A Ford passou muitos anos na liderança entre os utilitários esportivos compactos nacionais com seu EcoSport. Quando teve sua segunda geração lançada, em 2012, seu único rival direto era o Renault Duster, o que colocava o modelo da marca norte-americana em posição bem mais confortável que a que se instaurou nos últimos anos. Com a proliferação de utilitários esportivos de tamanho semelhante no mercado nacional – a maioria deles é de projetos novos e com bom recheio tecnológico –, restou à Ford reestilizar o modelo, mas com mudanças maiores em seu conteúdo que no visual. E que colocaram a versão Freestyle 1.5 com câmbio automático pronta para rivalizar com os principais concorrentes em suas variantes intermediárias, em função da boa disposição do novo motor e da lista extensa de itens de série com preço competitivo no segmento.

Ford EcoSport Freestyle 1.5 Automático

A principal alteração está no trem de força, que ganhou novos motor e transmissão. O propulsor é um 1.5 litro de três cilindros com potência de 130/137 cv, com gasolina/etanol, e torque máximo de 15,6/16,2 kgfm, com os mesmos combustíveis, disponível em 4.500 giros. Já o câmbio deixou de ser automatizado de dupla embreagem para entrar em cena um automático de seis velocidades com conversor de torque. 

A estrutura do SUV também sofreu modificações. Segundo a marca, a rigidez torcional subiu 5%, em função da adoção de aços especiais em pontos estratégicos, como a coluna central. Por conta do novo motor, a estrutura dianteira foi modificada e a Ford passou a utilizar um sistema de gabarito laser aplicado durante o processo de solda robotizada — até hoje só usado na construção do Mustang. O isolamento acústico também evoluiu, a partir de para-brisa acústico, manta de isolamento sob o capô e materiais fonoabsorventes mais eficientes, caso dos painéis sob os para-choques e à frente da suspensão traseira, para minimizar ruídos aerodinâmicos. A suspensão ganhou um curso 17 mm maior na dianteira e ficou mais rígida na traseira, com molas progressivas e buchas redimensionadas.

Ford EcoSport Freestyle 1.5 Automático

Entre os itens de série que destacam a versão intermediária Freestyle da configuração de entrada SE – a topo da gama é a Titanium –, as principais diferenças estão no ar-condicionado automático e digital, bancos com revestimento parcial em couro, rodas de liga leve de 16 polegadas – são de 15 no EcoSport mais barato – e o sistema multimídia com tela touch e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto passa das 6,5 para 8 polegadas e ganha GPS e internet via wi-fi, além de transmitir imagens da câmara de ré, que vem de fábrica. Os faróis trazem ainda luzes diurnas em leds. A tela, na verdade, se assemelha ao desenho de um tablet e está mais alta em relação ao campo de visão do motorista. 

Visualmente, a frente ganha uma grade maior e mais alta, assim como um para-choque esculpido e conjunto ótico renovado. Atrás, o para-choque está mais proeminente e próximo à linha externa do estepe. Por dentro, quase tudo passou por alterações. Bancos, painel, volante e console são novos, assim como o painel de informações, que tem agora uma pequena tela em TFT entre o velocímetro e o conta-giros. 

Ponto a ponto

Desempenho – O novo motor 1.5 litro de três cilindros move com eficiência o EcoSport Freestyle. Seus 130/137 cv, com gasolina/etanol, são mais que suficientes para garantir vigor em trajeto rodoviário e o torque de 15,6/16,2 kgfm com os mesmos combustíveis, apesar de só aparecer mesmo em 4.500 rpm, dá boa agilidade ao SUV compacto nos trechos urbanos e também em retomadas e ultrapassagens. Principalmente quando se adota a posição “S” do câmbio automático de seis velocidades, que eleva os giros do propulsor. Nota 8.

Estabilidade – O EcoSport se mostra bem neutro nas curvas, mas isso já acontecia antes da reestilização promovida. As rolagens de carroceria são praticamente imperceptíveis. Ajuda o fato de não se tratar de um utilitário esportivo muito alto – são 1,67 metro. A direção mantém boa firmeza em velocidades altas e dispositivos de segurança, como controles eletrônicos de tração e estabilidade, estão no pacote da versão testada. Nota 8.

