A expectativa da Fiat sempre foi alta em relação à picape Toro. A marca italiana almejava obter cerca de 4 mil vendas mensais do modelo, mas a realidade é bem mais generosa. Entre março e junho deste ano, os meses fechados de vendas do modelo – o lançamento ocorreu em fevereiro – renderam 4.865 emplacamentos por mês. Cerca de um terço delas é reservada à única versão disponível do comercial leve a gasolina, a Freedom. E é justamente a que mais se aproxima de um carro de passeio, já que além da estrutura em monobloco – comum a todas as configurações –, transporta apenas 650 kg de carga, o mesmo que uma picape compacta. E tem uma lista de opcionais capaz de agradar diferentes tipos de público.

Fiat Toro Freedom 1.8 Flex

O motor flex 1.8 entrega 139 cv e trabalha em conjunto sempre com câmbio automático de seis marchas – o trem de força é o mesmo do Jeep Renegade, com o qual a picape compartilha a plataforma, mas com propulsor recalibrado para render 7 cv a mais que o utilitário esportivo. Os aprimoramentos incluem o uso do coletor de admissão, do eixo de comando e da bomba de óleo variáveis, mudanças que a Fiat promete resultarem em uma economia de cerca de 5% no consumo de combustível.

Fiat Toro Freedom 1.8 Flex

O pacote eletrônico da Toro é bem completo, mesmo na versão de entrada. Traz um módulo de ABS moderno, com recursos como controle de estabilidade e de tração e assistência em aclives, por exemplo. Tem ainda direção elétrica, sensor de estacionamento traseiro, computador de bordo com funções de distância, consumo médio e instantâneo e autonomia, sistema de som com Bluetooth e controle de cruzeiro, além de luzes diurnas e lanternas em leds. O preço começa em R$ 79.240, menos de R$ 3 mil a mais do que a Strada Adventure com transmissão automatizada, que custa R$ 76.781.

Fiat Toro Freedom 1.8 Flex

Mas a Toro Freedom 1.8 Flex pode custar bem mais que isso. Com todos os opcionais possíveis, chega a R$ 99.375, o que inclui teto solar, sete airbags, bancos parcialmente em couro, alarme, iluminação de caçamba, sensor de chuva e crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, faróis de neblina, retrovisores externos elétricos com tilt down, capota marítima, rodas de liga leve de 16 polegadas e ainda um kit tecnológico que adiciona ar-condicionado digital dual zone, câmara de ré, navegação GPS e central multimídia com reconhecimento de voz. O suficiente para fazer com que a Toro Freedom 1.8 ganhe tudo – e até mais um pouco – que um carro com vocação familiar merece.

Fiat Toro Freedom 1.8 Flex

Impressões ao dirigir

Ferocidade comedida

O interior da Fiat Toro é bem resolvido, com materiais que não transmitem qualquer requinte, mas aparentam boa qualidade. E contribuem para que os passageiros se sintam mais em um carro de passeio do que propriamente em um veículo de carga. Todos os comandos ficam posicionados de forma bastante equilibrada e têm leitura extremamente simples. A visibilidade é boa à frente – atrás, não há milagres, paga-se o preço ao se escolher um modelo com caçamba. Os bancos têm a densidade correta e bons apoios laterais.

Fiat Toro Freedom 1.8 Flex

Em movimento, porém, a história é outra. O motor 1.8 flex de 139 cv com etanol não impressiona. As arrancadas são razoáveis, mas só a partir dos 3 mil giros é que ele mostra a que veio – o torque máximo de 19,3 kgfm só aparece integralmente a 3.750 rpm. Qualquer tentativa de se extrair um pouco mais de vigor do propulsor demanda paciência para esperar os giros subirem e também para se acostumar com o barulho do motor, que invade sem cerimônias o habitáculo. Nessa hora, a transmissão automática de seis velocidades passa a esticar drasticamente as marchas, exatamente como deve ser para favorecer o desempenho.

Fiat Toro Freedom 1.8 Flex

Ficha técnica

Fiat Toro Freedom 1.8 Flex

MotorGasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.747 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando simples no cabeçote. Coletor de admissão variável, injeção eletrônica multiponto e acelerador eletrônico
TransmissãoCâmbio automático de seis velocidades à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle de tração
Potência135 cv com gasolina e 139 cv com etanol a 5.750 rpm
Torque máximo18,8 kgfm com gasolina e 19,3 kgfm com etanol a 3.750 rpm
Aceleração 0-100 km/h12,8 segundos com gasolina e 12,2 s com etanol
Velocidade máxima172 km/h com gasolina e 175 km/h com etanol
Diâmetro e curso80,5 mm x 85,8 mm
Taxa de compressão12,5:1
SuspensãoDianteira independente do tipo McPherson, braços oscilantes inferiores com geometria triangular e barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos e pressurizados e molas helicoidais. Traseira independente do tipo multilink, links transversais/laterais, barra estabilizadora, amortecedores de duplo efeito e molas progressivas. Oferece controle eletrônico de estabilidade de série
Pneus225/70 R16
FreiosDiscos ventilados na frente e sólidos atrás. Oferece ABS com EBD
CarroceriaPicape em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. Comprimento de 4,92 metros com 1,84 m de largura, 1,69 m de altura e 2,99 m de entre-eixos. Possui airbags frontais de série. Airbags laterais, de cabeça e para joelho de motorista opcional
Peso1.619 kg
Capacidade da caçamba850 litros
Capacidade de carga650 kg
Tanque de combustível60 litros
Lançamento no Brasil2016
ProduçãoGoiana, Pernambuco
Itens de sérieControle de tração, abertura elétrica do tanque, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, ar-condicionado, chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas, computador de bordo, direção elétrica, controle eletrônico da aceleração, controle eletrônico de estabilidade, airbag duplo, freios ABS com EBD, assistente de partida em rampas, lanterna traseira em leds, piloto automático, radio com entrada USB/AUX, Bluetooth e função Audio Streaming, rodas de aço de 16 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, tampa traseira dupla com abertura elétrica, tomada 12V, vidros e travas elétricos, volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade e lanterna traseira de neblina. 
PreçoR$ 79.240
OpcionaisTeto solar, airbags laterais, de cabeça e para joelho de motorista, ar-condicionado digital dual zone, volante em couro com alavanca de seleção das marchas tipo borboleta, central multimídia com câmara de ré, comandos de voz Bluetooth, navegação GPS e reconhecimento de voz, tapetes em carpete, bancos revestidos parcialmente em couro, rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis de neblina, retrovisores externos com tilt down e capota marítima. 
Preço completoR$ 99.375

Fiat Toro Freedom 1.8 Flex

Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Isabel Almeida/Carta Z Notícias