A Ford lançou recentemente mais um carro para competir espaço em um importante segmento que é o dos sedãs grandes. Segundo algumas pesquisas de mercado que foram feitas recentemente, os carros que são classificados nesta categoria são os que mais estão saindo em diversos países este ano, e no Brasil o segmento também tem ganhado fôlego com os recentes lançamentos e também com o crescimento do poder de compra do brasileiro. Em compensação, o mercado parece carecer de representante deste segmento com alguns diferenciais. A grande maioria dos carros que vendem muito acabam sendo comuns, em alguns casos podemos dizer que são ate mesmo “caretas”.

Um dos exemplos que podem ser utilizados para ilustrar o comentário acima é o Toyota Camry. Ninguém pode questionar que realmente e um carro interessante, que cumpre bem com tudo com o que promete, é confortável, enfim, um bom veículo. Mas acaba não possuindo alguns atrativos a mais que são aqueles elementos que fazem com que os motoristas se apaixonem pelo veículo, acaba simplesmente não conseguindo envolver o motorista. E talvez esta seja a grande lacuna no segmento que a Ford está querendo ocupar com o lançamento do Ford Fusion 2013.

Ford Fusion 2013

Isso porque a Ford poderia ter adotado uma estratégia, que está cada vez mais comum entre as montadoras e seus lançamentos de grande porte, e ficar em uma zona de conforto, não trazendo grandes novidades para o mercado. Pelo contrário, com o Fusion 2013 a Ford está tentando entrar novamente dar um sopro de novidade entre carros que tem como principal característica se manterem mais clássicos. A montadora perdeu o medo de arriscar e apresentou uma abordagem completamente diferente neste projeto. Ou seja, não adianta simplesmente entregar par aos motoristas um carro que ande bem mas que não seja bonito e tenha diferenciais interessantes. E estas são as grandes novidades do Fusion 2013.

Ford Fusion 2013

Design diferenciado

O Ford Fusion 2013 pode parecer um carro apenas interessante quando está sendo analisado sozinho, mas quando o consumidor para analisar os carros que estão competindo espaço neste segmento, fica muito claro a diferença do projeto, começando pelo design externo do veículo. O consumidor mais atento poderá fazer algumas comparações de partes do carro, mas todas elas acabam elevando ainda mais a qualidade final do veículo. Por exemplo, a frente do Fusion 2013 pode ser comparada tranquilamente a frente do Audi A7, que é um modelo superior tanto de categoria quanto de preço.

Realmente diversos aspectos do seu design acabam fazendo com que o carro pareça pertencer a outro segmento. Detalhes como sulcos arredondados na parte da frente do capô e também a grade larga e aberta na parte da frente são apenas alguns destes detalhes que tornam o veículo diferenciado. Uma outra preocupação da montadora foi reunir as referencias necessárias de outros carros mas tentando manter sempre uma cara para o Fusion. Isso pode ser percebido muito claramente na forma como a parte da frente se conecta com a parte traseira, sem parecer que são carros diferentes, algo muito comum em lançamentos recentes de outros segmentos que resolvem inovar.

Ford Fusion 2013

A parte de dentro do carro também acaba não decepcionando. Apenas alguns motorista que preferem consoles maiores e mais pomposos podem achar que o que está acompanhando o Ford Fusion é pequeno e minimalista demais. Mesmo assim, apesar de acabar chamando menos atenção do que em outros modelos, o console permite um manuseio bem funcional. Um detalhe interessante que pode ser percebido logo de cara é que o freio de mão se transformou em um botão elétrico, o que tira aquela alavanca do lado do motorista e da lugar a dois simpáticos suportes para copos ou moedas. O espaço interno, como todo bom sedã desta categoria, também não deixa a desejar, tendo bastante espaço para os passageiros na parte de trás.

Motorização e desempenho

A Ford está lançando o Fusion 2013 com três opções de configuração, mas ainda não está confirmado se as três serão vendidas aqui no Brasil, sendo que esta informação será liberada mais perto da data em que o carro começar a ser vendido no Brasil. A configuração mais básica do carro apresenta um 2.5 litros básico. Depois disso o carro poderá ser encontrado na versão Ecoboost I-4 de 1,6 litros com turbocompressor e também um Ecoboost I04 de 2,0 litros com turbocompressor.

Segundo as análises que foram feiras recentemente com estes dois veículos, eles não são lentos, mas também não são particularmente rápidos, ficando na média da categoria. Apesar disso, o motor do carro acaba surpreendendo pela inteligência com a qual se utiliza da potencia, distribuindo ela de forma linear. Mesmo assim, fazendo uma analise comparativa, a potencia do carro acabou ficando um pouco menor do que seus concorrentes que também estão chegando no mercado nos próximos meses.

Interior - Ford Fusion 2013

Em termos de desempenho de um modo geral, parece que a Ford conseguiu entregar um carro completamente focado nas experiências que o motorista pode ter, tanto na parte visual do carro quanto também enquanto estiver dirigindo o veículo. O carro acaba sendo muito confortável durante o funcionamento e ainda oferece um grande pacote de mimos, como partida elétricas, bancos aquecidos para aqueles dias mais frios, câmera de ré. Além disso, para a galera que adora ficar conectada e se utilizar de serviços disponíveis online, o carro está chegando com o sistema My Ford Touch, que mostra para o motorista a situação do trânsito e também mapas e direções do sistema de GPS.

O rádio merece um destaque a parte, porque os usuários que optarem por comprar um pacote chamado Titanium terão um sistema de som da Sony com 12 alto-falantes, que tornam a experiência de ouvir música dentro do Ford Fusion 2013 muito interessante.

Interior - Ford Fusion 2013

O preço de partida da versão mais básica do Ford Fusion 2013 vai ficar em torno dos R$ 48 mil, e a versão mais cara e potente não deverá sair por menos de R$ 65.300.