Ford EcoSport Freestyle 1.5 Automático

Interatividade – A direção elétrica é muito leve em manobras de estacionamento e o ar-condicionado é digital e automático. Há sensor de monitoramento de pressão dos pneus e o quadro de instrumentos, apesar de simples, é funcional e objetivo. O sistema de entretenimento se destaca na questão da conectividade, com CarPlay e Android Auto, além de GPS, controles de som no volante e tela de oito polegadas. Trocas manuais de marcha podem ser feitas por aletas atrás do volante e o controle de velocidade de cruzeiro facilita a vida do motorista. Nota 8.

Consumo – O InMetro avaliou o Ford EcoSport 1.5 automático e aferiu médias de 7,1/8,9 km/l com etanol na cidade/estrada e 10,4/12,8 km/l com gasolina, nas mesmas condições. O resultado rendeu nota A na categoria e B na geral, com 1,93 MJ/km de consumo energético. Nota 8.

Ford EcoSport Freestyle 1.5 Automático

Conforto – A suspensão do EcoSport privilegia a estabilidade, mas não chega a comprometer tanto o conforto dos passageiros. A maioria dos desníveis das ruas brasileiras é absorvida com eficiência. O espaço interno é condizente com o segmento de SUVs compactos e os bancos recebem muito bem seus ocupantes. Nota 7.

Tecnologia – A plataforma do EcoSport é derivada da que é utilizada no Fiesta. Mesmo com as adaptações para um modelo maior, mantém a boa rigidez. O motor é novo, alinhado à proposta de downsizing, com apenas três cilindros. A transmissão é automática – a automatizada de dupla embreagem, utilizada anteriormente, saiu de cena no EcoSport – e a lista de equipamentos inclui um sistema multimídia bem completo – até acessa internet via wi-fi – e controles eletrônicos de estabilidade e tração, além de sistema anticapotamento. Nota 8.

Ford EcoSport Freestyle 1.5 Automático

Habitabilidade – Os utilitários esportivos compactos costumam ser mais altos e indicados para uso familiar, ou seja, já é de se esperar que entrar e sair do veículo seja mais fácil que em um hatch ou sedã e que o espaço interno seja apropriado para levar pelo menos quatro ocupantes sem apertos. O porta-malas, no entanto, decepciona um pouco. Apesar de o estepe ficar do lado de fora, dentro do compartimento só cabem 362 litros. Ou seja, é pouco mais que o que se carrega em um hatch compacto. No interior, há um total de 20 nichos, incluindo porta-copos, porta-garrafas, bolsa nas costas do encosto, etc. Nota 7.

Acabamento – Bancos, painel, volante e console foram totalmente reformulados e o tablier ganhou uma cobertura suave ao toque. Há muitos plásticos rígidos espalhados pelo interior ainda, mas todos de qualidade aparentemente superior. Não há luxos, mas não decepciona. Nota 7.

Ford EcoSport Freestyle 1.5 Automático

Design – Antes dessa proliferação de SUVs compacto, a nova geração do EcoSport já veio com um visual moderno e limpo em 2012. Agora, as mudanças são sutis, até porque o desenho não é um grande problema para o utilitário. A grade cresceu e está mais alta, o para-choque foi mexido e o conjunto ótico dianteiro, redesenhado. Na traseira, o para-choque está mais proeminente e próximo à linha externa do estepe. O fato do estepe ficar exposto é esteticamente controverso – há quem goste e há quem ache horrível –, além de ser um atrativo para os ladrões. Nota 8.

Custo/benefício – O EcoSport Freestyle 1.5 AT é vendido por R$ R$ 86.490, mas traz motor renovado e econômico, boa transmissão e lista de itens de série interessante tanto no que diz respeito à tecnologia quanto segurança. Na categoria em que atua, não faltam concorrentes nesta faixa de potência e com equipamentos semelhantes. A Ford tem a seu favor a tradição do modelo no segmento, tendo sido o líder de vendas nele durante anos no Brasil. Para tudo que oferece e pelo fato de ter sido reestilizado há apenas dois meses, se mostra uma opção interessante. Mas há um porém: adicionando apenas cerca de 10% a mais nessa conta, leva-se para a garagem um EcoSport Titanium, o topo da gama, com motor 2.0 de 176 cv, chave presencial, sistema de monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, teto solar elétrico e rodas de liga leve de 17 polegadas – as do Freestyle têm 16 polegadas. Um acréscimo pequeno perto das diferenças entre as configurações. Nota 7.

