Uma notícia surgiu na imprensa especializada na cobertura da indústria automobilística e chamou a atenção por envolver diversos mercados, inclusive o Brasil (ainda sem confirmação oficial).

A Ford acaba de convocar um recall para nada menos do que 389.585 veículos fabricados em sua fábrica no México, para corrigir uma falha em suas portas, sendo que os modelos afetados são o sedã Fusion e o hatch New Fiesta (o Lincoln MKZ também está envolvido).

Convocação

Ford convoca recall de New Fiesta e Fusion

A Ford dos Estados Unidos fez o anúncio de convocação do recall para as unidades do Fusion, do New Fiesta e do Lincoln MKZ no último sábado, dia 25 de abril de 2015.

O motivo do recall seria um suposto problema nas portas, mais especificamente no sistema de travamento delas, que poderia causar acidentes graves para os ocupantes dos veículos em questão.

Todos os modelos foram fabricados no México, mas a Ford desconfia que dentre as 389.585 unidades afetadas, haja modelos que foram comercializados no mercado brasileiro, o que ainda não foi confirmado.

As unidades do Fusion e do Lincoln MKZ foram fabricadas entre 2013 e 2014, ao passo que as unidades do New Fiesta foram fabricadas entre 2012 e 2014, segundo informações oficiais da Ford.

O problema no sistema de bloqueio das portas pode causar a abertura involuntária das portas com o veículo em movimento, levando a acidentes com consequências graves para os ocupantes.

No entanto, segundo a própria Ford, a convocação de recall é meramente preventiva, já que nenhum caso de acidente grave causado por conta da falha foi registrado até o momento.

Na verdade, apenas reclamações foram registradas, num total de 207 até o momento, segundo informa o NHTSA (o órgão responsável por fiscalizar a segurança de trânsito dos Estados Unidos).

Do total das reclamações, 65 indicam que houve abertura das portas com o veículo em movimento, no entanto, sem consequências graves para os ocupantes.

Ford convoca recall de New Fiesta e Fusion

A suspeita de que haja unidades no Brasil

Por conta do fato de que tanto o sedã Fusion, quanto o hatch New Fiesta, tem unidades produzidas dentro dos períodos afetados sendo comercializadas no mercado brasileiro, é bem provável que haja casos também no Brasil.

Mas como já foi dito anteriormente, esta informação ainda não foi confirmada de modo oficial, portanto, aos proprietários destes modelos, cabe aguardar por maiores informações, que possivelmente virão a público muito em breve, já que se trata de algo grave e que pode causar riscos.