O vídeo acima mostra reportagens e testes sendo realizados com um dispositivo que deve ser a nova dor de cabeça para os donos de veículos. Trata-se de um sistema eletrônico que funciona como se fosse uma chave universal. Através dele, ladrões poderiam ter em mãos uma forma de dar a partida em diversos modelos de carros diferentes.

Estão sendo realizadas diversas investigações nos Estados Unidos, sendo que um teste foi divulgado recentemente pelo Instituto Nacional de Crimes Contra Seguros (NICB), responsável pelo vídeo acima. De acordo com as informações que foram divulgadas, pelo menos 18 modelos diferentes de carros acabaram demonstrando a eficiência do sistema.

Apesar do dispositivo ter sido criado justamente para demonstrar o que pode ser considerado uma falha nos sistemas de segurança dos carros que permitem a partida sem a chave, o Instituto afirma que existem equipamentos semelhantes, que se utilizam da mesma tecnologia, nas mãos de pessoas mal-intencionadas.

Tecnologia do mal

Equipamento permite que ladrões liguem carro sem chave

O dispositivo que foi criado para realizar estes testes se utiliza de dois equipamentos que acabam sendo utilizados praticamente ao mesmo tempo. O primeiro hardware tem como principal missão captar o sinal de controle remoto do carro. Ele funciona quando o objeto é deixado no carro ou quando o controle está de posse do dono.

Já o segundo hardware recebe o sinal que está sendo replicado pelo primeiro e engana o carro, fazendo com que ele pense que está recebendo o sinal original do controle. Os testes foram feitos a partir da tecnologia criada por uma empresa de fora dos Estados Unidos.

O Instituto iniciou os testes há alguns meses atrás, sendo que o equipamento foi realizado com 35 diferentes modelos. Destes, 19 acabaram abrindo suas portas, e 18 acabou dando a partida. Ainda seguindo com os testes, em 12 destes modelos o sistema conseguiu religar o motor após um determinado tempo rodando.

Oficialmente, o Instituto Nacional de Crimes Contra Seguros afirmou que ainda não pretende divulgar a lista completa dos modelos que demonstraram a falha antes das empresas serem devidamente notificadas. Mas uma fonte teria afirmado extraoficialmente ao jornal “Los Angeles Times” que Ford Edge 2015, Volkswagen Jetta Hybrid 2013 e Toyota Camry 2017 estão na lista.