Total – O Ford EcoSport Freestyle 1.5 AT somou 76 pontos em 100 possíveis.

Impressões ao dirigir

Além das aparências

Exceto pela cor azul chamativa da unidade testada, o Ford EcoSport Freestyle não mudou muito externamente, a ponto de destoar tanto da linha que era vendida até julho último. Por dentro, no entanto, parece outro carro. Alterações que afetam diretamente a relação entre o SUV e seu condutor. Desde o motor aos comandos, praticamente tudo evoluiu. A começar pelo sistema multimídia, que antes era um tanto ultrapassado e limitado.

Ford EcoSport Freestyle 1.5 Automático

A central de entretenimento tem tela colorida de oito polegadas, GPS, Android Auto e Apple CarPlay. É capaz, inclusive, de acessar a internet via wi-fi. A resolução é boa, o que melhora inclusive as manobras traseiras, em função da câmara de ré, de série na configuração. A ergonomia também melhorou, com bancos e volante mais agradáveis. Todos os comandos são acessados facilmente e bastam alguns minutos para se familiarizar com suas funcionalidades.

Ford EcoSport Freestyle 1.5 Automático

O novo motor 1.5 de três cilindros e 137 cv máximos de potência é extremamente silencioso. Seu entrosamento com o câmbio de seis velocidades é bom, mas há aletas atrás do volante para trocas manuais – indicadas principalmente em momentos reduções de marchas para ultrapassagens e retomadas. E mesmo em velocidades superiores o SUV se mantém em equilíbrio. As rolagens de carroceria são tão sutis que nem parecem existir. 

Ficha técnica

Ford EcoSport Freestyle 1.5 Automático

MotorGasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.497 cm³, três cilindros em linha, comando simples no cabeçote com tempo de abertura de válvulas variável. Injeção e acelerador eletrônicos
TransmissãoCâmbio automático de seis marchas à frente e uma a ré com tração dianteira. Oferece controle eletrônico de tração
Potência máxima130/137 cv com gasolina e etanol a 4.500 rpm
Torque máximo15,6/16,2 kgfm a 4.500 rpm
Diâmetro e curso84 mm X 90 mm. 
Taxa de compressão12,0:1
SuspensãoDianteira independente do tipo McPherson, com braços inferiores, barra estabilizadora e molas com compensação de carga lateral. Traseira semi-independente com eixo de torção, amortecedores hidráulicos pressurizados com molas helicoidais. Oferece controle eletrônico de estabilidade e sistema anticapotamento
Pneus205/60 R16
FreiosDiscos ventilados na frente, tambores atrás e ABS de série com assistente de partida em rampa
CarroceriaUtilitário esportivo em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,23 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,67 m de altura e 2,52 m de distância entre-eixos. Airbags frontais, laterais, de cortina e de joelhos para motorista de série
Peso1.272 kg
Capacidade do porta-malas362 litros
Tanque de combustível52 litros
ProduçãoCamaçari, Bahia
Itens de sériePaddle shifts nos volantes para trocas manuais de marchas, piloto automático, central multimídia com tela de 8 polegadas com Bluetooth, duas entradas USB, GPS, câmara de ré, Apple CarPlay e Android Auto, controles de áudio no volante, painel de instrumentos com tela de 4,2 polegadas e colorida, sete airbags, sensor de monitoramento de pressão dos pneus, luzes diurnas em leds, sistema anticapotamento, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, direção elétrica, ar-condicionado automático e digital, retrovisores externos com luzes de setas integradas, vidros elétricos, volante revestido em couro, bancos em couro e tecido e rodas de liga leve de 16 polegadas. 
PreçosR$ 86.490

Ford EcoSport Freestyle 1.5 Automático

Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Isabel Almeida/CZN