muito bem como um veículo de transporte, seja para executivos, turistas ou familiares.

Volkswagen Multivan T6

A Volkswagen Multivan T6 pode ser preparada de várias maneiras, tanto no que diz respeito ao trem de força, quanto ao número de assentos e utilização. Na Alemanha, começa a partir de € 37.940 – R$ 129 mil – para a versão Trendline 2.0 TDI e chega a € 65.580 – R$ 223 mil – na versão de topo Highline com motor 2.0 litros TDI, 4Motion all-wheel drive e transmissão automática DSG. (colaborou Luiz Humberto Monteiro Pereira/Auto Press)

Primeiras impressões

Pela estrada afora

Vicenza/Itália - A Multivan Comfortline de sexta geração avaliada era equipada por um sólido motor diesel TDI de 2.0 litros com 150 cv e homologação Euro 6. Entre a cidade e rodovia, a van da Volkswagen provou ser um companheiro de viagem perfeito, embora seu o preço não seja dos mais acessíveis.

Volkswagen Multivan T6

As seis gerações da Transporter já percorreram um longo caminho, que rendeu inúmeras sugestões para o fabricante de Wolfsburg sobre como melhorar seu produto. A Multivan oferece um aproveitamento singular dos espaços. Um dos pontos fortes encontrados durante o teste é posição de dirigir, que não é como a de qualquer furgão. O volante tem dimensões dos volantes de automóvel e o painel segue o design limpo da Volkswagen, que consegue colocar à vontade aqueles que dirigem.  A qualidade dos componentes, a partir do estofamento e continuando com vários acabamentos, tem tudo para se tornar referência em seu segmento. Mais do que um veículo de trabalho, a Multivan aos poucos se tornou uma sala de estar confortável, adequada para famílias que querem se movimentar no máximo conforto, mesmo em longas distâncias. E o atual T6 deixa muitas minivans e peruas “no chinelo” na tarefa de combinar conforto e prazer de dirigir.

Volkswagen Multivan T6

Quando o motorista se torna mais familiarizado com o ambiente, percebe que todos os controles estão no lugar. O câmbio manual de seis velocidades é alcançado com facilidade, bem como a alavanca imponente do freio de estacionamento. O motor, desde o momento em que se dá a partida, se revela muito tranquilo. Pouco restou das vibrações características dos motores diesel dos veículos comerciais de alguns anos atrás. Mesmo os pedais não são grandes, o que ajuda o motorista a se adaptar rapidamente.

As manobras são simples, graças em grande parte ao raio de giro e boa visibilidade traseira. Não é um veículo para ser dirigido como um carro pequeno, mas a Volkswagen Multivan é capaz de fazer-se pequena quando necessário. O motor é muito flexível e fluido, e a agilidade que oferece é um prazer do qual o motorista não quer se separar. Esta nova Multivan é, com as devidas proporções, uma van esportiva. Talvez a performance fosse mais comedida se houvesse a bordo uma grande família e sua bagagem, mas dá para presumir que o T6 se defenda bem de qualquer maneira. É surpreendente a sua grande estabilidade na estrada – é possível atingir sem hesitação, mesmo em velocidades proibitivas para esse tipo de veículo. O efeito dos ventos laterais é eventualmente perceptível, algo mais que aceitável em um veículo desse porte. Dirigir a Multivan é uma grande experiência, a partir da facilidade com é possível se adaptar às suas amplas dimensões, que parecem desaparecer quando se assume o volante. Dirigibilidade, conforto a bordo e acabamento são os pontos fortes da nova Multivan Comfortline.

Autor: Silvia Gianfrancesco (do Infomotori.com/Itália)
Fotos: Divulgação