É cada vez mais comum as marcas automotivas apostarem em versões aventureiras para seus hatches. Sejam elas realmente melhoradas com alguma aptidão diferenciada para o fora de estrada ou apenas com visual “off-road”. A Fiat, que vem apostando na linha Way para aumentar o potencial de vendas de seus hatches, não fez diferente com o Mobi. E, de fato, as vendas do subcompacto começaram a decolar e ultrapassaram o patamar das 3 mil unidades mensais depois da chegada do Way. 

Alterações na suspensão e a adição de barras de teto deixam o carrinho 6 cm mais alto que sua configuração de entrada – totalizando 1,55 metros de altura – e com aspecto que tenta ostentar certa robustez. Para isso, foram inseridos para-choques exclusivos e mais encorpados, molduras nas caixas das rodas e, para quem escolhe a topo de linha, Way On, rodas de liga leve de 14 polegadas. Por dentro, algumas mudanças também aparecem. Caso dos tecidos exclusivos nos bancos – duas cores na On – e do acabamento em preto brilhante no painel. A identificação Way aparece na tampa traseira preta, em adesivo.

Fiat Mobi Way On

Mecanicamente, o motor é o mesmo 1.0 Fire de 75 cv e 9,9 kgfm de torque, já velho conhecido no Brasil. E que equipa a maior parte da gama Mobi – só a versão Drive já recebe o novo 1.0 Firefly de três cilindros. A suspensão do Mobi Way ganha barra estabilizadora na dianteira e amortecedores de maior curso, além de ampliar em 15 mm a altura em relação ao solo. A Fiat ainda retirou do modelo a quantidade imensa de opcionais que costuma disponibilizar em outros carros de volume. No Mobi Way, os principais itens são entregues de série. 

Para isso, o "recheio" é condizente com o segmento de hatches de entrada de hoje. Há ar-condicionado, direção hidráulica e vidros dianteiros e travas elétricas. Volante e banco do motorista com regulagem de altura e computador de bordo também fazem parte do pacote. O rádio com Bluetooth e volante multifuncional, opcional no Mobi Way, é de série no Way On. Em termos de segurança, porém, não há nada além dos obrigatórios airbags frontais e freios ABS. Sem a assinatura On, o Mobi Way parte de R$ 39.890, mas pode chegar a R$ 42.015 ao ganhar alarme antifurto e rádio integrado ao painel com RDS, entrada USB/Aux., Bluetooth com função Audio Streaming e volante multifuncional. Já o Mobi Way On vai a R$ 44.460. 

Ponto a ponto

Desempenho – O motor 1.0 8V de 73/75 cv e torque de 9,5/9,9 kgfm com gasolina/etanol do Mobi Way é o tradicional de quatro cilindros da Fiat. Trata-se de um propulsor que gosta de trabalhar em giros altos. Ultrapassagens e retomadas mais vigorosas exigem reduções de marchas para atingir o torque máximo, que surge a 3.850 rpm. Nota 6.

Estabilidade – A versão Way do Mobi tem suspensão aprimorada, com barra estabilizadora na dianteira e amortecedores de maior curso, além dos 15 mm a mais de altura em relação ao solo que as demais variantes. Ou seja, o carro é preparado para a buraqueira das estradas brasileiras e trechos de terra. Logo, convém não abusar da velocidade. Quando se acelera um pouco mais nas curvas, as rolagens de carroceria se tornam perceptíveis. Nota 6.

Fiat Mobi Way On

Interatividade – O Mobi tem poucos comandos e todos de leitura fácil e uso intuitivo. O computador de bordo é eficiente e a visibilidade é boa tanto atrás quanto à frente. Até pelo tamanho do carro, estacioná-lo é bem simples. Nota 8.

Consumo – Segundo o InMetro, na cidade, o Mobi Way consome 8,9 km/l com etanol e 12,6 km/l com gasolina. Na estrada, faz 9,7 km/l com etanol e 14,2 km/l com gasolina. Pelo porte e pela proposta urbana, os números de consumo nem são tão impressionantes para um projeto tão novo. Nota 7.

Fiat Mobi Way On

Conforto – Apesar de retrabalhada para encarar caminhos desnivelados, a suspensão do Mobi Way até absorve bem as irregularidades do piso. O maior problema do modelo, na verdade, é a falta de espaço interno. Levar qualquer adulto atrás quando se tratam de dois passageiros de estatura mediana à frente já acarreta em algum aperto para ambas as partes. A única vantagem nisso é que o ar-condicionado refrigera rapidamente o habitáculo. Nota 6.

Tecnologia – A plataforma do Mobi é emprestada do Uno e é relativamente recente. Mas o motor 1.0 8V de 73/75 cv é veterano. O sistema de áudio é simples, mas bem funcional. Os itens de série são os comuns entre os concorrentes. Nota 7.

Fiat Mobi Way On

Habitabilidade – Além do habitáculo reduzido para os passageiros, um ponto fraco do Mobi é o porta-malas. Nas outras configurações, já carrega apenas 235 litros. Mas o Way perde ainda mais espaço no bagageiro, sobrando apenas 215 litros. Na prática, não cabe sequer uma mala de bordo mais parruda. Os porta-objetos, no entanto, são eficientes. Nota 5.

