Foi em um grande evento nesta última semana de Fevereiro que a montadora Ford escolheu para lançar oficialmente o seu mais recente carro vendido no País, o Novo Ford Fusion 2.5. Além de escolher o final do mês de fevereiro a montadora também escolheu um cenário muito interessante para marcar o lançamento do carro por aqui, as paisagens muito bonitas de uma das praias mais conhecidas do Sul do Brasil, Jurerê Internacional, localizada no estado de Santa Catarina.

Conheça o Novo Ford Fusion 2.5

E é claro que a montadora tinha diversos motivos para realmente marcar o lançamento com um grande evento, afinal de contas trata-se de um carro que está sendo lançado exclusivamente aqui no Brasil. Não que a marca não possa ser encontrada em outros mercados, mas o modelo que a Ford está lançamento nas concessionárias brasileiras possuem características pensadas exclusivamente para o mercado concessionário brasileiro. Portanto podemos realmente dizer que este é um carro que tem lançamento exclusivo aqui no Brasil, pelo menos é assim que a Ford está vendendo o carro por aqui. 

O modelo que foi mostrado para imprensa e convidados durante o último evento da Ford vai ser vendido por um preço a partir de R$ 92.990,00. A previsão é que a partir de março os consumidores já encontrem ele nas concessionárias, mas existem alguns pontos de venda da Ford no Brasil que já estão promovendo ações de pré-venda, onde os clientes poderão deixar o seu nome e serem avisados assim que o carro chegar. A Ford informa ainda que o carro não terá outras versões sendo lançadas por aqui, sendo que o único opcional que será vendido no mercado é o teto solar, a partir de R$ 4 mil.

Novo Ford Fusion 2.5

Entrando na briga

O objetivo claro da Ford com este lançamento no Brasil é entrar de vez na briga no segmento de sedans de luxo. Ultimamente o mercado tem apresentado bons lançamentos nesta área, como o Hyundai Sonata ou ainda Peugeot 508. E para bater de frente com os carros neste segmento a montadora teve que apostar prioritariamente no seu motor, e por isso colocou no carro um Duratec de alumínio, motor que trabalha com sistema bicombustível que utiliza tecnologia de última geração.

De acordo com as especificações técnicas que foram divulgadas pela montadora, o motor quando trabalha com etanol consegue 175 cv e com gasolina a potência máxima chega a 167 cv, torque é de 237 kgmf com etanol e 228 kgmf com gasolina. O carro conta ainda com uma transmissão automática com seis velocidade, sendo que existe a opção de troca das marchas através de botões que estão instalados na manopla.

Novo Ford Fusion 2.5

Como dissemos anteriormente, o carro passou por algumas reformas antes de ser lançado no mercado brasileiro, sendo que um dos elementos que mais acabou mudando foi a suspensão do carro. É de conhecimento da Ford, e também da maioria dos brasileiros, que as nossas ruas não são muito cuidadas em relação a maioria das estradas dos países Europeus ou ainda do continente norte-americano. E um dos trabalhos que a equipe de engenharia teve neste modelo foi justamente tornar a suspensão mais macia para que o carro não trepidasse tanto nas ruas.

Design

Em termos de design o carro também passou por algumas mudanças muito interessantes que deixaram o veículo ainda mais preparado para o mercado brasileiro. As rodas que já acompanham o modelo de fábrica são aro 17, o que torna o carro mais chamativo para quem vê de fora, especialmente para quem gosta de rodas maiores. Houve algumas mudanças em relação ao para-choque traseiro do carro, e este modelo não está vendido com o aerofólio, diferente de outras versões do Fusion. Na parte da frente do carro é possível encontrar a grade cromada, um detalhe que deixa o carro muito interessante, da mesma forma que a ponteira do escapamento também é cromada, fechando assim o conjunto de detalhes.

Já na parte interna do veículo ele não acabou mudando quase nada em relação aos outros modelos da mesma família, sendo que o acabamento continua de alto nível. Os motoristas encontram bancos de couro e também o volante feito do mesmo material.
Na parte interna do veículo os consumidores encontram ainda um novo sistema de conectividade que agora ficou ainda melhor de ser utilizado pelos brasileiros, porque está apresentando uma versão completamente em português, assim como o GPS que também está sendo lançado com as mesmas funcionalidades. O sistema Sync presente neste novo Fusion conta com uma tela de oito polegadas para o sistema multimídia, navegação por mapas que foram adaptados para a realidade brasileira, além de conexões com outros dispositivos e aparelhos por bluetooth, USB e cartão de memória.

Novo Ford Fusion 2.5

Em termos de conforto o carro conta ainda com um novo sistema de ajuste elétrico do banco do motorista que oferece três opções de memórias guardando a preferência para cada situação, além do sistema de aquecimento do banco. Faróis com sistema de acendimento automático também podem ser encontrados neste outro modelo, assim como um freio de estacionamento elétrico, abertura das portas por código, dentre outros itens.

Já o sistema de segurança do carro conta com um sistema de oito airbags, sendo que neste lançamento inclui ainda para a região dos joelhos e também conta com um novo sistema de que controla a quantidade de abertura do airbag a partir do peso do passageiro. Sistemas de assistência de freio e de partidas na rampa também estão presente, assim como os freios com sistema ABS.