É notável a cada vez maior preocupação por parte das montadoras de lançarem carros que não sejam apenas mais rápidos ou mais resistentes, mas também mais econômicos. E quando uma montadora anuncia que está lançando um carro que economiza gasolina ela não está pensando apenas no bolso do motorista que vai ter que pagar menos para encher o tanque, mas especialmente na emissão de gases para a atmosfera, uma das principais causas do tão conhecido efeito estufa.
Não se trata apenas das montadoras que estão se esforçando para conseguir lançar carros menos poluentes, mas também a as entidades que organizam grandes eventos estão incentivando as montadoras a investirem cada vez mais neste tipo de veículo através de alguns prêmios e reconhecimentos para aqueles veículos que conseguem se destacar neste segmento. O Salão de Los Angeles, que está acontecendo nos Estados Unidos, está preocupado com as questões ambientais e para isso organizou o prêmio “Carro verde do ano”.
Toda a edição do Salão os organizadores fazem uma seleção previa junto as montadoras com os carros que foram destaques entre os últimos lançamentos neste quesito. São analisados diversos quesitos sobre o carro, como a tecnologia desenvolvida especificamente na área de economia de combustível, quanto o carro precisa para andar determinada quilometragem e também as taxas e níveis de poluentes que estão sendo emitidos toda vez que o carro anda. Com toda esta análise a organização do prêmio chega a uma lista de carros que foram destaque e depois o vencedor é revelado durante os primeiros dias do Salão. Na primeira edição do prêmio, que aconteceu em 2010, o carro que acabou levando o prêmio para casa foi o Chevrolet Volt. Já no ano passado o veículo destaque no segmento foi o Honda Civic Natural Gas.
O vencedor deste ano acabou sendo anunciado logo no primeiro dia de abertura para o público do Salão de Automóveis de Los Angeles. O Ford Fusion acabou sendo consagrado como o carro verde do ano. A nova geração do sedan da montadora Ford realmente estava competindo com outros veículos de peso neste quesito de economia: Toyota Prius c, o Mazda CX-5 SKYACTIV, o 2013 Dodge Dart Aero e o Ford C-MAX. Os principais quesitos que acabaram sendo levados em conta na hora de escolher o carro da Ford como sendo o grande destaque ecológico do ano foram justamente as baixas taxas de emissões de gases nocivos ao planeta.
Ford ganha destaque
O resultado realmente acabou sendo muito comemorado entre os representantes da montadora Ford que estavam no estande da estande da marca. Isso porque é nítido e notório o esforço que a montadora tem empenhado nos últimos anos para conseguir fazer com que os seus carros consigam atingir níveis de emissão e de consumo mais aceitáveis para os dias de hoje, quando existe um clamor mundial para o cuidado com o planeta.
Um dos mais empolgados durante a feira com os resultados era o gerente de marketing da montadora, David Mondragon. Nas entrevistas que ele conheceu acabou sempre destacando que a montadora saiu de uma posição retardatária nestes quesitos para assumir posições de liderança quando o assunto é economia de combustível. Inclusive, a o gerente também fez questão de lembrar que a Ford foi uma das principais responsáveis por ajudar o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a retirar do papel o plano que obriga todas as montadoras a deixarem seus carros com consumo de 15,1 km/l até 2016. A lei acabou sendo aprovada em 2009, ano que a montadora começou a investir no família de motores Ecobost.
Fusion é destaque em desempenho
Mas é claro que as montadoras não podem se preocupar apenas com a quantidade de gases que estão sendo emitidos pelos carros e também pelo consumo médio, eles também precisam um ter um excelente desempenho nas pistas, caso isso não aconteça os carros não são vendidos, e com isso fica ainda mais complicado para as montadoras investirem dinheiro em veículos que acabam não sendo bem vistos pelo consumidor. Mas com o Fusion este problema realmente está longe de acontecer, já que o sedan também apresenta um excelente desempenho nas pistas.
O motor Ecobost que está no Ford Fusion desenvolve 240 cavalos de potência a 5.500 rpm e possui torque de 34,7 kgfm, substituindo o volumoso 3.0 V6 (243 cv e 30,8 kgfm) com a promessa de mais desempenho e menos consumo. De acordo com as informações técnicas que estão sendo divulgadas pela Ford,o motor EcoBoost GTDI 2.0 é capaz de percorrer 8,1 Km por litro de combustível dentro de um circuito urbano e 10,9 m/l na estrada. A média de consumo do carro fica em 9,1 Km/l. O motor também garante o mesmo nível de potência do bloco 3.0, sendo que neste caso ele caba consumindo 15% menos de combustível e também acaba gerando 15% menos emissões de CO2 na nova geração.