No Brasil, os consumidores brasileiros estão ficando cada vez mais habituados com processos de recall, que antes eram raros e mais comuns em outros mercados, como o dos Estados Unidos.

A prova máxima de que este tipo de processo está ficando cada vez mais comum por aqui veio da Ford, que acabou de anunciar a convocação de um processo de recall para o Fusion, por conta de um problema de fabricação em sua direção elétrica. Vamos saber mais!

A convocação

Direção elétrica obriga Ford Fusion a sofrer recall

A Ford do Brasil acabou de convocar um processo de recall para nada menos do que 14.730 unidades do sedã de luxo Fusion no país, por conta de uma falha em seu sistema de direção.

O problema detectado nestas unidades tem a ver com a possibilidade de que haja um defeito na conexão elétrica da caixa de direção, podendo causar a perda da assistência da direção elétrica com o veículo estando em movimento, podendo causar acidentes graves.

Até o momento a Ford não registrou qualquer tipo de acidente relacionado à falha, mas alerta que há sim o risco de que acidentes graves, com danos físicos para os ocupantes e também para terceiros.

As unidades afetadas

Segundo informações da convocação feita pela Ford do Brasil, as unidades afetadas pelo defeito na direção elétrica do Fusion foram fabricadas entre 7 de setembro de 2010 e 28 de fevereiro de 2012.

Os modelos são dos anos 2011 e 2012, sendo que as numerações de chassis são as seguintes: modelo 2011 de BR129990 a BR332286 e modelo 2012 de CR100012 a CR313284.

Os reparos

Segundo o que a Ford do Brasil divulgou, para realizar os reparos necessários, ela irá atualizar o software do módulo de controle de direção elétrica, sendo que dependendo do caso, também poderá realizar a substituição da caixa da direção elétrica inteira.

Os procedimentos não deverão demorar muito e tudo será feito gratuitamente na rede de oficinas autorizadas da Ford em todo o Brasil. Para a atualização do software, não serão necessários mais do que 15 minutos, enquanto que a substituição não levará mais do que 3 horas para ser concluída.

Os agendamentos deverão ser feitos pelos proprietários pelo telefone 0800 703 3673, que é o número que a Ford do Brasil disponibilizou exclusivamente para esta questão.

Direção elétrica obriga Ford Fusion a sofrer recall

Imagem arranhada

Apesar de agir dentro da legislação brasileira para estes casos de falhas de fabricação, a verdade é que a Ford acaba tendo sua imagem arranhada dentro do mercado brasileiro.

Os consumidores ficam, dependendo da situação, menos confiantes em prosseguir comprando carros de uma montadora que passa por um processo de recall, pois este tipo de processo expõe negativamente seus processos de produção.

No entanto, na outra ponta desta realidade há também os consumidores que enxergam com bons olhos quando montadoras como a Ford se disponibilizam da melhor maneira possível para tentar sanar o problema rapidamente.

Mas, de qualquer modo, este tipo de processo apresenta algum tipo de impacto para a imagem de uma montadora.