Durante sete anos, a Volvo teve como representante no segmento de hatches médios o C30, um modelo com jeitão de cupê e apenas duas portas. Conseguiu certa fama, principalmente pela estética do carro, e até acumulou boas vendas em todo o mundo. Mas a limitação das duas portas e o pequeno espaço atrás impediam que o C30 alçasse voos maiores. Por isso, na hora de trocar a geração, a Volvo resolveu apostar em uma versatilidade maior de seu representante. Assim surgiu o V40, um hatch com ares de perua que não abandona o visual estiloso e nem a característica preocupação com a segurança dos Volvo. O modelo chega agora ao Brasil – e em hora oportuna. É que tanto Mercedes-Benz quanto Audi lançaram recentemente novos hatches – Classe A e A3 – , dois rivais de peso para o hatch da marca sueca. Os três se juntam ao BMW Série 1 para uma briga das mais competitivas.

Volvo V40

A parte mecânica do V40 é composta de um motor 2.0 turbo de cinco cilindros em linha que gera 180 cv a 5 mil rpm e um generoso torque de 30,6 kgfm disponível entre 2.700 e 4 mil rotações. A transmissão é uma automática de seis marchas. Os dois juntos levam o hatch a 100 km/h em 8,7 segundos e a 250 km/h de velocidade máxima, limitada eletronicamente. Com esse trem de força, a Volvo promete uma disputa forte. A marca escandinava estima vender 700 unidades do V40 no segundo semestre. Algo em torno de 115 emplacamentos mensais. A título de comparação, o Série 1 vende cerca de 90 exemplares por mês e a Mercedes pretende comercializar 200 unidades do Classe A quando a distribuição estiver normalizada. E o V40 parte de R$ 115.950, contra R$ 99.900 do A200 Style, por exemplo.

O valor inicial inclui um pacote básico já bem recheado, que supera as versões de entrada dos rivais. A proposta é oferecer o mais completo hatch premium do mercado. Todo V40 traz de série ar-condicionado digital, direção elétrica com três níveis de regulagem, volante e bancos revestidos de couro, sensor de estacionamento, chuva e luz, keyless, rodas de 17 polegadas, rádio/CD/MP3/iPod/Bluetooth com tela de sete polegadas e painel de instrumentos digital com tela de LCD. Na parte de segurança, sete airbags, controles de tração e estabilidade. O grande destaque é o City Safety, que usa um radar na dianteira para monitorar o trânsito e pode frear e parar o V40 em casos de emergência.

Volvo V40 - Visão de cima

Na lista de opcionais, no entanto, aparecem alguns dos atributos mais instigantes do novo hatch. São três pacotes diferentes, mas que podem ser acrescidos um ao outro e até ter equipamentos adicionados à parte. O Sport agrega teto solar panorâmico, rodas de 18 polegadas e faróis de xenôn adaptativos, por R$ 12 mil. Já o High Tech disponibiliza GPS, câmera de ré, Park Assist e leitor de DVD, por R$ 10 mil. O último é o Safety, que traz aqueles equipamentos que a Volvo mais se orgulha. Caso do inédito airbag de pedestre.

Sensores na base do para-choque detectam um eventual atropelamento em velocidades entre 20 e 50 km/h. A partir daí, uma bolsa de ar se infla na tampa do capô, minimizando os danos ao pedestre. O pacote Safety ainda adiciona piloto automático adaptativo, leitura de placas de velocidade, assistente de mudanças de faixa e sistema de detecção de ponto cego por R$ 15 mil. E ainda há um opcional de sistema de entretenimento que inclui acesso à internet e comandos por voz, que ainda pode acrescer R$ 6 mil ao preço. Dessa forma, equipado com tudo que é oferecido, o V40 pode ultrapassar os R$ 158 mil.

Volvo V40 - Visão lateral

Primeiras impressões - Comandos em ação

Vargem Alta/ES - A sinuosa e íngreme estrada que liga Vitória à região serrana capixaba, em um circuito de mais de 200 quilômetros, serviu de campo de provas para a avaliação do V40, o novo e tecnológico hatch da Volvo. Antes do teste, a sucursal brasileira da marca sueca providenciou um ligeiro "workshop" para a demonstração de alguns equipamentos disponíveis, como o Park Assist e o detector de pedestres. O sistema de auxílio ao estacionamento se mostrou efetivo em todas as provas, mas o detector de pedestres não funcionou em uma delas – felizmente o teste era com obstáculos de plástico. Por um problema não explicado – que um instrutor atribuiu a uma suposta aceleração inadequada por parte do motorista –, o detector de pedestres não funcionou e os obstáculos foram atropelados.

