O luxo é lugar-comum nos automóveis Mercedes-Benz. Mas a marca alemã quer expandir o conforto e o requinte à gama de comerciais leves. A marca se prepara para lançar em maio, no mercado europeu, a nova Classe V. A van de luxo vem para ocupar o lugar da antiga Viano e chega recheada de equipamentos. Disponível em duas linhas – Classe V e Classe V Avantgarde -, o carro traz pacotes exclusivos de interior e exterior, duas opções de distância entre-eixos, três comprimentos de carroceria entre 4,89 metros e 5,37 m e três configurações de motores. Isso além de muitos opcionais de conforto, segurança e tecnologia.
Na frente, destacam-se a grade vertical do radiador, com a estrela em três pontas tridimensional e faróis avançados com opção de leds em todas as suas funções. Nas laterais, duas linhas se elevam em direção à traseira. No interior, bancos, volante e alavanca do câmbio são oferecidos em napa e o painel é estilizado em duas partes. Um grande friso tridimensional separa a superior da inferior, reforçando a ideia de amplitude. O volante multifuncional conta com 12 botões e borboletas para trocas de marcha nas configurações com transmissão automática. O display central tem a opção de vir acompanhado de um touchpad capaz de acionar todas as suas funções e com entrada de caracteres de forma idêntica a dos smartphones. Há ainda um navegador GPS, sistema de controle por voz, transmissão de informações sobre trânsito em tempo real e som com 16 alto-falantes que permite comunicação entre os passageiros da frente e os outros pelas caixas de som, a partir de um microfone no painel de controle do teto.
Outro opcional que reforça o conforto do modelo é o sistema de controle climático Thermotronic, com diferentes modos de ventilação para climatização individualizada. Com ele, é possível escolher regulagens de fluxo e detecção de túneis para ativar automaticamente a recirculação de ar no carro. Já em relação à posição dos passageiros, os bancos traseiros permitem numerosas configurações. De série, o Classe V traz, além dos assentos do motorista e carona, quatro assentos com apoios de braço e dispostos em duas fileiras. Mas existem ainda inúmeras configurações com assentos para dois ou três passageiros na segunda e terceira fileiras.
Sob o capô, a Classe V traz um motor turbodiesel 2.1 litros com três opções de potência. O V200 CDI desenvolve 136 cv com torque de 33,6 kgfm, enquanto o V220 CDI entrega 163 cv e 38,7 kgfm. Nesta segunda configuração, a média de consumo beira os 17,5 km/l. Esse número passa para 16,5 km/l na versão de topo do motor, a V 250 Bluetec, que chega a 190 cv e 44,9 kgfm de torque. Mas, nas fases de aceleração, com over-torque, esses números crescem para 204 cv e 48,9 kgfm. Com isso, a van acelera de zero a 100 km/h em apenas 9,1 segundos. O V 250 Bluetec é sempre equipado com a transmissão automática de sete marchas, item opcional nos outros propulsores.
A Classe V oferece quatro formas de condução: econômica, confortável, esportiva e manual. Destaque também para a regulagem seletiva de suspensão e controle eletrônico de estabilidade adaptativo. A segurança é favorecida ainda com assistente de vento cruzado, de atenção para o motorista – que detecta sinais de cansaço e fadiga no condutor – e de estacionamento. A visibilidade pode ser melhor com a opcional câmara de 360° e longas viagens são facilitadas pelo assistente de prevenção de colisões do controle de velocidade adaptativo, assistente de sinais de tráfego com alerta de contramão, assistente de manutenção de faixa de rolamento, sistema de iluminação inteligente com leds e assistente de farol alto adaptativo. Itens que cumprem a ambiciosa missão de tornar a Classe V uma referência em conforto e segurança para transporte de luxo de pessoas.
Primeiras impressões
Hamburgo/Alemanha – A nova Classe V é um veículo que proporciona agradáveis viagens. Em mais de 200 quilômetros de test-drive com o modelo Avantgarde equipado com motor de 250 BlueTEC, o quatro cilindros de 190 cv e transmissão automática de sete velocidades impressionou. Não fosse por sua altura de 1,88 metro, seria facilmente comparada à direção de um sedã de luxo. Principalmente por sua esportividade e pelo conforto dos assentos, nível de acabamento, padrão de revestimentos e inúmeras tecnologias disponíveis para os passageiros.
Na direção, quatro programas de condução estão à mão do motorista para adequar o carro às necessidades. O sistema de som da Burmester amplifica a voz dentro do veículo e diminui a distância entre os ocupantes, o que facilita a comunicação da parte da frente com a de trás. No habitáculo, tudo funciona com muita suavidade e tranquilidade. E isso mesmo em altas velocidades, graças ao sistema de suspensão ativa e todos os outros recursos que a Classe V traz. É um modelo que certamente vem para brigar em seu segmento.
Ficha Técnica
Mercedes-Benz Classe V 250 Avantgarde
Motor: Diesel, dianteiro, longitudinal, 2.143 cm³, quatro cilindros em linha, biturbo com intercooler, quatro válvulas por cilindro. Injeção direta e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio automático de sete marchas à frente e uma a ré. Tração traseira.
Potência máxima: 204 cv a 3800 rpm.
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,1 segundos.
Velocidade máxima: 206 km/h.
Torque máximo: 48,9 kgfm entre 1.400 e 2.400 rpm.
Diâmetro e curso: 83 mm X 99 mm.
Suspensão: Dianteira McPherson com molas helicoidais e traseira independente com molas helicoidais. Oferece controle eletrônico de estabilidade e regulagem seletiva do sistema de amortecimento.
Pneus: 225/55 R17.
Freios: Discos ventilados à frente e discos maciços atrás com ABS.
Carroceria: Furgão com cinco portas e até oito lugares. Com 5,14 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,88 m de altura e 3,20 m de distância entre-eixos. Airbags dianteiros laterais para tórax e pélvis
Peso: 2.145 kg.
Tanque de combustível: 57 litros.
Produção: Vitória, Espanha.
Lançamento mundial: 2014.
Preço: A partir de 49.183 euros, o equivalente a R$ 152.500.
Autor: Carlo Valente (Infomotori/Itália)
Fotos: Divulgação