Considerado o sedã de grande porte mais importante do portfólio da Ford para o mercado mundial, o Fusion sempre se destacou pelo seu porte grandioso e pela sua robustez.

Pois eis que a Ford chega com um conceito do Fusion que apresenta um peso de apenas 1.195 kg, o que equivale ao peso apresentado pelo New Fiesta, mostrando grande preocupação com os materiais utilizados. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele?

Fusion Lightweight Concept

Para conseguir essa redução de 363 kg em comparação ao modelo regular do Fusion, a Ford realizou um projeto em parceria com o Departamento de Energia dos EUA, buscando criar um modelo realmente mais leve.

O resultado disso foi o Fusion Lightweight Concept, uma versão do Ford Fusion que pesa apenas 1.195 kg e que apresenta em sua carroceria apenas materiais leves, modernos e resistentes.

Para chegar ao novo conceito do Ford Fusion que pesa apenas 1.195 kg, a parceria entre a montadora estadunidense e o importante departamento levou em conta apenas uma gama de materiais leves.

Com isso, alumínio, aço de alta resistência, fibras de carbono e magnésio foram utilizados para construir a carroceria e o chassi do modelo, que ficou mais resistente do que o Fusion regular, além de ter ficado muito mais leve.

Além da carroceria e do chassi, esses materiais também foram utilizados na fabricação de diversos componentes importantes do novo conceito do Ford Fusion mais leve.

Com isso, o resultado foi ainda melhor, já que em alguns casos, muitos desses componentes acabam por aumentar em muito o peso do veículo.

Novo conceito do Ford Fusion pesa apenas 1.195 kg

Pois não foi apenas chassi, carroceria e componentes que usaram materiais mais leves em sua confecção. Também a janela traseira do conceito do Ford Fusion foi feita usando material mais leve.

Nesse caso, o material utilizado foi o policarbonato, que substituiu o tradicional (e mais pesado) vidro.

Além disso, o motor, que é idêntico ao utilizado pelo novo New Fiesta, ou seja, é um 1.0 turbo com 3 cilindros, apresenta componentes feitos com materiais mais leves, como as hastes, que ficaram de alumínio, além da capa de fibra de carbono, que deixou tudo muito mais leve.

Para completar a diminuição de peso do modelo, a Ford utilizou rodas feitas de fibra de carbono de 19 polegadas, além de pneus com freios a disco de alumínio fundido com revestimento de aço inoxidável. Esses pneus são mais finos do que os utilizados pelo Fusion regular.