A Fiat Toro está há três meses no mercado, mas já pode ser considerada um grande sucesso no Brasil. Mesmo diante de um cenário de forte crise, suas vendas surpreendem. O acumulado de vendas de automóveis no mercado brasileiro de janeiro a abril apontou 27,6% de queda em relação ao primeiro quadrimestre de 2015. A picape, no entanto, fechou o mês passado na frente de todas as médias vendidas no país. Foram 3.954 unidades emplacadas, praticamente as 4 mil unidades mensais esperadas pela marca italiana. Deste total, 50% são da motorização diesel, com capacidade para carregar uma tonelada de carga. Neste nicho, a versão topo de linha Volcano se mostra uma forte concorrente às picapes médias tradicionais. Entre seus atrativos estão a capacidade de carga de modelo médio e o porte menor – que confere mais agilidade em grandes centros urbanos. 

As características “emprestadas” dos carros de passeio são muitas. A começar pela estrutura em monobloco. São 4,92 metros de comprimento, mas a plataforma é a mesma utilizada na construção do SUV compacto Jeep Renegade. Os dois compartilham ainda a maior parte dos itens de série. Há ar-condicionado digital dualzone, central multimídia com GPS e tela touch, controles eletrônicos de estabilidade e tração e, opcionalmente, é possível equipar a picape com sete airbags, chave presencial e até teto solar.

Fiat Toro Volcano

O motor é o mesmo 2.0 turbodiesel que equipa as configurações mais caras do Renegade. Ele trabalha em conjunto com a transmissão automática de nove velocidades da Jeep e tração 4X4. São 170 cv de potência e 35,7 kgfm de torque máximo, este último já disponível em 1.750 giros.

Fiat Toro Volcano

Mas o principal atrativo da Toro Volcano é, sem dúvidas, a diferença de preço em relação às picapes médias diesel. Por R$ 118.480, a versão chega a custar quase 30% menos que alguns concorrentes. Com a proliferação de carros pelos grandes centros urbanos e vagas de estacionamentos cada vez mais reduzidas, manter uma boa capacidade de carga com a autonomia que os motores diesel costumam oferecer e dimensões menores certamente a tornam uma opção a se considerar. Tanto para quem pretende utilizar o carro para o trabalho quanto para quem quer um veículo de passeio.

Ponto a ponto

Desempenho – O turbodiesel 2.0 litros de 170 cv move a Fiat Toro Volcano com boa agilidade. O torque de 35,7 kgfm a 1.750 rpm se traduz em boa disposição para retomadas e ultrapassagens. As arrancadas também agradam. Não há um desempenho esportivo, mas sobra força no tráfego urbano ou rodoviário. A transmissão automática de nove marchas também impressiona, mantendo uma sintonia impecável com o propulsor. Nota 9.

Estabilidade – A sensação é a de se guiar um sedã ou qualquer outro carro de passeio. Contribui aí a boa rigidez estrutural e o notável conjunto suspensivo, com McPherson à frente e multilink na traseira. As rolagens de carroceria são praticamente imperceptíveis e a Toro se mostra muito eficiente em curvas, mesmo as mais fechadas. Outro ponto importante da versão Volcano é sua tração integral, que transfere, on demand, até 50% do torque para as rodas traseiras. Nota 8.

Fiat Toro Volcano

Interatividade – A central multimídia Uconnect é de série e traz comandos intuitivos, além de ser extremamente funcional – inclui GPS, por exemplo, além de outros benefícios. O volante multifuncional tem boa pegada e agrupa as funções mais acessadas pelo motorista no veículo durante as viagens. O câmbio funciona tão bem nas trocas automáticas que as aletas opcionais para as mudanças manuais atrás dos volantes, apesar de muito práticas, são facilmente esquecidas. Há ainda iluminação para a caçamba. Nota 8.

Consumo – O Programa Brasileiro de Etiquetagem do InMetro avaliou a Fiat Toro Volcano e aferiu médias de 9,0/11,2 km/ na cidade/estrada, o que lhe rendeu nota B em seu segmento e D na classificação geral. Nota 7.

Fiat Toro Volcano

Conforto – Para quatro pessoas, o espaço interno é semelhante ao de um modelo compacto mais folgado. Pernas e joelhos se acomodam bem, cabeça e ombros podem sofrer algum aperto no caso de passageiros mais altos. A suspensão filtra eficientemente as irregularidades do piso, a picape não sacode e o isolamento acústico também é bom, mesmo com motor diesel – normalmente mais barulhento. Nota 7.

Tecnologia – O pacote eletrônico é bem completo – com tração integral, controle de estabilidade e de tração, assistência em aclives, direção elétrica, sensor traseiro, central multimídia com GPS e controle de cruzeiro – e o motor Multijet turbodiesel é eficiente. A plataforma é a mesma do Jeep Renegade, bem evoluída. Nota 9.

Fiat Toro Volcano

Habitabilidade – A Toro é mais alta que um carro de passeio, mas sua entrada é bem mais fácil do que nas picapes médias maiores. Sob a capota marítima, cabem 850 litros de bagagem na caçamba e um detalhe facilita sua utilização: o acesso é dividido em duas portas, que se abrem em par. Nota 7.

Acabamento – O interior da Toro é bem cuidado, mas há muitos plásticos rígidos espalhados por todo o habitáculo. Certamente para ampliar a ideia de robustez do utilitário. Em vários detalhes, lembra a cabine do Jeep Renegade. Nota 8.

