O ano está chegando ao fim com mais uma convocação para recall feita por uma grande montadora de automóveis. Desta vez é a Ford que está fazendo a solicitação para os consumidores que adquiriram dos modelos Fusion e Escape 2013. De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora, serão afetados pela convocação 89.15 veículos.

Ford anuncia recall de Fusion e Escape 2013

Todos os carros que estão sendo chamados para este recall estão equipados com um motor 1.6 EcoBoost de quatro cilindros, sendo esta a principal razão para que os motoristas se dirijam até a concessionária mais próxima. Segundo as análises que foram feitas pela equipe da montadora, existe um risco de superaquecimento dos cilindros que fazem parte da estrutura do motor, e consequentemente em alguns casos extremos este aquecimento poderá causar um incêndio dentro do compartimento do motor. Entre os modelos afetados estão 15.833 unidades do Fusion 2013 e 73.320 do Escape 2013.

No comunicado que a montadora enviou para imprensa em relação a este recall, não foi registrado ainda nenhum caso onde este incêndio realmente tenha acontecido. O problema teria sido detectado pela própria montadora durante alguns testes que foram realizados com o carro. A montadora ainda confirmou que o dispositivo que está instalado no carro responsável por detectar se alguma coisa está acontecendo de errado com o motor será acionado caso este incêndio realmente aconteça dentro do compartimento do motor. Por isso, os usuários deverão ficar atentos as luzes de notificação que estão no painel do veículo.

Ford Escape 2013

A grande diferença em relação aos outros recalls é que neste momento ainda não existe nenhuma solução para o problema, sendo que a empresa está trabalhando para resolver o mais rápido possível. Por isso, os motorista donos de um destes modelos que já foram citados deverão se dirigir até uma concessionaria autorizada da marca para ter acesso ao veículo adicional que não terá custo nenhum.

A montadora recomenda ainda que os motoristas que não estejam interessado em dirigir um carro reserva enquanto a solução não chega não devem dirigir o carro por grandes distâncias. Assim que a marca encontrar uma solução para os problemas que foram detectados, ela comunicará todos os proprietários para fazer a troca dos componentes necessários.

Por fim, a montadora ainda ressalta que os modelos Fusion e Escape, equipados com os motores 2.0 e 2.5, não estão no recall, assim como o Fusion Hybrid.