Em compensação, o inesperado episódio proporcionou uma exibição não prevista de outro equipamento – o airbag de pedestre. O dispositivo inflou-se com grande estrondo assim que os obstáculos de plástico foram abalroados – os airbags internos não abriram. Um eventual pedestre atropelado teria seu impacto sobre o capô amortecido pela bolsa de ar. O resultado do acidente, além do óbvio constrangimento do jornalista envolvido e dos responsáveis pelo "workshop", foi que aquele V40 ficou "fora de combate", já que o acionamento do dispositivo de proteção aos pedestres atropelados deforma a tampa do motor.

Volvo V40 - Visão traseira

Depois do "workshop", chegou a hora de finalmente avaliar o V40 na estrada. Ao entrar, percebe-se que o acabamento interno é esmerado, com materiais, texturas e padrões modernos e agradáveis. A posição de dirigir também é agradável. A possibilidade de escolher o design dos instrumentos do painel entre os três modos disponíveis – Sport, Elegance e Eco – rende alguma ludicidade. Quando finalmente foi possível acelerar de verdade, o hatch correspondeu bem às expectativas. Oferece boa dose de força para retomadas e ultrapassagens e esbanja equilíbrio nas curvas em alta, quase sem inclinações. O câmbio automático de seis marchas gerencia de forma competente a força do motor, sem maiores vacilações.

Volvo V40 - Detalhe da lanterna traseira

O nível de ruído a bordo é reduzido, algo coerente com a proposta de ser "premium". Há porta-mapas nas portas e porta-copos no console central. Atrás dos controles do rádio e ar-condicionado, um grande nicho pode ser usado para abrigar uma bolsa, por exemplo. Depois, chegou o momento de avaliar o conforto oferecido aos passageiros no banco traseiro. Ali, os espaços não são muito amplos, principalmente para os pés. Pessoas com mais de 1,80 metro também devem evitar viajar na traseira, para não roçar a cabeça no teto. Embora tenha três cintos e três apoios de cabeça, fica um tanto apertado para três adultos – mas dois adultos e uma criança viajam bem.

Volvo V40 - Visão superior da traseira

Ficha técnica - Volvo V40

Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 1.984 cm³, cinco cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, turbocompressor, intercooler, comando duplo no cabeçote. Acelerador eletrônico e injeção direta de combustível.

Transmissão: Câmbio automático com seis marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle de tração.

Potência máxima: 180 cv a 5 mil rpm.

Aceleração 0-100 km/h: 8,7 segundos.

Velocidade máxima: 250 km/h limitada eletronicamente.

Torque máximo: 30,6 kgfm entre 2.700 e 4 mil rpm.

Diâmetro e curso: 81,0 X 77,0. Taxa de compressão: 10,5:1.

Volvo V40 - Motor

Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barras estabilizadoras. Traseira do tipo Multilink, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barras estabilizadoras.

Freios: Discos na frente e atrás. Oferece ABS com EBD e assistência eletrônica.

Carroceria: Hatch em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,37 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,44 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista.

Peso: 1.474 kg.

Capacidade do porta-malas: 335 litros.

Tanque de combustível: 62 litros.

Produção: Ghent, Bélgica.

Lançamento mundial: 2012.

Lançamento no Brasil: 2013.

Itens de série: Ar-condicionado digital, rádio/CD/MP3/iPod/Bluetooth com tela de sete polegadas, oito alto-falantes, painel de instrumentos digital com tela de LCD, bancos e volante com revestimento de couro, keyless, sensor de estacionamento, chuva e luz, piloto automático e rodas de liga leve de 17 polegadas.

Volvo V40 - Interior

Preço: R$ 115.950.

Pacote Sport: Adiciona teto solar panorâmico, faróis de xenôn adaptativos e rodas de alumínio de 18 polegadas.

Preço (+Sport): R$ 12 mil.

Pacote High Tech: Adiciona GPS, câmera de ré, park assist e leitor de DVD.

Preço (+High Tech): R$ 10 mil.

Pacote Safety: Sistema de detecção de ponto cego, piloto automático adaptativo, airbag de pedestre, alerta de mudança de faixa e sistema de leitura de placas de velocidade.

Preço (+Safety): 15 mil.

Pacote entretenimento: Sistema de entretenimento touch screen com acesso à internet e comando de voz

Preço (+Entretenimento): R$ 6 mil.

Preço completo: R$ 158.950.

Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira e Rodrigo Machado (Auto Press)
Fotos: Luiz Humberto Monteiro Pereira/Carta Z Notícias