Quando surgiu, em 1993, o Kia Sportage valorizava a aventura e se inseria como uma opção para o off-road, com linhas rústicas. Com o passar dos anos, no entanto, a marca sul-coreana passou a apostar no refinamento e em uma vocação mais de crossover para o modelo, mesclando características comuns aos utilitários esportivos e às minivans. Agora, na quarta geração, que acaba de chegar ao Brasil, essa proposta fica ainda mais evidente, com aspecto que alia certa robustez a um design extremamente contemporâneo e elegante. Alé disso, há uma série de itens de conforto segurança presentes na versão de topo EX – como os ajustes elétricos dos bancos dianteiros e os sistemas de alerta de tráfego e auxiliar de frenagem em descidas – que o colocam em patamar acima de boa parte de sua concorrência direta.

Kia Sportage 2017

As projeções da Kia para o novo Sportage são comedidas. Apesar de se tratar do carro-chefe da marca no Brasil, em função das imposições estipuladas pelo Inovar Auto, não dá para emplacar mais do que algo em torno de 300 unidades por mês, já que a Kia só tem direito à cota de 4.800 unidades/ano sem os 30 pontos percentuais no IPI. Em relação às dimensões, o Sportage ganhou mais 4 centímetros no comprimento e 3 cm na altura e no entre-eixos, totalizando agora 4,49 metros, 1,67 m e 2,67 m, respectivamente. A mudança beneficiou não apenas o espaço para os passageiros, mas também o porta-malas. A quarta geração do modelo agora é capaz de transportar 868 litros – 128 a mais que o antecessor. Com os assentos traseiros rebatidos, passam a ser 1.700 litros. Apesar de o carro ter ficado maior, o coeficiente aerodinâmico foi reduzido de 0.35 cx para 0.33 cx.

Kia Sportage 2017

Na frente, o Sportage ganhou novo conjunto ótico, com luzes diurnas circulares em leds, luzes baixa e alta com lâmpadas halógenas e luz de setas. Quanto aos faróis de neblina, há dois modelos distintos para as versões LX e EX, únicas vendidas no Brasil. Enquanto a primeira recebe uma lâmpada halógena, a segunda ganha quatro lâmpadas em leds. Na parte traseira, aparecem lanternas renovadas – também em leds na configuração de topo. Outro detalhe da variante mais cara é um spoiler com defletor lateral. Outra mudança contempla os retrovisores externos, agora maiores. A versão de entrada tem rodas de liga leve de 17 polegadas e a topo, de 19 polegadas. Já o motor é sempre o mesmo: um 2.0 16V capaz de render 167 cv com etanol e 156 cv com gasolina, sempre a 6.200 rpm. Já o torque fica em 20,2 kgfm ou 18,8 kgfm, com os mesmos combustíveis, a 4.700 rpm. A transmissão, tanto na LX quanto na EX, é automática de seis velocidades, com opção de trocas manuais. Mas só a versão EX vem com aletas atrás do volante para essas trocas.

Kia Sportage 2017

Na versão LX, o Sportage traz de série itens como ar-condicionado manual, piloto automático, rádio CD/MP3 player, bluetooth com controle no volante, entrada auxiliar e USB em tela de 5 polegadas “touch”, trio elétrico e câmara de ré. O preço é R$ 109.990. A EX ganha ar-condicionado digital dual zone, bancos dianteiros com ajustes elétricos, chave presencial para partida do motor e acesso ao carro por botão, revestimento de couro nos bancos, volante, alavanca de câmbio e painéis laterais das portas e teto solar elétrico duplo – que cresceu 20 cm nesta geração. Mas é o pacote de segurança da configuração de topo o que mais chama atenção: tem controles eletrônicos de estabilidade e tração, alerta de tráfego, seis airbags, assistência de partida em subidas e de frenagem em descidas, sistema de assistência à frenagem e detector de ponto cego. O preço, como já era de se esperar, também sobe bastante: vai a R$ 134.990, uma diferença de R$ 25 mil entre as duas versões. 

Ponto a ponto

Desempenho – O motor 2.0 16V do Kia Sportage não traz grandes surpresas. Seus 167 cv a 6.200 rpm movem o SUV coreano de 1.570 kg de maneira honesta, mas sem rompantes de esportividade. Os 20,2 kgfm só aparecem plenamente aos 4.700 giros e, de fato, o modelo só mostra vigor em rotações altas. As ultrapassagens exigem bastante da transmissão automática de seis marchas e, para se extrair mais fôlego do propulsor, é preciso recorrer às trocas manuais. Nota 7.

Estabilidade – Nesse ponto, o Sportage é bem equilibrado. Apesar da altura de 1,67 metro, o utilitário esportivo aderna muito pouco nas curvas. A direção elétrica ganha firmeza em velocidades elevadas e as rolagens de carroceria são extremamente sutis. Controle eletrônico de estabilidade, no entanto, só está disponível na configuração de topo, EX. Nota 8.