Acabamento – Os plásticos rígidos estão por toda parte, mas isso é um tanto comum entre os modelos de entrada das marcas generalistas. Não há rebarbas aparentes e, de maneira geral, os materiais aparentam boa qualidade. Nota 7.

Fiat Mobi Way On

Design – A versão Way promove alterações estéticas no Mobi, em comparação com as outras configurações. Tudo para inserir certa robustez ao visual do subcompacto. Caso das barras longitudinais de teto, molduras nas caixas das rodas e, no caso do pacote On da unidade testada, rodas de liga leve de 14 polegadas. Funciona para dar um charme aventureiro ao carrinho. Nota 8.

Custo/benefício – A Fiat cobra pelo Mobi Way On R$ 44.460. Seu principal concorrente, em função do espaço diminuto e da faixa de preço em que atua, é o Volkswagen Up Cross, que sai a R$ 49.421. São 11% a mais e o exemplar da marca alemã tem direção elétrica e rodas de liga leve de 15 polegadas. Além disso, conta com mais espaço interno e um trem de força bem mais moderno. Nota 7.

Total – O Fiat Mobi Way On somou 67 pontos em 100 possíveis.

Impressões ao dirigir

De corpo e alma

De cara, o Fiat Mobi Way já se mostra diferente das outras configurações do subcompacto. A adição de elementos ligados a uma imagem aventureira dá a ideia de uma desenvoltura melhor em trechos de terra e com desníveis que outros veículos sem essa aptidão. E, por mais que pareça exagerado mencionar isso, o Mobi Way de fato se sai bem quando a aventura não é tanta. É em meio a poças, terra úmida e alta concentração de buracos que ele se destaca mais, graças aos ajustes promovidos pela marca italiana em seu sistema suspensivo.

Fiat Mobi Way On

A suspensão dianteira é mais alta, com amortecedores de maior curso e barra estabilizadora. Mesmo assim, no ambiente urbano, não perde em relação ao conforto de seus ocupantes. As rolagens de carroceria até aparecem, mas não chegam a assustar quando não se leva o Mobi ao limite. Buracos e lombadas ficam mais fáceis de enfrentar e isso também favorece a rotina de quem circula muito por áreas residenciais. Respostas mais rápidas do motor exigem que os giros estejam próximo ao torque máximo, o que acontece próximo a 4 mil rpm. De qualquer forma, quem opta pelo modelo, em qualquer que seja a variante, certamente não espera um desempenho instigante.

Fiat Mobi Way On

Ficha técnica

Fiat Mobi Way

MotorGasolina e etanol, dianteiro, transversal, 999 cm³, quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro. Injeção multiponto e acelerador eletrônico
TransmissãoManual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não oferece controle eletrônico de tração
Potência73/75 cv com gasolina/etanol a 6.250 rpm
Torque9,5/9,9 kgfm com gasolina/etanol a 3.850 rpm
0-100 km/h13,8 segundos
Diâmetro e curso70,0 mm X 64,9 mm
Taxa de compressão12,15:1
Velocidade máxima153 km/h
SuspensãoDianteira do tipo Mc Pherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores e barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos e telescópicos de duplo efeito e mola helicoidal. Traseira com eixo de torção com rodas semi-independentes, amortecedores hidráulicos e telescópicos de duplo efeito e mola helicoidal. Não oferece controle eletrônico de estabilidade
Pneus175/65 R14
FreiosDiscos sólidos na frente e tambores atrás. Freios ABS com EBD. 
CarroceriaHatch em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 3,57 metros de comprimento, 1,63 m de largura, 1,55 m de altura e 2,30 m de distância entre-eixos. Airbags frontais
Peso940 kg ou 966 kg (Way On)
Capacidade do porta-malas215 litros
Tanque de combustível47 litros
ProduçãoBetim, Brasil
Itens de sériear-condicionado, direção hidráulica, volante com regulagem de altura, banco do motorista com regulagem de altura, vidros e travas elétricas, brake light, predisposição para rádio, computador de bordo, chave telecomando para abertura e fechamento das portas, limpador e desembaçador traseiro, cintos de segurança dianteiros ajustáveis em altura, espelho no para-sol para motorista e passageiro, rodas de aço de 14 polegadas com calotas, barras longitudinais de teto, molduras nas caixas das rodas e suspensões elevadas
Preço básicoR$ 39.890
OpcionaisAlarme antifurto, rádio integrado ao painel com RDS, entrada USB e auxiliar e Bluetooth com função Audio Streaming e volante multifuncional
Preço com opcionaisR$ 42.015. 
Pacote Way Onitens da versão Way com todos os opcionais mais rodas de liga leve de 14 polegadas exclusivas, faróis de neblina, retrovisores elétricos com tilt-down e luzes de setas, sensores de estacionamento traseiros, painel com acabamento em preto brilhante, apoia pé, porta-óculos e alças de segurança no teto e console de teto com porta-objetos e espelho adicional
Preço com pacote Way OnR$ 44.460

Fiat Mobi Way On

Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Isabel Almeida/CZN