Mudanças, na maioria dos casos, são sempre para melhor. Foi o que aconteceu com o novo Ford Fusion. Desde que ele começou a ser mostrado nos principais eventos automotivos do ano passado que ele tem causado um grande burburinho. A Ford investiu pesado na reestruturação do carro. Na parte do design acabou dando linhas mais arrojadas par ao veículo.

Novo Ford Fusion já está sendo vendido no Brasil

Na parte interna atacou a concorrência colocando um motor 2.0 Ecoboost de 240 cv. Além disso encheu o carro de itens e melhorou muito o acabamento interno, deixando o conjunto da obra mais requintado do que as edições passados. E todas estas mudanças realmente funcionaram muito bem, já que o veículo acabou se tornando uma das grandes expectativas no mercado antes de começar a ser vendido aqui no País, além de ter ganho uma série de prêmios de publicações especializadas no setor automotivo. E o público consumidor deu seu aval final ao carro, pelo menos neste começo de vendas. A Ford anunciou que todas as unidades que foram produzidas para o primeiro lote de vendas foram esgotados e pediu mais 30 dias para começar a entregar novas unidades do carro, que já possuem lista de espera.

Pagando a mais

E parece que o consumidor resolveu não se importar muito nem com o preço que algumas concessionárias estão cobrando para a venda do Novo Ford Fusion por aqui. De acordo com pesquisa feita por algumas publicações e também relatos de consumidores, no final das contas o carro está saindo mais do que estava sendo esperado como preço final. Por exemplo, a versão Titanium do carro, que foi limitado a 400 unidades de acordo com a Ford, começou a chegar nas revendas com o preço maior do que os R$ 112.900,00 que havia sido divulgado pela própria montadora. Foram identificados o aumento de preço em concessionárias de, pelo menos, três praças: São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, parece que é possível encontrar uma grande variedade de preços que está sendo cobrado pelo novo Ford Fusion: O mais próximo do anunciado pela Ford é R$ 114.900. Depois disso, os que mais se repetem são R$ 119.900 e R$ 129.900 - o maior representa um aumento de R$ 17.000. Mas o sobrepreço não para por aí. Em uma loja, um vendedor chegou a pedir R$ 133.900, nada menos que R$ 21.000 a mais do que o anunciado. Ainda de acordo com as pesquisas que foram feitas, grande parte das concessionárias que tinham o carro para vender e que estavam pedindo mais dinheiro pela venda tinham apenas uma unidade para venda. Neste caso é que começaram a serem informados os prazos de 30 dias para entrega de novos pedidos.

Existe a previsão ainda que a configuração com propulsor 2.5 flex chegue ao Brasil somente entre março e abril, e não existe ainda uma definição de preço para venda desta nova configuração.

Saiba Mais

O Novo Ford Fusion está sendo considerado mais um representante da nova fase da montadora de unificação de vários produtos seus novos carros. No caso do Fusion podemos detectar pelo menos a presença forte e marcante das características do Mondeo, por exemplo, mas as edições que foram lançadas na Europa do carro. O lançamento do carro, no ano passado foi feito praticamente ao mesmo tempo que no mercado norte-americano, apesar de que as vendas efetivas do veículo nas terras de Tio Sam começaram antes do que por aqui.

Em termos de design, boa parte dos analistas que avaliaram o carro concordam que ele melhorou muito, principalmente ao deixar um pouco de lado aquele aspecto de banheira norte-americana que ele tinha ainda muito marcada até a geração passada. A montadora também acertou ao mudar as curvas do veículo e também ao dar uma simplificada de um modo geral no visual do carro, pois ele acabou perdendo muitos dos detalhes cromados que ele tinha nas edições passadas, que em muitos casos acabam deixando o ar mais pesado do que sofisticado.

De acordo com as informações que foram divulgadas pela Ford na ocasião do lançamento do carro, ele seria lançado basicamente com sete opções, traz dois vermelhos e um azul bastante atraentes -- além do agora obrigatório branco, com pegada esportiva. Mas os motoristas que foram em busca do carro neste primeiro lote relatam que as opções de venda não passam de duas aqui no Brasil.
Uma das grandes novidades do carro é realmente o seu motor Ecoboost. O Ecoboost 2.0 passa a cumprir o papel que antes era do V6 de 3 litros, capaz de entregar 243 cavalos. Este motor foi aposentado; o novo, mesmo com o corte de 1 litro na capacidade, gera 240 cv, graças à injeção direta e ao turbocompressor.