Interatividade – Uma das boas surpresas do novo Sportage nesse quesito foi a adoção de aletas atrás do volante para as trocas manuais da transmissão automática de seis marchas, mas só na variante EX, que também traz bancos dianteiros com ajustes elétricos. A visibilidade é boa à frente e atrás. Desde a versão de entrada LX há câmara de ré de série, que facilita manobras de estacionamento. Na de topo EX, até os sensores dianteiros estão presentes. A central multimídia da versão mais barata tem tela sensível ao toque com 5 polegadas, enquanto a “top” ganha visor com 7 polegadas e GPS. Os comandos estão todos bem localizados. Nota 8.

Kia Sportage 2017

Conforto – Mesmo os bancos de tecido do Sportage LX são ergonômicos e confortáveis, segurando bem o corpo. A suspensão – McPherson na frente e multilink na traseira – consegue absorver boa parte dos impactos causados por irregularidades no piso, mas cobra seu preço diante de lombadas ou buracos mais expressivos. O espaço é bom para um SUV médio – são 2,67 metros de entre-eixos – e quatro pessoas viajam sem apertos. Nota 8.

Consumo – O InMetro avaliou o novo Kia Sportage e aferiu 6,3/7,7 km/l na cidade/estrada com etanol no tanque. Com gasolina, os números sobem para 9,0/11,0 km/l nas mesmas condições. O resultado rendeu ao modelo notas A na categoria e C na classificação geral. Nota 7.

Tecnologia – A quarta geração do Kia Sportage foi revelada no ano passado, em setembro, no Salão de Frankfurt. A plataforma é a mesma do Hyundai Tucson vendido no exterior e, segundo a marca, a utilização de aço avançado de alta resistência na construção de sua carroceria passou de 18% para 51%. Na configuração de topo EX, há itens de série como seis airbags, assistência de partida em subidas, assistente de tráfego, controle eletrônico de estabilidade e tração, controle de frenagem na descida e detector de ponto cego. Nota 8.

Kia Sportage 2017

Habitabilidade – A boa altura promove um espaço no interior bem generoso para todos os passageiros, principalmente depois de ter crescido 4 centímetros no comprimento e 3 cm no entre-eixos. Há vários porta-objetos e os quatro passageiros contam com apoio de braços. O porta-malas acomoda excelentes 868 litros, podendo chegar a 1.700 litros com o banco traseiro rebatido. Nota 9.

Acabamento – Tudo é bem sóbrio no interior do Sportage. Obviamente é na versão de topo que se cria a melhor impressão, com revestimento de couro nos bancos, volante, alavanca de câmbio e painéis laterais das portas. Mas mesmo a de entrada LX chama atenção. É difícil encontrar alguma superfície que não seja suave ao toque. O design do interior prioriza o motorista, com o console central levemente inclinado em sua direção. Nota 8.

Design – A quarta geração, assim como a terceira, tem design assinado pelo alemão Peter Schreyer, um dos mais conceituados nessa área e também um dos três presidentes da Kia. Preservou-se a aparência ousada e, ao mesmo tempo, elegante do carro. A linha de cintura permanece alta, com curvas suaves e arredondadas. Na frente, a grade de ar em formato de “boca” e os faróis alongados para cima lembram outros carros da marca, como o sedã Cerato. Na versão de topo, uma novidade é a adoção de luzes em leds nos canhões óticos dos faróis, nos projetores de neblina e nas lanternas. Nota 9.

Kia Sportage 2017

Custo/Benefício – O Kia Sportage começa nos R$ 109.990 da versão LX e chega aos R$ 134.990 da EX. O concorrente mais forte da variante de topo é o Hyundai ix35 Top. As diferenças de equipamentos são poucas – o Kia se sai melhor – e o preço é R$ 129.990. Honda CR-V e Toyota RAV4 não são tão bem equipados e custam R$ 145.800 e R$ 147.850, respectivamente. O Sportage EX encosta nas configurações de entrada do Audi Q3 e do Mercedes-Benz GLA, que ostentam a assinatura de marcas premium mas também não recebem os mesmos mimos que o Sportage mais caro. Por outro lado, a versão LX peca pela falta de itens como controle eletrônico de tração e estabilidade e apenas airbags frontais. Para um carro de R$ 110 mil, é pouco. Nota 6.

Total – O Kia Sportage somou 78 em 100 pontos possíveis.

Kia Sportage 2017

Primeiras impressões

Prático e funcional

Diante da proliferação de SUVs que se vê no mercado automotivo, a Kia não quer que o Sportage de quarta geração seja visto apenas como mais um. Assim como antes, o design segue como o diferencial mais evidente no modelo, com formas modernas e sem qualquer tipo de apelo aventureiro, bastante comum no segmento. Ali, o que se valoriza mesmo é o amplo espaço interno e a boa alturao, explicitando sua vocação de carro de família – não à toa, a marca espera que metade de seus consumidores seja do sexo feminino.

A unidade testada foi da versão de entrada LX, que parte de R$ 109.990. No primeiro contato, chama atenção a boa disposição dos comandos no interior. O console levemente inclinado na direção do motorista facilita a leitura e o uso das principais funcionalidades do modelo. A central multimídia tem tela de cinco polegadas, sensível ao toque. O tamanho é bom diante das tecnologias disponíveis – GPS só aparece na variante mais cara, a EX. Há bons porta-objetos pelo habitáculo e o porta-malas carrega expressivos 868 litros sem precisar abrir mão do banco traseiro.

Kia Sportage 2017

Em movimento, nota-se que o Sportage é bem previsível. O motor 2.0 de 167 cv não chega a demonstrar falta de força, mas não instiga maiores arroubos de esportividade. Para fazer subir a adrenalina, é preciso pisar com força no acelerador e esperar que os giros ultrapassem 3 mil rpm, pelo menos. Nem mesmo fazer uso do novo seletor de modos de direção e adotar a condução esportiva faz com que essa realidade se altere. A transmissão automática de seis velocidades também depõe contra nesses momentos: algumas vezes, o câmbio se mostra um tanto indeciso e, para resolver a situação em casos de ultrapassagens ou retomadas emergenciais, o melhor é recorrer às trocas manuais. E nada de aletas atrás dos volantes: esse é um “luxo” só disponível para quem desembolsa R$ 25 mil a mais pela variante de topo EX.

Por outro lado, o SUV é confortável, imponente e bem agradável de dirigir. A suspensão garante que boa parte dos impactos dos solos irregulares sejam absorvidos sem comprometer a estabilidade do modelo. As rolagens de carroceria até surgem, mas são bem controladas. A direção elétrica, mesmo sendo levíssima em manobras de estacionamento, ganha boa firmeza quando a velocidade sobe para valer. Melhor assim, porque controle eletrônico de estabilidade – assim como o de tração – também está restrito à configuração EX. Não à toa, a própria Kia já prevê uma participação de no máximo 30% para a LX nas vendas do modelo.

Kia Sportage 2017

Ficha técnica

Kia Sportage 2017

MotorFlex, dianteiro, transversal, 1.998 cm³, quatro cilindros em linha, duplo comando no cabeçote e 16 válvulas. Comando variável na admissão e no escape, injeção eletrônica sequencial e acelerador eletrônico
TransmissãoCâmbio automático de seis marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Controle eletrônico de tração na versão EX
Potência máxima167 cv a 6.200 rpm
Torque máximo20,2 kgfm a 4.700 mil rpm
Diâmetro e curso86,0 mm X 86,0 mm
Taxa de compressão12:1
SuspensãoDianteira independente do tipo McPherson com molas helicoidais, amortecedores a gás. Traseira independente do tipo multilink com molas helicoidais e amortecedores a gás. Oferece controle de estabilidade na versão EX
FreiosDiscos ventilados na frente e discos sólidos atrás. ABS de série
Pneus225/60 R17 (LX) e 245/45 R19 (EX)
CarroceriaCrossover em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,49 metros de comprimento, 1,86 metro de largura, 1,67 metro de altura e 2,67 metros de distância entre-eixos. Airbag duplo frontal de série. Airbags laterais e de cortina na versão EX
Peso1.570 kg
Capacidade do tanque de combustível62 litros
Capacidade do porta-malas868 litros e 1.700 litros com os bancos rebatidos
ProduçãoGwangju, Coreia do Sul

Kia Sportage 2017

Itens de série e Preços

Versão LXar-condicionado manual, banco traseiro bipartido e rebatível, bancos dianteiros com porta-revistas no encosto, bancos em tecido, chave tipo canivete para travamento e abertura das portas e porta-malas, computador de bordo, console central com descansa-braço, descansa-braço traseiro, freio de estacionamento por pedal, piloto automático com controles no volante, saída de ar-condicionado para bancos traseiros, seletor do modo de condução Eco, Sport e Normal, sistema de som com tela 5" sensível ao toque com Bluetooth, CD/MP3/rádio e entradas auxiliar e USB, trio elétrico, volante com regulagem de altura e profundidade, faróis de neblina, rack no teto, rodas de liga leve aro 17", câmara de ré com sensores de estacionamento traseiro, spoiler traseiro, acendimento automático dos faróis, direção elétrica e sistema Isofix para ancoragem de assento infantil
PreçoR$ 109.990
Versão EXadiciona ar-condicionado digital dual zone, bancos de couro com ajustes elétricos na frente, partida do motor e acesso ao carro sem chave, revestimento de couro no volante, alavanca de câmbio e painéis laterais das portas, sensor de chuva, sistema multimídia com tela 7" sensível ao toque com GPS e DVD, retrovisores externos com rebatimento elétrico, faróis de neblina em leds, lanternas dianteiras e traseiras em leds, rodas de liga leve aro 19", teto solar duplo panorâmico, assistente de partida em subidas e de frenagem em descidas, assistente de tráfego, detector de ponto cego, luz diurna em leds, paddle shifts, sensores de estacionamento dianteiros e sistema de assistência à frenagem
Preço R$ 134.990

Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Márcio Maio/Carta Z Notícias e divulgação