A série F é tratada de forma especial nos Estados Unidos. Suas vendas por lá superam as do esportivo Mustang e ultrapassam 32 milhões de unidades. Só para se ter uma ideia, isso significa que a Ford vendeu um a cada minuto, sem parar, desde 1948. Para comprovar o fenômeno, trata-se do projeto mais vendido durante 33 anos consecutivos. Uma credencial que justifica investimentos de grande porte e inovações para, se não impulsionar esses números, pelo menos mantê-los. Caso do que aconteceu na mais recente geração da F-150, apresentada inicialmente no Salão de Detroit de janeiro de 2014 e lançada no segundo semestre do ano passado.

13ª geração da Ford F-150

Na linha 2015, a Ford aprimorou o chassi em formato de escada da F-150. Totalmente novo, ele traz uma quantidade de aço de alta resistência, mais forte e leve. Ligas de alumínio – de uso militar, também aplicadas na indústria aeroespacial e no transporte comercial e energia – foram introduzidas em toda a carroceria, aumentando a resistência a torção e impactos e reduzindo o peso em cerca de 318 kg. Isso serviu para aumentar a capacidade de carga, de aceleração e frenagem, com ganho de eficiência.

Visão traseira da picape

Em termos de tecnologia, os benefícios não ficam atrás. Câmaras externas propiciam visão 360° e os faróis e lanternas traseiras são em leds. Rampas de carga integradas facilitam o carregamento de equipamentos e motos e há ainda um auxiliar de engate de reboque com câmara traseira, que alinha a picape ao reboque com facilidade. Além disso, esse sistema usa novos cabos que ajudam a identificar e informar o motorista sobre possíveis problemas de conectividade do reboque, luzes apagadas ou queimadas e falhas na bateria. Completando os aparatos externos, lanternas de leds foram instaladas nos retrovisores, melhorando a iluminação ao redor do veículo.

Interior da nova Ford F-150

Por dentro, tomadas de energia de 400 watts e 110 volts garantem a recarga de ferramentas elétricas, baterias ou aparelhos móveis. O painel ganhou nova tela LCD de 8 polegadas com aplicativos atualizados que informam desde economia de combustível a dicas de reboque. A caçamba recebeu iluminação também em leds, nas laterais, para ajudar na localização de ferramentas e outros itens. Fica disponível ainda sistema multimídia Sync, assistente de partida em rampa, câmara de visão traseira, sensor de ré, controle de freio do reboque e degrau extensível na caçamba.

Detalhe do emblema F-150

Sob o capô, a nova F-150 conta com quatro opções de motores. O novo EcoBoost 2.7 litros com start/stop – que desliga o motor em paradas como as de sinal de trânsito e religa-o instantaneamente ao retirar-se o pé do freio – de série de 329 cv e 51,8 kgfm e o V6 de 3.5 litros com duplo comando de válvulas independente e variável de 286 cv e 35 kgfm se juntam aos conhecidos EcoBoost de 3.5 litros de 370 cv e 58,1 kgfm e V8 5.0 Ti-VCT, de 390 cv e 53,5 kgfm. A tecnologia start/stop não funciona com reboque ou tração nas quatro rodas e, em todos os casos, a transmissão é automática de seis velocidades.

Detalhe da lanterna traseira

Primeiras impressões

Cidade do México/México – Graças aos ajustes elétricos no volante, assento e pedais, é fácil encontrar a posição ideal para condução. As janelas avantajadas proporcionam uma vista panorâmica em qualquer direção – algo até necessário em um veículo com 5,89 metros de comprimento, 2,02 m de largura, 1,95 m de altura e 3,68 m de entre-eixos. Além disso, o teto solar amplia ainda mais a sensação de espaço interno.

Nova geração da Ford F-150 é testada no México

Para ligar o motor, basta pressionar o botão ao lado da coluna de direção. A resposta do acelerador é definitivamente superior, já que há menos peso para arrastar. Uma transmissão com relações mais eficientes ajudaria não só a colocar no lugar certo os cavalos de potência, mas também a reduzir o consumo de combustível. Em uma situação de linha reta e por muitos quilômetros, talvez se consiga uma média de 10 km/l. Mas, no mundo real, o consumo de gasolina é bem maior. O melhor de tudo é a sensação de indestrutibilidade que a F-150 transmite. O modelo é certamente melhor que o seu antecessor. Mais leve, mais verde e 100% livre de corrosão na carroceria.

Detalhe da tampa traseira

Ficha técnica

Ford F-150 SVT 3.5 V6

MotorA gasolina, dianteiro, longitudinal, 3.496 cm³, seis cilindros em V, duas válvulas por cilindro e sistema de abertura variável de válvulas. Injeção eletrônica multiponto e acelerador eletrônico. 
TransmissãoCâmbio automático com seis marchas à frente e uma a ré. Tração integral. Oferece controle de tração
Potência máxima370 cv a 5 mil rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h6,6 segundos
Velocidade máxima160 km/h controlada eletronicamente
Torque máximo58,1 kgfm a 2.500 rpm
Diâmetro e curso92,5 mm X 86,7 mm
Taxa de compressão10:1. 
SuspensãoDianteira independente do tipo duplo A. Traseira por barra de torção. Barras estabilizadoras na frente e atrás. Oferece controle eletrônico de estabilidade
Pneus275/65 R18
Freios Discos ventilados na frente e atrás. ABS, EBD, assistente de frenagem de emergência e controle de frenagem em curvas. 
CarroceriaPicape em chassi e longarina, com quatro portas e cinco lugares. Com 5,89 metros de comprimento, 2,02 m de largura, 1,95 m de altura e 3,68 m de distância entre-eixos. Airbags frontais, laterais, para os joelhos dos ocupantes dianteiros e do tipo cortina
Peso1.955 kg
Tanque de combustível87 litros
ProduçãoDearborn, Estados Unidos
Lançamento mundial2014
Preço nos Estados UnidosUS$ 55.175, cerca de R$ 161 mil

Autor: Hector Mañón (AutoCosmos.com/México) - exclusivo no Brasil para Auto Press
Colaboração: Márcio Maio/Auto Press
Fotos: Divulgação