Design – Nesse quesito, a Toro se destaca entre os modelos com caçamba. Tem linhas extremamente contemporâneas e elegantes. Na versão Volcano, o conjunto ótico é dividido em três camadas – leds diurnos, faróis e luzes de neblina – e o capô tem um contorno arredondado que diferencia a picape no segmento. Nota 8.

Fiat Toro Volcano

Custo/Benefício – A Fiat Toro Volcano tem dimensões menores que as de uma picape média, mas é capaz de carregar uma tonelada com sua motorização turbodiesel e pode disputar espaço neste segmento. Em comparação aos R$ 118.480 cobrados pela topo de linha da Fiat Toro, a Volcano, as versões mais baratas de picapes médias a diesel com transmissão automática são de 15,6% a 28,6% mais caras – caso da Mitsubishi L200 e da Toyota Hilux, que custam R$ 136.990 e R$ 152.320, respectivamente. Nota 8.

Total – A Fiat Toro somou 80 pontos em 100 possíveis.

Impressões ao dirigir

Já à primeira vista, a Fiat Toro Volcano chama atenção pelo belo design. O visual é moderno e consegue equilibrar boa dose de agressividade com linhas e conjuntos óticos charmosos na frente e atrás. Além disso, as dimensões são extremamente estratégicas: não é tão pequena como um modelo compacto e nem tão exagerada quanto as picapes médias, mas consegue transportar uma tonelada. 

O interior se aproxima bastante ao de um carro de passeio – o que, na verdade, já virou lugar comum nos veículos com caçamba e cabine dupla oferecidos no Brasil. Não há luxos, mas o bom sistema multimídia – só a tela, de 5 polegadas, poderia ser maior – e o espaço interno condizente com a proposta contribuem para manter a sensação do motorista e demais passageiros de se estar a bordo de um sedã ou outro modelo menor. A cabine, aliás, se parece demais com a do SUV compacto Renegade, com o qual a Toro compartilha a plataforma.

Fiat Toro Volcano

Em movimento, o 2.0 turbodiesel que equipa a Fiat Toro Volcano move bem a picape, com seus 170 cv. O câmbio automático de nove marchas tem trocas suaves e garante boa economia de combustível nos trechos de estrada. A estabilidade se aproxima bastante à de um carro menor, com rolagens de carroceria que quase não aparecem e aparatos de segurança como controle eletrônico de estabilidade e tração. Esta última é integral, tornando o carro apto, inclusive, para brincadeiras ou trabalhos fora de estrada. 

Ficha técnica

Fiat Toro Volcano

MotorDiesel, dianteiro, transversal, 1.956 cm³, turbo, quatro cilindros em linha e quatro válvulas por cilindro. Injeção direta de combustível e acelerador eletrônico
TransmissãoCâmbio automático de nove marchas à frente e uma a ré. Tração 4X4. Oferece controle de tração
Potência170 cv a 3.750 rpm
Torque máximo35,7 kgfm a 1.750 giros
Aceleração 0-100 km/h10 segundos
Velocidade máxima188 km/h
Diâmetro e curso83 mm x 90,4 mm
Taxa de compressão16,5:1
SuspensãoDianteira independente do tipo McPherson, braços oscilantes inferiores com geometria triangular e barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos e pressurizados e molas helicoidais. Traseira independente do tipo multilink, links transversais/laterais, barra estabilizadora, amortecedores de duplo efeito e molas progressivas. Oferece controle eletrônico de estabilidade de série
Pneus225/65 R17
FreiosDiscos ventilados na frente e sólidos atrás. Oferece ABS com EBD
Peso1.871 kg
Capacidade da caçamba850 litros
Capacidade de carga1.000 kg
Tanque de combustível60 litros
Lançamento no Brasil2016
ProduçãoGoiana, Pernambuco
Itens de sérieDuas tomadas 12V, duas entradas USB, 6 alto-falantes, controle de tração, abertura elétrica bocal de abastecimento, alarme antifurto, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, ar-condicionado digital dualzone, banco do motorista com regulagem de altura, banco do passageiro rebatível, barras longitudinais no teto, brake light, central multimidia Uconnect Touch NAV 5 com comandos de voz, Bluetooth e GPS, chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas, computador de Bordo, console central com porta-objetos refrigerado, câmara de ré, direção elétrica, controle eletrônico de estabilidade, faróis de neblina, sistema Isofix, airbag duplo, freios ABS com EBD, assistente de partidas em aclive e declive, hodômetro digital, iluminação de caçamba, kit ferramenta, lanterna traseira com leds, piloto automático com controlador de velocidade, porta-escadas, protetor de cárter, quadro de instrumentos com display de 7 polegadas colorido com relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa, retrovisores externos elétricos com luzes indicadoras de direção, rodas de liga leve de 17 polegadas, pneus de uso misto, sensor de estacionamento traseiro, travas e vidros elétricos, volante com comandos de audio e telefone e regulagem de altura e profundidade revestido em couro e lanterna traseira de neblina
PreçoR$ 118.480. 
Opcionaisbanco motorista com regulagem elétrica (assento em 8 posições), sensor de pressão dos pneus, sete airbags, teto solar, capota marítima, chave presencial, sensor de chuva, sensor crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, volante com borboletas para troca das marchas e bancos revestidos parcialmente em couro
Preço completaR$ 131.642

Fiat Toro Volcano

Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias